domingo, 9 de fevereiro de 2014

Ferreirinha dá um 'rolezinho' no Banco de Sangue do Hospital da Posse e convida amigos a fazerem doação

"Doar sangue, é doar vida", diz a frase estampada na recepção do Banco de Sangue do Hospital da Posse, mantido em parceira com o Hemorio. O Posto tem capacidade para atender de 40 a 50 pessoas por dia, mas até às 10h de sexta-feira (07/02), apenas seis pessoas haviam comparecido para fazer doação.

Ferreirinha faz sua doação
Sensibilizado com a situação e preocupado com a baixa de frequência de doadores, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) compareceu voluntariamente na última a sexta-feira para fazer sua doação. Ele estava acompanhado do amigo e conselheiro tutelar Cosme Sígolis, que também doou. Em campanha para aumentar o número de doadores, vários amigos atenderam ao convite de Ferreirinha e na próxima quarta-feira (12/02) estarão comparecendo ao Hospital para doação.

Se você também quiser fazer sua doação, saiba as condições:

- Estar bem de saúde. Ter entre 18 e 65 anos. Pesar mais de 50 quilos. Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Não estar grávida e nem amamentando. Não é necessário estar em jejum. É importante não ter ingerido alimentos gordurosos como frituras em geral, ovos, manteiga, iogurte e queijo. É necessário apresentar documento de identidade com foto ou carteira de trabalho.

- Homens podem fazer doação 4 (quatro) vezes por ano e mulher 3 (três) vezes.

- Importante: Todo material usado pelo Banco de Sangue é descartável. Seu organismo recupera em poucas horas o volume de sangue que você doou. O máximo é 460 ml.

- O Posto entrega atestado médico, que dá direito a um dia de afastamento do trabalho ao doador.

- Num prazo de 15 dias o doador recebe certificado de doação com o resultado dos seguintes exames: Testes para Hepatite B (anti-HBc, e HBsAg e NAT HBV);  Hepatite C (anti-HCV e NAT HCV); Doença de Chagas (ELISA); Sífilis (ELISA); AIDS (anti-HIV 1/2 e NAT HIV); HTLV I/II (ELISA; Determinação do tipo sangüíneo ABO e Rh e Pesquisa de anticorpos irregulares.

O Banco de Sangue do Hospital da Posse funciona de segunda à sexta-feira, das 7:30h às 12:30h. O endereço é Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953 - Posse - Nova Iguaçu. Informações pelo telefone 3779-9900, ramais 117 e 199. 

Enfermeiras atendem com presteza e dedicação
Cosminho também fez a sua parte: doou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário