quarta-feira, 12 de março de 2014

Mulheres em alta na América do Sul. Dilma participa da posse da presidenta Michelle Bachelet no Chile

Mulheres no poder: Cristina Kirchner, Michelle Bachelet e Dilma Rousseff
A socialista Michelle Bachelet assumiu ontem (11/03), o segundo mandato como presidenta do Chile. Durante a cerimônia, Isabel Allende, filha do falecido presidente Salvador Allende, que assumiu a presidência do Senado, empossou Bachelet, colocando-lhe a faixa presidencial.

É a primeira vez que o Chile tem duas mulheres chefiando o Executivo e a Câmara Alta. Bachelet recebeu de seu antecessor, Sebastián Piñera, a estrela de cinco pontas que simboliza o poder presidencial no Chile.

Salvador Allende, pai da socialista Isabel, foi, além de presidente da República, presidente do Senado, de 1966 a 1969. Ele foi deposto e morto em setembro de 1973, em golpe de Estado chefiado pelo general Augusto Pinochet e apoiado pelos Estados Unidos, que assumiu o poder e permaneceu na chefia do governo até 1990, quando foi substituído por Patricio Aylwin. O pai de Michelle Bachelet, Alberto Bachelet, era oficial da Força Aérea e morreu meses depois do golpe de Estado, depois de ter sido interrogado e torturado pelos próprios companheiros de armas.

A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia juntamente com chefes de Estado e de Governo de diversos países, entre os quais a presidenta da  da Argentina Cristina Kirchner,  e o presidente do Equador, Rafael Correa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário