terça-feira, 15 de abril de 2014

Nova Iguaçu é a quarta cidade do estado que mais atrai estrangeiros, diz ranking do site Hoteis.com

Rio - Nova Iguaçu é a 18ª cidade que mais hospeda turistas estrangeiros do país e a quarta do estado. Relatório Hotel Price Index (HPI), elaborado anualmente pelo site de reservas de hospedagem Hoteis.com, mostra que o município é uma das novidades no ranking das 20 mais visitadas, que tem o Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu, no Paraná, como os principais destinos. Ipojuca (Pernambuco), em 17º lugar, Praia do Forte (Bahia), em 19º, e Ilha Grande (Rio) em 20º, também aparecem pela primeira vez na lista das 20 cidades que mais atraíram os gringos em 2013.


A procura tem sido tanta que para a Copa do Mundo, só daqui a 82 dias, a rede hoteleira já registra 50% de ocupação. De acordo com gerentes de hotéis da cidade, o preço alto das diárias no Rio é um dos motivos que fazem turistas optarem por se hospedar em Nova Iguaçu, a cerca de 49 quilômetros de Copacabana e a 45, da Barra da Tijuca.
Outro ponto positivo é a distância dos hotéis da Rodovia Presidente Dutra (5 Km) e do Aeroporto Internacional (33). “Muitos aproveitam para conhecer a Reserva de Tinguá”, revelou o gerente do Mont Blanc Apart Hotel, Rômulo Almeida. Ele garante que o preço da diária, atualmente de R$ 268 (casal), será o mesmo na Copa.

Na cidade, há pelo menos sete hotéis — quatro deles de luxo, que oferecem 569 apartamentos. No Mont Blanc Apart Hotel, construído há 10 anos no Centro, por exemplo, a taxa de ocupação é de 100% durante a semana. No hotel, na Rua Doutor Mário Guimarães, há 96 suítes, sendo que 75 são para hóspedes. No Mercure, que fica na mesma rua, são 250 flats.

Trânsito preocupa
Diretor do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Nova Iguaçu, Paulo Cesar Fernandes confirma a boa fase vivida pela cidade na área. Ele disse, no entanto, que, se houvesse mais incentivo, a oferta de hotelaria seria ainda maior. “Mesmo sem investimento, nos últimos cinco anos o sindicato contabilizou aumento de 40% no número de quartos,” destaca Paulo Cesar.
O trânsito ruim na cidade preocupa. O taxista Sílvio Fraga, 40, transporta pelo menos três turistas por dia. Segundo ele, se o trânsito fosse melhor, o tempo das viagens seria menor e conseguiria mais clientes. “Minha renda melhoraria bastante”, diz o profissional.

Profissionais brasileiros
Morador de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o técnico em informática José Carlos Pacheco, 27, trabalhou três dias em Japeri e ficou hospedado em Nova Iguaçu. Ele aproveitou a oportunidade para conhecer os restaurantes da cidade. “Gostei das pizzarias e bares”, conta.
Os engenheiros Paulo Bragança, 36, e Flávio Viana, 43 , de Vitória, no Espírito Santo, prestam serviços em Queimados e ficam em Nova Iguaçu uma vez por semana. “Há opções de hotéis para todos os gostos e preços”, diz Bragança.

Fonte: Jornal O Dia - Baixada de 22/03/2014
Reportagem de Diego Valdevino e Vanessa Assenoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário