terça-feira, 1 de abril de 2014

Há 50 anos atrás o Brasil acordou no terror. Começava a Ditadura!

Na madrugada de 1 de abril de 1964, uma quarta-feira, militares e lideranças políticas iniciaram um golpe que depôs o presidente João Goulart, democraticamente eleito em 1960.

A democracia brasileira morria aos 18 anos.  A partir daí foram 21 anos de terror, prisões, torturas, mortes, corrupção.

Precisamos lembrar esse período e analisar o que dele ainda resta na sociedade brasileira. Atualmente o Brasil vive o maior período democrático de sua história. São 28 anos.


Selecionamos então três vídeos interessantes para ajudar nas nossas reflexões:

Ser Tão Cinzento
Curta dirigido por Henrique Dantas que recria a memória do filme Manhã Cinzenta, do cineasta baiano Olney São Paulo, que foi perseguindo e torturado pelos militares por conta do discurso libertário de sua obra. O curta traz depoimentos e usa as imagens originais do filme de Olney para narrar as atrocidades cometidas durante a ditadura militar.


Cartas da Mãe
Dirigido por Fernando Kinas e Marina Willer, uma crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe, Doma Maria.


Ditadura Militar as perseguições aos movimentos sociais
Padre Agostinho Pretto, que em 1964 era Assistente Latinoamericano da JOC (Juventude Operária Católica), fala sobre a perseguição aos militantes da JOC.











Nenhum comentário:

Postar um comentário