domingo, 12 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia a nomeação de Dom Orani Tempesta como novo Cardeal

O papa Francisco anunciou neste domingo (12/01), durante oração do Angelus, no Vaticano, a nomeação de 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. A cerimônia oficial de nomeação está prevista para 22 de fevereiro.
"Eu sei que é uma graça e uma grande responsabilidade", disse Dom Orani, após receber a notícia.
Além do brasileiro Dom Orani, serão nomeados outros quatro cardeais da América Latina: Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina); Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago (Chile); Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti); e Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).
Foram nomeados também quatro italianos, um alemão, um britânico, um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).
Cardeais são geralmente bispos de importantes dioceses do mundo. Mas também padres ou diáconos podem ser cardeais. São escolhidos pessoalmente pelo Papa, como representantes da Igreja em todo o mundo, para formarem o Colégio dos Cardeais. São responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé, na coordenação dos diversos Dicastérios (uma espécie de ministério do Vaticano) que compõem o serviço da Santa Sé em favor da comunhão em toda a Igreja e da justiça para com os pobres do mundo todo. São também os responsáveis pela eleição do novo Papa enquanto não completarem 80 anos. A reunião dos Cardeais se chama Consistório e acontece quando o Papa a convoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário