sexta-feira, 27 de junho de 2014

Comissão de Educação propõe nomes de Mandela, João Goulart, Anísio Teixeira, Emílio Araújo e Sylvio Coelho para escolas de Nova Iguaçu

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, decidiu apresentar um projeto de Indicação Legislativa ao Executivo Municipal, para que as escolas que estão sendo construídas e serão inauguradas recebam o nome de personalidades importantes para a história mundial, do Brasil, de Nova Iguaçu e da educação. Os nomes escolhidos foram de Nelson Mandela, Presidente João Goulart, Professor Anísio Teixeira, Professor Emílio Araújo e do empresário Sylvio Coelho.

Abaixo, uma sinopse da história de cada um:

Nelson Mandela: foi um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul).  Mandela tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul e ficou preso durante 26 anos. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo. Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. Faleceu em 05 de dezembro de 2013 na cidade de Johannesburgo. 

Presidente João Goulartconhecido popularmente como “Jango”, foi um político brasileiro e o 24º presidente da República Federativa do Brasil. Entrou para a política em 1945, a convite do presidente Getúlio Vargas, e integrou o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Em 1947 foi eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 1950, Jango foi eleito deputado federal. Em 1953, foi nomeado, por Getúlio Vargas, para ser o Ministro de Trabalho. Em 1955, foi eleito vice-presidente de JK. Em 1960 foi eleito novamente vice-presidente, agora de Jânio Quadros. Em 1961, após a renúncia de Jânio, foi empossado presidente da República. Governou até 31 de março de 1964, quando foi deposto pelo Golpe Militar que deu início a 21 anos de ditadura no Brasil. João Goulart nasceu na cidade gaúcha de São Borja em 1º de março de 1919 e faleceu na cidade argentina de Mercedes em 6 de dezembro de 1976.

Professor Emílio Araújoprofessor da rede estadual e ex-diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) e também do núcleo municipal do sindicato em Nova Iguaçu. Emílio pautou sua vida como profissional da educação e militante histórico do Sindicato pela luta em defesa da escola pública e do ensino de qualidade desde os anos 80. Ativista e militante político, foi candidato a vereador e a  prefeito em Nova Iguaçu. Emílio faleceu no dia 03 de outubro de 2013.

Sylvio Coelhonasceu no Rio de Janeiro, em 27 de Julho de 1918 e faleceu em 22 de Janeiro de 2014. Empresário, Sylvio Coelho assumiu o controle das Indústrias Granfino em 1963 e se notabilizou como um grande atacadista de cereais. Aos 95 anos ainda continuava como Presidente do Conselho de Administração das Indústrias Granfino S.A., em Nova Iguaçu, trabalhando de segunda a sexta-feira. Mantinha professores na fábrica para reforço escolar dos funcionários. Foi um dos fundadores da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada Fluminense Área I e permaneceu como conselheiro durante 32 anos. Foi também dirigente de várias entidades empresariais, como presidente, por várias gestões, da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu, secretário e presidente do Rotary Club de Nova Iguaçu.

Anísio Teixeira: foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manisfesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Na ideia de educação para todos, expressa por Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil, importante até hoje.

O Projeto de Indicação Legislativa nº 057/2014, de autoria da Comissão de Educação e Cultura, foi aprovado pelo plenário da Câmara e encaminhado ao prefeito Nelson Bornier (PMDB) para conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário