domingo, 18 de maio de 2014

Ano Municipal João do Vale: Coronel Antonio Bento e Bené Nunes

Quem não conhece a história do coronel Antonio Bento que dispensou os sanfoneiros e convidou o Bené Nunes para tocar no casamento de sua filha Juliana?

Nessa formidável música, imortalizada na voz de Tim Maia, João do Vale, o autor, homenageia outro músico: Bené Nunes. Mas vocês sabem quem foi Bené Nunes?

Benedito Francisco José da Penha Nunes, ou Bené Nunes é esse simpático senhor na foto ao lado.


Benedito Francisco José da Penha Nunes, ou Bené Nunes é esse simpático senhor na foto ao lado.

Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (clique aqui para acessar o portal) Bené Nunes nasceu em 1920 e foi um dos pianista de maior sucesso na década de 1950. Foi o pianista preferido do presidente Juscelino Kubistchek, tendo, em seu governo, animado bailes e saraus do Palácio do Catete. Em 1954, atuou em "Malandros em Quarta Dimensão", filme dirigido por Luiz de Barros e que contou ainda com as participações de Grande Otelo e nos números musicais com Blecaute, Bob Nélson, Dick Farney, Nora Ney e Francisco Carlos. Em 1955, atuou no filme "Guerra ao Samba", com direção de Carlos Manga.

Ele e sua esposa, Dulce, foram dos primeiros grandes anfitriões do movimento da Bossa Nova, sempre abrindo as portas de seu amplo apartamento para as reuniões dos jovens Bossa Nova. Em dezembro de 1959, reuniu em seu apartamento na Gávea, bairro carioca, os grandes nomes da Bossa Nova, para que a revista "O Cruzeiro" fizesse uma grande reportagem sobre o movimento. A reunião rendeu uma matéria de 10 páginas, com fotos de João Gilberto, Luís Bonfá, Ronaldo Bôscoli, Tom Jobim, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Roberto Menescal, Sylvinha Telles, Luizinho Eça, Oscar Castro Neves, Alayde Costa, Luís Carlos Vinhas, Nana Caymmi, Ary Barroso, que apareceu para dar seu apoio, além de muitos outros artistas. Na primeira metade da década de 1960, dirigiu um dos mais requisitados conjuntos dançantes do Rio de Janeiro. Gravou pela Continental o LP "Bené Nunes e seu piano" e pela Odeon o LP "Telefone para 27-9696", seus discos mais.

A partir da década de 1980, passou a fazer "shows" esporadicamente e sua última apresentação foi em 1984, na Sala Cecília Meirelles, ao lado da pianista Laís de Sousa Brasil. Em 2000, teve sua polca "Pedalando", na voz de Adelaide Chiozzo relançada em CD pelo selo Revivendo.

Bené Nunes faleceu em 7 de junho de 1997, aos 77 anos.


Abaixo João do Vale canta a famosa canção. Bom domingo para todas e todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário