terça-feira, 10 de junho de 2014

Morre Marcello Alencar, ex-governador do Rio de Janeiro

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, de 88 anos, morreu na madrugada desta terça-feira, 10 de junho. Segundo informações do presidente do PSDB de Nova Iguaçu, Maurílio Manteiga, Alencar morreu em casa, por volta das 4h30, por complicações de saúde causadas por três acidentes vasculares cerebrais (AVC). Ele morava em São Conrado, na Zona Sul carioca. 
Alencar foi advogado de presos políticos e está entre os oito parlamentares que perderam o mandato entre 1966 e 1969, após o AI5 (Ato Inconstitucional n° 5), que suspendeu garantias constitucionais durante a ditadura militar. Em cerimônias em 2012, ele recebeu simbolicamente o mandato de volta no Senado e na Câmara dos Deputados. 
O político governou o Rio de 1995 a 1999. Durante esse período, inaugurou a Via Light, que liga a capital ao município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Seu governo também ampliou o sistema de Metrô, com estações da Linha 2 até a Pavuna, e privatizou empresas estatais, como o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj).
Na sessão legislativa desta terça-feira, vereadores da Câmara Municipal Nova Iguaçu fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória do ex-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário