sábado, 31 de agosto de 2013

É hoje a noite. Família Acris Soul no Grande Encontro de Bandas, a partir das 18h, na Assembléia de Deus Central da Palhada. Vale a pena conferir, galera!

A Família Acris Soul é uma banda formada na década de 90, com talentosos músicos de Nova Iguaçu. Sua atual formação é a seguinte:  Pr. Ivan Vaz, Tiago Vaz, Pr. Samuel Evangelista, Dyogo Santos e Jay Rafer; com base no World Music.


Vem aí o 2º Sarau V de Nova Iguaçu. Será na próxima sexta-feira, dia 06/09, a partir das 19h. Vale conferir.


Depois da primeira experiência do Sarau V no mês passado, Nova Iguaçu terá a segunda edição do evento no próximo dia 06 de setembro, sexta-feira, a partir das 19h na Praça dos Direitos Humanos, esquina da Via Light com Rua Dom Walmor, no centro de Nova Iguaçu.

Organizado pelos jovens Gabriel Ferrão e Janaína Tavares, o Sarau V é um encontro de pessoas, música, poesia e performances, onde participantes tem toda a liberdade de cantar, recitar, falar, ouvir, expressar-se com corpo, mente e alma. Vale lembrar que o encontro é inspirado no Sarau Bem Black de Salvador, do mestre Nelson Maca, que em seus eventos presta homenagem a ícones da música negra mundial como Bob Marley (Jamaica), James Brown (EUA), Fela Kuti (Nigéria) e Tim Maia (Brasil), além do astro pop Michael Jackson, e também na vivência do Sarau Apafunk, de Mano Teko e Cia. da Cinelândia no Rio, que junta Funk e Poesia.

O primeiro encontro foi muito bom e este segundo será melhor ainda. Você está convidado. Apareça por lá.

Futebol: América e Cabofriense jogam neste sábado, às 15 h em Edson Passos, pelo triangular final da Série B do Campeonato Estadual

O América entra em campo neste sábado, às 15h, para enfrentar a Cabofriense, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, pela terceira rodada do Triangular Final da Série B do Carioca 2013. A partida é decisiva para o Mecão, pois uma derrota tira as chances do clube de conseguir o acesso para a elite do futebol do Carioca do próximo ano. Para motivar a torcida a comparecer ao estádio, os ingressos custarão 5 e 10 reais.

O triangular final, que decide uma vaga para a Série A do Carioca no ano que vem está  sendo disputada por América, Bonsucesso e Cabofriense. Em duas partidas já realizada o América soma apenas 1 ponto, contra 3 da Cabofriense e 5 do Bonsucesso. No jogo deste sábado, só uma vitória mantém o Mecão no páreo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nesta sexta, 20h, show do Trio An Passant no Zapp Irish Pub em Nova Iguaçu

Galera, uma boa dica para esta sexta-feira a noite é curtir show do Trio An Passant no Bar Zapp Irish Pub, em Nova Iguaçu. O grupo formado pelos músicos Cauê Nardi, Guto Oliveira e Diego Ratto vai tocar o melhor do pop-rock, num ambiente de muito alto astral e gente bonita. Vale a pena conferir. 

O Zapp fica na Rua Coronel Francisco Soares, 680 - Centro, Nova Iguaçu. As reservas poderão ser feitas pelo telefone 3584-5084 (com o Humberto).  O show do An Passant começa às 23h. Quem já foi recomenda: "Som de qualidade, ambiente agradável e muita diversão", comenta Adriana Barreto ao confirmar presença no show de hoje a noite.


Semana da Pátria em Nova Iguaçu. Comemoração da Independência do Brasil. Calendário dos Desfiles Cívicos

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.

Os desfiles cívicos de várias escolas municipais, estaduais e particulares, acontecem a partir se segunda-feira (02/09), encerrando-se no dia sábado (07/09), celebrando a Independência do Brasil.

Veja o calendário dos desfiles da Semana da Pátria em Nova Iguaçu

- Dia 02/09 - (segunda-feira) - Abertura 
Manhã: Vila Olímpica - Rua Luiz de Lima s/nº . Início: 8h.
Tarde: Miguel Couto - Rua Professora Marli Pereira Carvalho. Início: 14h.

- Dia 03/09 - (terça-feira) - Em Km 32 e Cabuçu
Manhã: Praça do Km 32. Início: 08h.
Tarde:: Cabuçu - Rua Severino Pereira da Silva. Início: 14h

- Dia 04/09 (quarta-feira) - Em Vila de Cava e Tinguá
Manhã: Vila de Cava - Rua Maria Custódia. Início: 8h
Tarde::  Praça de Tinguá. Início: 14h.

- Dia 05/09 (quinta-feira) - Em Comendador Soares e Austin
Manhã: Comendador Soares - Rua Tomás Fonseca. Início: 8h
Tarde:: Austin - Rua Felipe Salomão. Início: 14h

- Dia 06/09 (sexta-feira) - Na Posse e Rancho Novo
Manhã: Posse - Rua Gama. Início: 8h
Tarde:: Rancho Novo - Rua Luiz Sobral. Início: 14h

- Dia 07/09 (sábado/feriado) - no Centro de Nova Iguaçu
Local: Avenida Marechal Floriano. Início: 8h

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ferreirinha prestigia aniversário de 10 anos da Pastoral dos Idosos da Comunidade de Santa Luzia, em Vila Nova

A Pastoral dos Idosos da Igreja Católica de Santa Luzia no bairro Vila Nova, em Nova Iguaçu, completou de 10 anos de fundação. Para comemorar a data, uma bonita e emocionante missa foi celebrada na tarde desta quinta-feira (29/08) pelo padre Edmilson Figueiredo, da Paróquia São José Operário. O padre Geraldo Lima, que atuou por muito tempo na região, também participou da celebração.

Quem também prestigiou o evento e foi levar seu abraço aos integrantes da Pastoral foi o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, que parabenizou todos os idosos, agradecendo a Deus pela vida de cada um deles, e citou frases de Dom Helder Câmara e do Padre Agostinho Pretto, e também um versículo da Bíblia. Ao final, foi cantado um animado parabéns e servido um delicioso bolo.

Veja algumas imagens do evento.







Começam os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu - JOENI. Cerca de 4 mil alunos vão participar das competições.

Alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de Nova Iguaçu se reuniram nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, para a abertura dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni). Cerca de 70 unidades de ensino, totalizando quatro mil alunos, se enfrentarão até novembro nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futsal, handebol, natação, judô e tênis de mesa nas categorias sub 11, 14 e 17.

A solenidade de abertura foi realizada na quadra do Sesc de Nova Iguaçu e contou com a presença dos secretários de Esporte e Lazer e Governo, Adriano Santos e Thiago Portela, respectivamente. Entre os momentos mais marcantes da cerimônia, se destacaram o juramento do atleta, feito por Luana Santos, aluna da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto, localizada no bairro Califórnia, e em seguida quando o atleta iguaçuano Carlos André Cabral, eleito o melhor jogador de basquete nos Jogos da Baixada, acendeu a pira olímpica.

Nota: Lamenta-se que nenhum representante da Câmara Municipal tenha estado presente em tão importante evento. Mas não por culpa dos parlamentares. Registra-se que nenhum comunicado ou convite chegou até a Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Ferreirinha (PT), bem como a Comissão de Esporte, Turismo e Lazer, que tem como titular o vereador Luisinho (PCdoB).

Foto 1:Estudantes presentes a solenidade na Quadra do Sesc Nova Iguaçu













Foto 2: Comissão de Educação: Flavinho, Ferreirinha e Juninho do Pneu

Acontece hoje a noite, a partir das 19h, o Encontro de Poetas & Afins em Nova Iguaçu. Vale a pena conferir.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Todo apoio ao Programa Mais Médicos para o Brasil

Um bem-vindo aos médicos e médicas que aceitaram a missão de ir para os lugares mais longínquos, mais distantes, mais carentes, mais desassistidos, cuidar de nossa gente, dos nossos irmãos e irmãs. Vocês merecem nosso carinho, admiração e apoio. Mais que uma profissão, ser médico é uma vocação. Obrigado!


O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Fórum Grita Baixada discute soluções para combater a violência na Baixada. A reunião será sexta-feira, dia 30/08.

Preocupados com o aumento da violência em Nova Iguaçu e nos demais municípios da Baixada, o Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu e o Fórum Grita Baixada está convidando todos os interessados para uma reunião com autoridades responsáveis pela segurança pública na Baixada, juntamente com as lideranças de organizações comunitárias da região. O encontro, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 30/08, a partir das 9h, no Centro de Formação (Cenfor), tem como finalidade encaminhar soluções para combate à violência e insegurança que atingem a população de toda a região da Baixada.

A imprensa tem noticiado o aumento da violência na Baixada. Com a instalação das UPPs no município do Rio, bandidos tem migrado para a região, onde o policiamento é precário, com efetivo bastante reduzido. Exemplo disso é o 20º BPM que atualmente conta com cerca de 600 policiais para tomar conta de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, que juntas somam quase 1 milhão e 250 mil habitantes.

O Centro de Formação - Cenfor fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 08 - Moquetá - Nova Iguaçu. Informações pelo telefone 2768-3822 (Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Câmara de Nova Iguaçu recebe estudantes no projeto 'Educar é Lei - A Escola no Legislativo Iguaçuano'


O projeto ‘Educar é Lei – A Escola no Legislativo Iguaçuano’ está de volta. Nesta quinta-feira, dia 29, 50 alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, localizada no bairro Jardim Tropical, viverão seu dia de vereador em Nova Iguaçu. Palestras, visitação e simulação de uma sessão plenária fazem parte da programação.

Os estudantes estarão acompanhados do diretor da escola, Roberto Cordeiro, e de professores de História e Geografia. “Iremos aproveitar o conhecimento adquirido com a visitação para trabalhos em sala de aula”, disse, Cordeiro.
O projeto acontece toda quinta-feira, das 9h às 11h, no plenário da Casa, Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38, Centro, Nova Iguaçu. Inscrições podem ser feitas pelos telefones 2667-4124, 2667-0011 ou 2667-1281.
Para os vereadores, não há como não aprovar esta ação. ele significa a vivência da cidadania dentro do ambiente educacional. Nosso objetivo é tornar o mais transparente possível o funcionamento do Poder Legislativo em nossa cidade – afirma o presidente da Câmara, vereador Mauricio Morais.

Parabéns. Hoje é o Dia do Psicólogo - 27 de agosto.


Vai começar a XVI Bienal do Livro no Rio - De 29 de agosto a 08 de setembro/2013, no Riocentro.


Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro, no Riocentro.
Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.
Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores nacionais e estrangeiros. Já o Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.
Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante).
A Bienal do Livro Rio ocupará três pavilhões numa área de 55 mil m² do Riocentro. Em 2011, ao longo de 11 dias, 670 mil pessoas passaram pelo evento, sendo 145 mil estudantes.
Quando: de 29/08 a 08/09/2013

Local: Pavilhões 2, 3 e 4 - Riocentro 

Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca  Rio de Janeiro
Outras informações: http://www.bienaldolivro.com.br/

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Vereadores e Miss Nova Iguaçu prestigiam Bingo Beneficente da Maria das Graças. Em breve ela estará com sua cadeira de rodas motorizada.

Foi um sucesso o bingo beneficente da Maria das Graças ocorrido no dia de ontem. O evento promovido com a ajuda de vários amigos e amigas da nossa querida Maria foi muito prestigiado, sendo mais um passo em direção a conquista de um sonho: comprar sua cadeira de rodas motorizada.

O evento contou com a presença dos vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, e também do vereador Henrique Neves (PCdoB), presidente da Comissão do Idoso da Pessoa com Deficiência. A elegante e simpática Juju Musser, coroada Miss Nova Iguaçu Global Teen 2013, também compareceu com seus  familiares para prestigiar o encontro. Muita solícita, Juju recebeu muitos pedidos de fotos.

No final, Maria agradeceu a todos as pessoas que compareceram ao evento, especialmente a equipe do Colégio das Irmãs que ajudaram na organização evento e a Comunidade Católica Cristo Libertador pela acolhida e apoio. "Em breve, com a ajuda de Deus e a colaboração de todos vocês, estarei motorizada. Me aguardem", disse com um sorriso estampado no rosto. Parabéns Maria. Deus te abençoe e proteja.



domingo, 25 de agosto de 2013

Eleições 2014: partidos e candidatos já se movimentam nos bastidores para enfrentar as urnas ano que vem.

Ano que vem tem eleição. Ainda tá muito longe. Mas a legislação eleitoral determina que o pré-candidato tem estar filiado no mínimo com um ano de antecedência. Portanto, este prazo termina no dia 04 de outubro deste ano. Em 2014 haverá eleição para deputado estadual e federal, governador, senador e presidente da República.

Em Nova Iguaçu, partidos e candidatos já andam se mexendo. O ex-vereador Tuninho da Padaria se filiou ao PCdoB e tentará uma vaga de deputado estadual. O também ex-vereador e presidente da legenda no município Fernando Cid, deverá concorrer a Câmara Federal. Rogério Lisboa que foi deputado federal pelo DEM, se filiou ao PR visando uma vaga na Alerj.

O vereador Maurício Morais (PMDB), presidente da Câmara Municipal não confirma, mas poderá ser candidato. Ainda não se sabe se a deputado estadual ou federal. O ex-vereador e atual secretário de Governo Thiago Portela (PSD) também aparece na lista dos pré-candidatos. O mesmo acontece com vereador Carlinhos Presidente (PDT), que deseja uma vaga na Alerj.

O deputado federal Walney Rocha (PTB) e os estaduais Rosângela Gomes (PRB), Xandrinho (PV) e Luiz Martins (PDT), que tiveram suas maiores votações em Nova Iguaçu e municípios da Baixada, deverão tentar a reeleição.

Para governador devemos ter as candidaturas de Lindbergh (PT), Garotinho (PR), Pezão (PMDB) e Cesar Maia (DEM).

Mas vamos aguardar os acontecimentos. Ainda é cedo. O certo é: para quem quiser batalhar com empenho e dedicar-se a missão, há muito trabalho, visto que a Baixada carece de uma liderança parlamentar que enfrente com determinação os dramas da região: segurança pública frágil, a vergonhosa falta d'água nos bairros, transporte deficiente, ausência de equipamentos culturais e de lazer, déficit habitacional e os problemas nas áreas da saúde, educação e saneamento básico (ainda temos muitas ruas com valas à céu aberto). 

Todavia, o jogo ainda não começou. É só um aquecimento. Tem muita estrada pela frente. Que Deus nos ajude e nos ilumine. A Baixada precisa acertar o passo.

Nota: Os deputados estaduais Wagner Montes (PSD) e Pedro Augusto (PMDB) tiveram expressiva votação aqui em Nova Iguaçu e na Baixada. Mas nunca soubemos de nenhum projeto para a região. Não sabemos se serão candidatos a reeleição e se virão novamente a Baixada em 2014 pedir voto. Vamos esperar pra ver.


Futebol: Nova Iguaçu encerra participação na Série D contra o Araxá/MG, neste domingo, às 15h.

O Nova Iguaçu vai encerrar neste domingo (25/08), às 15h, no Laranjão, diante do Araxá (MG), sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro. Sem chances de classificação após o empate no último fim de semana contra o Resende, a Laranja da Baixada terá em campo uma equipe repleta de jogadores que pouco vinham atuando e estavam ansiosos por uma oportunidade.

O time do Nova Iguaçu volta a jogar no próximo dia 04/09 (quarta-feira), às 15h, no Laranjão pela Copa Rio 2013. O adversário será o time do Bangu. As duas equipes foram finalistas da Copa Rio no ano passado. O Nova Iguaçu sagrou-se campeão e disputou a Série D do Brasileirão. O Bangu com a vice, disputou a Copa do Brasil.

Fonte: Fferj

sábado, 24 de agosto de 2013

É neste domingo: Maria das Graças promove Bingo Beneficente para comprar cadeira de rodas motorizada. Vamos participar minha gente!

Será neste domingo, dia 25 de agosto, a partir das 15 horas. A nossa querida amiga Maria das Graças de Oliveira (foto) estará realizando um grande bingo beneficente para conseguir a realização de um sonho: comprar uma cadeira de rodas motorizada. 

O evento será na Comunidade Católica Cristo Libertador, localizada na Rua Martins, 440 - Centro, Nova Iguaçu (próximo a Rua da Feira e a Lanchonete Frog's). O Bingo da Maria irá sortear dez prêmios, dentre eles um quadro pintado pela nossa anfitriã, que também é artista plástico.

Maria das Graças depende totalmente de cadeira de rodas adaptada, pois sua deficiência a impede de andar e uma atrofia nos braços limita quase que totalmente os movimentos. Mas essas limitações não a impede de viver com a alegria, muita fé na vida e lutar por uma cidade mais digna e com acesso para as pessoas com deficiência. 

Por isso, você está convidado a participar deste evento, que contará com a presença de várias personalidades do mundo político, religioso e artístico. Juju Musser, Miss Nova Iguaçu Global Teen 2013 já confirmou presença, bem como os vereadores Maurício Morais, Henrique Neves, Luisinho da Cerâmica e Arthur Legal. 

A Comunidade Católica Cristo Libertador fica na Rua Martins, 440 - Centro, Nova Iguaçu (próximo a Rua da Feira/Antiga Leite Vigor e Lanchonete Frog's). Aguardamos sua presença!

NOVA IGUAÇU RECEBE A PRIMEIRA ETAPA DA MEIA MARATONA FAZ UM 21 NESTE DOMINGO (25/08)

O Circuito Embratel Meia Maratona Faz um 21 deste ano terá a primeira de suas quatro etapas realizada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, neste domingo (25/08), em uma única pista da Via Light, uma das mais importantes do município. As inscrições já foram encerradas e todas as vagas, preenchidas. No dia da prova, 600 atletas devem fazer a retirada dos chips antes da largada, que ocorre às 8h21min, na altura da Vila Olímpica, na Rua Luís de Lima, 268, Centro. A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Este ano, a novidade do Circuito Embratel Meia Maratona Faz um 21 vai ser a divisão da corrida em duplas, organizadas em quatro categorias: masculina, feminina, mista e melhor idade. Desta forma, cada integrante vai correr metade dos 21 quilômetros totais. A dupla campeã será definida pelo somatório dos tempos de ambos. Os atletas das categorias masculina e feminina concorrerão a prêmios para os primeiros colocados. Participam do evento atletas que têm, no mínimo, 18 anos.

Miss Nova Iguaçu Juvenil será eleita na noite deste sábado no auditório do Colégio Iesa.

Acontece na noite de sábado (24/08), a partir das 19 horas, o concurso para eleger a Miss Nova Iguaçu Juvenil 2013. O evento será realizado no auditório do Iesa - Colégio das Irmãs e terá 18 participantes. A coordenação oficial do evento Miss Nova Iguaçu é da competente Noemi Rosseto. A vencedora irá representar a cidade no concurso Miss Estadual Juvenil.

Clique aqui e conheça as candidatas que estão concorrendo ao título de Miss Nova Iguaçu Juvenil 2013: http://www.missnovaiguacu.com.br/site/scr/verCandidatas.aspx?idCtc=4

O Iesa (Colégio das Irmãs) fica na Rua Dr. Barros Júnior, nº 1124 - Centro, Nova Iguaçu. 


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Novo secretário anuncia mudanças para melhorar o trânsito de Nova Iguaçu. Por lei, a Câmara tem que fazer sua parte na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está iniciando um choque de gestão no setor, estabelecendo novas medidas para ordenar o caótico trânsito da cidade. Recursos tecnológicos, nova sinalização, orientação aos motoristas de coletivos, treinamento de agentes e restrição da circulação de caminhões no centro da cidade, são algumas das ferramentas que serão utilizadas, conforme notícias veiculadas na imprensa.

O tema mobilidade urbana tem sido muito debatido na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, inclusive uma audiência pública foi realizada no mês de maio deste ano com especialistas da Coppe/UFRJ, com a finalidade de contribuir nas discussões e também na criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, como exige a Lei Federal 12.587/2012. 

Para ajudar na construção do plano envolvendo o Poder Legislativo e a sociedade civil, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) protocolou o Projeto de Resolução nº 094/2013, criando uma comissão para colaborar na organização das  discussões e elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, na forma prevista em lei. O projeto foi protocolado mo dia 30 de abril deste ano, foi para a Comissão de Constituição e Justiça, mas ainda não foi devolvido para entrar na pauta de votação.

Na sessão plenária da próxima terça-feira (27/08), Ferreirinha solicitará  ao presidente Maurício Morais (PMDB) a inclusão do projeto em pauta. Sem o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, o município ficará impedido de receber repasses do governo federal para esta área a partir de 2015.

Nova Iguaçu: Vinícius de Moraes será tema dos desfiles cívicos da Semana da Pátria 2013

O Centenário do poeta e escritor Vinícius de Moraes será o tema que as escolas de Nova Iguaçu trabalharão nos desfiles cívicos da Semana da Pátria neste ano. Se vivo fosse, o Poetinha estaria completando 100 anos no dia 19 novembro. A lei n° 4.245 de autoria do vereador Ferreirinha, presidente da Comissão e Educação e Cultura da Câmara, e sancionada pelo prefeito Nelson Bornier em janeiro  deste ano declarou 2013 o Ano Municipal Vinícius de Moraes.

A abertura da Semana da Pátria será no dia 02 de setembro, às 8h da manhã, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, seguindo-se com os desfiles nos bairros até o dia 07 de setembro, quando acontece o desfile de encerramento na Avenida Marechal Floriano, no centro da cidade.

Veja o calendário dos desfiles da Semana da Pátria em Nova Iguaçu

- Dia 02/09 - (segunda-feira) - Em Miguel Couto. Início: 14h.
Local: Rua Professora Marli Pereira Carvalho

- Dia 03/09 - (terça-feira) - Em Km 32 e Cabuçu
Manhã: Praça do Km 32. Início: 08h.
Tarde:: Cabuçu - Rua Severino Pereira da Silva. Início: 14h

- Dia 04/09 (quarta-feira) - Em Vila de Cava e Tinguá
Manhã: Vila de Cava - Rua Maria Custódia. Início: 8h
Tarde::  Praça de Tinguá. Início: 14h.

- Dia 05/09 (quinta-feira) - Em Comendador Soares e Austin
Manhã: Comendador Soares - Rua Tomás Fonseca. Início: 8h
Tarde:: Austin - Rua Felipe Salomão. Início: 14h

- Dia 06/09 (sexta-feira) - Na Posse e Rancho Novo
Manhã: Posse - Rua Gama. Início: 8h
Tarde:: Rancho Novo - Rua Luiz Sobral. Início: 14h

- Dia 07/09 (sábado/feriado) - no Centro de Nova Iguaçu
Local: Avenida Marechal Floriano. Início: 8h

Imagens da Semana Pátria/2012.




quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Eleições no PT: Vence no dia 30/08 prazo para regularizar a contribuição financeira com o partido

Vence na sexta-feira, dia 30 de agosto, o prazo para que os filiados do PT, em todo o país, regularizem individualmente suas contribuições financeiras para ter direito a votar no PED – Processo de Eleições Diretas – de novembro próximo.  De acordo com as normas partidária, o pagamento individual tem que ser efetuado até 90 dias antes do PED e a contribuição coletiva, até 60 dias antes da eleição. O PT defende que a sustentação financeira do partido é tarefa de todos. A arrecadação básica e permanente do PT deve ser um compromisso de toda a militância. A contribuição financeira é uma das condições para o exercício do direito de votar e ser votado.

Para concorrer a Direção Estadual do PT foram inscritas 21 Chapas, entre elas a CHAPA DA BAIXADA. Para o cargo de Presidente Estadual foram registrados 6 (seis) nomes, dentre eles está Washington Quaquá, que desponta com grande possibilidade de ganhar a eleição que será realizada no dia 10 de novembro.

Nos municípios a inscrição de chapas e nomes para presidente poderão ser registrados até o dia 11 de setembro. Em Nova Iguaçu, o militante e educador popular, ex-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Direitos do Negros Geraldo Bastos (foto) já articula sua candidatura a Presidente do PT iguaçuano.

Governo anuncia a contratação de 4 mil médicos cubanos. Eles vão trabalhar nos municípios mais distantes com carência de atendimento na área de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, dia 21/08, a contratação de 4 mil médicos cubanos para trabalhar nos municípios que não foram escolhidos pelos candidatos do programa Mais Médicos.
Os detalhes do acordo foram fechados numa reunião entre o ministro da Saúde e o representante da OPAS - Organização Panamericana da Saúde.
Até o fim deste ano, o governo brasileiro vai contratar 4 mil médicos cubanos para trabalhar no programa Mais Médicos. O primeiro grupo, de 400, chega  neste fim de semana.
Os cubanos vão preencher as vagas que não foram ocupadas por médicos brasileiros nem por estrangeiros. Vão trabalhar em cidades que não apareceram entre as opções de nenhum dos profissionais inscritos no programa. São 701 municípios - a maioria nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os primeiros cubanos que serão trazidos para cá, 89% têm mais de 35 anos; 84% têm mais de 16 anos de experiência médica; todos têm especialização em medicina da família e já trabalharam no exterior.
Nota: A presidente Dilma e o ministro da Saúde Alexandre Padilha enfrentam críticas corporativistas e vão em frente na execução do programa Mais Médicos para o Brasil. Estão certos. O mais importante é que a população das regiões mais distantes, sobretudo do interior, possam contar com assistência médica em suas cidades quando precisar. 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ferreirinha cobra o retorno dos ônibus da linha Nova Iguaçu - Nova América. Diminuição da frota deixa moradores indignados.

Moradores do bairro Nova América em Nova Iguaçu estão bastante insatisfeitos com o serviço prestado pela empresa de transporte Blanco. Responsável pela operação da linha de ônibus que liga o centro de Nova Iguaçu ao Bairro Nova América, a empresa reduziu de cinco para um o número de ônibus desta linha, causando um enorme transtorno para os moradores e passageiros.

Um abaixo-assinado com quase mil assinaturas foi entregue ao vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) que debaterá o assunto na sessão da Câmara desta quarta-feira, dia 21/08. O parlamentar já enviou ofício ao secretário Rubens Borborema, titular da pasta de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, pedindo que a empresa seja notificada e que retorne imediatamente os ônibus retirados da linha.

"Os moradores têm sofrido um bocado. Ficamos cerca de 50 minutos à espera de um ônibus. É um descaso, um desrespeito muito grande com os moradores e passageiros. Espero que a Prefeitura e a Câmara tomem providência", disse Reginaldo de Albuquerque, morador de Nova América.


Ferreirinha e Henrique Neves pedem implantação de Posto de Saúde e Escola Municipal em Jardim Palmares

Ferreirinha e Henrique Neves
Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do Bairro Jardim Palmares, situado entre os bairros Palhada e Mangueira, em Nova Iguaçu, os vereadores Carlos Ferreira (PT) e Henrique Neves (PCdoB), protocolaram na Câmara Municipal a Indicação Legislativa nº 280/2013, para que seja implantado um Posto de Saúde e uma Escola Municipal em terreno de propriedade do município, localizado na Rua Goiabeiras esquina com Rua dos Lavradores, próximo a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional da Estrada dos Lavradores (Amochel). A proposição já foi encaminhada ao prefeito Nelson Bornier (PMDB).
O desejo de ter um Posto de Saúde próximo as suas residências e uma escola que atenda os alunos do pré-escolar a 9º ano do Ensino Fundamental é uma luta que a diretoria da Associação de Moradores (Amochel) vem travando há muito tempo e agora vê o projeto sendo reapresentado pelos parlamentares. "Temos uma grande esperança no acolhimento deste projeto pelo prefeito Bornier. Temos uma enorme carência nas áreas de saúde e educação. Nossa comunidade precisa de melhoramentos", disse Marlene Franklin, diretora da associação.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ciclo de Palestras oferecido pela Associação Médica de Nova Iguaçu. Informe-se.


Expectativa média de vida dos brasileiros aumenta para 74 anos. Aumenta a população de idosos.

O brasileiro está vivendo mais. Nos últimos 30 anos, a expectativa de vida cresceu 14% no país, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013"A expectativa de vida no Brasil aumentou de 62,5 anos, em 1980, para 73,7 anos, em 2010, o que equivale a um acréscimo de 4 meses e 15 dias de vida por ano, em média, ao longo das últimas três décadas.  Vários foram os fatores que propiciaram essa ascensão, dentre muitos, o crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo, entre outros. Essa é uma das novidades do IDH-M – Índice de Desenvolvimento Urbano dos Municípios. Todos os municípios do país têm IDH médio, alto ou muito alto nesse item. O aumento representa, em média, nove anos a mais de vida.
A redução das taxas de mortalidade e de fecundidade foi o que produziu esse resultado. “Hoje já se diz que sim, pode-se chegar a 70, 80 anos. É diferente dessas pessoas que já estão nessa faixa etária. Elas chegaram lá, apesar de uma série de coisas", explica Marilena Chaves, presidente da Fundação João Pinheiro.

Juju Musser é coroada Miss Nova Iguaçu Global Teen e vai para o Miss Estadual. Parabéns!!

Agora sim, é oficial. A estudante e modelo Juju Musser, de 13 anos, foi coroada Miss Nova Iguaçu Global Teen no último dia 17/08 e estará representando o município no concurso Miss Estado do Rio de Janeiro Global Teen que acontece no final deste mês de setembro.

Moradora do Bairro da Luz,  Juju foi eleita Miss Simpatia Mirim Paradiso 2013 e Miss Beleza Juvenil Niterói 2013. Além do curso de modelo, ela faz teatro e aulas de samba. Seus pais, parentes e amigos acompanharam a solenidade e se emocionaram quando Joana Júlia Musser, a Juju, recebeu a faixa de Miss Nova Iguaçu Global Teen 2013.

Mais uma vez, desejamos a simpática, bonita e elegante Juju Musser muito sucesso e vitórias na promissora carreira. Parabéns Juju, parabéns Nova Iguaçu. Nossa cidade está muito bem representada!



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sessões Públicas da Câmara de Nova Iguaçu tem novo horário: 18 horas, toda terça, quarta e quinta-feira.

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu inicia suas sessões públicas nesta terça-feira em novo horário: 18 horas. As sessões públicas são reuniões coletivas dos vereadores no plenário da Câmara, com entrada livre para qualquer pessoa que queira assistir. São nessas reuniões que são apresentados e discutidos os projetos que mexem com a vida das  pessoas e do município.

Tem também as reuniões das Comissões Permanentes, compostas por três a cinco vereadores, que estudam temas específicos (saúde, educação, cultura, esporte, lazer, transporte, defesa do consumidor, etc) e dão parecer nos projetos submetidos à sua apreciação antes da votação em plenário. Elas acontecem pelo menos uma vez por semana, no horário de 9 às 18 horas, dentro do expediente administrativo da Câmara.

O gabinete dos vereadores estão localizados no Prédio da Câmara, situado na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38 - Centro, Nova Iguaçu (próximo a Rodoviária da Coderte e o Mercado Intercontinental). Os telefones de contato são: 2667-4124 e 2667-2409. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Faça uma visita!


Meninos de Nova Iguaçu vão pela primeira vez ao Theatro Municipal do Rio e se encantam com um Concerto de Música Clássica

Vários meninos, moradores de Nova Iguaçu, tiveram um domingo bastante divertido e diferente neste final de semana. A convite do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Nova Iguaçu, e sua esposa Cileide, doze crianças com idade entre 10 e 15 anos, foram conhecer o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e assistiram a uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, dentro do projeto Concertos da Juventude. 

Encantados com a beleza e a pompa do histórico Theatro inaugurado em 1909, a garotada ouviu atentamente o maestro Roberto Minczuk apresentar os instrumentos que compõe uma orquestra e depois a execução de várias músicas de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Lorenzo Fernandez. 

Foi um domingo histórico na vida dessa meninada que pisou pela primeira no Theatro Municipal e assistiu ao vivo um concerto de música clássica. Nossos agradecimentos aos pais e responsáveis dos meninos: Nelsinho, Guilherme, Thales, Ryan, Vitor, Yuri, Vitinho, Vitor Hugo, Pedrinho, Adrian, João Pedro e Enzo, que liberaram seus filhos para curtir música de qualidade e viver uma experiência cultural extraordinária neste domingo.  Parabéns galera. E viva a música clássica. E viva a cultura!
Veja algumas imagens (para aumentar, clique na foto):