quinta-feira, 1 de maio de 2014

Juventude prestigia debate sobre os 55 anos da Revolução Cubana realizado na sede do PT iguaçuano

Mais um debate, mais uma noite memorável na sede do PT em Nova Iguaçu. O segundo encontro do projeto Roda de Conversas ocorrido na noite de ontem (30/04), abordou o tema OS 55 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA, contando a história do movimento liderado por Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos que depôs o ditador Fulgêncio Batista em 1959 e se tornou o primeiro governo marxista do continente americano. 

Apesar do  impiedoso, condenável e criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto ao país comunista pelos Estados Unidos, impedindo que produtos básicos cheguem à Ilha, Cuba conseguiu erradicar o analfabetismo, sendo também uma das maiores referências na área da saúde. O bloqueio está em vigor desde 1962, tornando-se um dos mais duradouros embargos econômicos na história contemporânea.

A participação de filiados, simpatizantes e convidados tem sido sempre muito boa. Vários estudantes vieram prestigiar o evento, entre eles um grupo de alunos do CIEP 075 Jardim Cabuçu que ficaram antenados à explanação do professor de história da UERJ Oswaldo Munteal e ao documentário exibido com os relatos históricos. Registra-se também a presença do padre Edmilson Figueiredo, da Paróquia São José Operário.

Além do debate, teve música cubana: Buena Vista Social Club, Compay Segundo e Nuevo Caribe. Agradecemos e parabenizamos todos os participantes. Afinal, como disse Che Guevara: 'O conhecimento nos faz responsáveis'. O próximo Roda de Conversas será no dia 28/05 (quarta-feira), às 19h, com o tema: João do Vale - O Poeta do Povo, Muita Gente Desconhece

Veja algumas imagens do encontro:










Nenhum comentário:

Postar um comentário