terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Fim das férias escolares. A grande maioria das escolas voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro. Veja algumas recomendações.

Fim de janeiro é época de dar adeus às férias — e à rotina sem horários para dormir, acordar, fazer as refeições... Para crianças e adolescentes, a volta às aulas, sobretudo no início do ano, vem com sabor de recomeço, que nem sempre é fácil. Como se reorganizar a rotina não fosse o bastante, alguns alunos precisam enfrentar outro fator complicador: a mudança de escola. Segundo especialistas, seja qual for o caso, o segredo da adaptação está no planejamento e no diálogo.
— O entendimento sobre a mudança depende de como o adulto transmite essa ideia à criança. É preciso conversar, acolher e mostrar todos os pontos positivos em relação ao que virá de novidade — aconselha a pedagoga Anita Adas, mestre em educação escolar e coordenadora pedagógica do Ético Sistema de Ensino, lembrando que sempre se deve expor os motivos reais que levaram à escolha de uma nova escola.
Em geral, crianças costumam se adaptar mais facilmente do que adolescentes quando passam a estudar em outra instituição de ensino. Isso ocorre porque os mais velhos costumam deixar para trás, junto com a escola velha, grupos de amigos que são fundamentais para a construção da identidade e da autonomia nesta fase da vida.
Leia  abaixo, algumas recomendações do Guia para os Pais:
Fonte: Jornal Exta - Por Camilla Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário