quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Economizar água é necessário. Confira pequenas dicas de como economizar água neste verão

1) Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro. 

2) Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento. 

3) Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar 4 litros de água a cada vez que fizer isso. 

4) Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto. 

5) Se tiver a opção, use a meia descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você poderá economizar 8 litros por descarga.

6) Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem. 

7) Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros. 

8) Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você
pode economizar até 15 litros por minuto.

9) Lave frutas e verduras numa bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez. 


10) Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se usar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem. 

11) Para limpar entradas, caminhos e calçadas, use a vassoura em vez da mangueira.

12) Reduza gradualmente a frequência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas.

13) Não regue o jardim nos períodos mais quentes do dia; faça-o de manhã cedo ou à noite.

Fonte: Salve o Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário