quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bornier diz que vai vetar o projeto que derrubou a Eleição para Diretores de Escolas em Nova Iguaçu

O prefeito de Nova Iguaçu Nelson Bornier (PMDB) afirmou que vai vetar o Projeto de Lei nº 091/2013, de autoria do vereador Carlão Chambarelli (PSDB), aprovado na última terça-feira (28/05) na Câmara, acabando com a eleição direta através do voto de professores, pais, alunos e responsáveis, para a direção das 127 escolas do município. A informação está no Extra desta quinta-feira, 30/05.

Diz a matéria do Jornal Extra:
"PREFEITO MANTÉM ELEIÇÃO
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, afirmou ontem que vai vetar o projeto de lei que acaba com as eleições para a escolha dos diretores das escolas do município, aprovado na Câmara dos Vereadores por 24 votos a 4, na última terça-feira:
- Não quero mexer em um direito adquirido.
Sem o veto, os diretores seriam escolhidos pelo próprio prefeito. Para Romário Silveira, diretor do Sindicato dos Professores de Nova Iguaçu, o projeto é antidemocrático e facilita a utilização das escolas como currais eleitorais.
Carlos Ferreira (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, votou contra o projeto, que é de autoria do vereador Carlos Chambarelli (PSDB):
A lei é antirregimental, o Legislativo não pode decidir sobre o Executivo.
Chambarelli afirmou que a eleição para diretor de escola é inconstitucional, e que o Supremo Tribunal Federal já tomou decisões semelhantes em alguns estados.".

Nota: No caso de veto, o projeto voltará à Câmara para ser reapreciado. Aí poderá acontecer dois procedimentos: 1º) Os vereadores manterem o veto do prefeito e a Lei 4.213/12 continua em vigor, garantindo a gestão democrática nas escolas. 2º) Os vereadores, por 2/3 dos votos, podem derrubar o veto do prefeito, prevalecendo o fim das eleições como votado e aprovado. De qualquer forma, já é um alento. A luta continua...


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lembrando: Hoje é o Dia do Desafio. Faça pelos menos 15 minutos de exercícios físicos hoje!


Hoje é o Dia do Desafio. Com um conceito simples, o Dia do Desafio tem como objetivo estimular a prática de atividade física. Realizando anualmente, sempre a última quarta-feira do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. A partir disso, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da  população. O importante é se mexer. Adote essa ideia. Vamos lá?


Senador Renan Calheiros impede votação que reduz a tarifa e energia elétrica. E o povão é quem fica com o prejuízo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou nesta terça-feira que não fará a leitura da Medida Provisória (MP) 605, que reduz a tarifa de energia no país, aprovada no plenário da Câmara dos Deputados. Considerada prioritária pelo Palácio do Planalto, já que a diminuição da conta de luz foi anunciada em rede nacional pela presidente Dilma Rousseff, a MP perderá a validade na segunda-feira se não for votada pelos senadores.
“Não vou ler nenhuma. Nenhuma, nenhuma, nenhuma”, afirmou o senador, em telefonema  para a secretária-geral da Mesa Diretora do Senado, Cláudia Lyra. O telefonema foi flagrado por jornalistas que aguardavam o senador na porta do seu gabinete. A leitura da MP pelo presidente da Casa faz parte do rito regimental do Senado. Na prática, significa que a MP já poderia ser votada pelo plenário.
Com a declaração de Renan de que não irá acelerar a votação, o corte de 20% na conta de luz deverá ser inviabilizado.
A reação de Renan já havia sido anunciada durante o embate do governo para aprovar a MP dos Portos. Na ocasião, ele organizou uma "força-tarefa" de senadores aliados e acelerou o processo de análise da MP para evitar que ela expirasse. Senadores de diversos partidos criticaram a articulação e se queixaram do papel apenas "carimbador" do Senado, já que as negociações e ajustes no texto só ocorreram na Câmara. Após o desgaste, Renan afirmou que as próximas MPs teriam prazo mínimo de sete dias para análise.
“Esse foi um compromisso assumido com o plenário de que o Senado precisaria de pelo menos sete dias. Não é uma decisão do presidente, é uma decisão da instituição que considera que o papel dela é discutir e alterar MPs”, afirmou Renan, em entrevista. “Nós não podemos limitar o Senado”, completou.
O texto que garante a redução da tarifa energética foi aprovado nesta segunda. “Essa questão não é política, é matemática. Se nós precisamos de sete dias e não temos os sete dias, já é uma decisão tomada”, afirmou Renan.
Fonte: O Globo e Veja

Amanhã, quinta-feira, é feriado de 'Corpus Christi'. Qual o significado desta data?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Câmara de Nova Iguaçu acaba com a Eleição para Diretores de Escolas Municipais

Com 25 votos a favor e 4 votos contra, os vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovaram na sessão plenária desta terça-feira, 28/05, o Projeto de Lei nº 091/2013, de autoria do vereador Carlão Chambarelli (PSDB) que revoga a Lei 4.213/2012, pondo fim as eleições diretas para diretores de escolas municipais através do voto de professores, alunos, pais e responsáveis. O projeto previsto para entrar em pauta amanhã, foi antecipado, gerando protestos registrados em ata. O votação foi nominal.

Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), Luisinho (PCdoB), Jorge Marotte (PHS) e Carlinhos Presidente (PDT) votaram contra o projeto de Carlão Chambarelli.

Da tribuna, o vereador  Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, defendeu a permanência das eleições para diretores das escolas municipais e fez a leitura de seu parecer que teve a seguinte Conclusão: "Diante do exposto, tem-se claro que este projeto de lei, se aprovado, trará consequências danosas a melhoria da qualidade do ensino, enfraquece a relação entre escola-comunidade, prejudica a preferência do município no tocante a repasse de recursos para a educação, além de promover um grande retrocesso nas lutas e conquistas perseguidas por anos à fio, razões pelas quais, esta Comissão, após analisar e debater cuidadosamente o projeto em apreço, encaminha PARECER CONTRÁRIO ao seu prosseguimento e aprovação, por tratar-se de medida que depõe contra os avanços no ensino e na Educação. Este é o nosso parecer!".

O projeto segue agora para a sanção ou veto do prefeito Nelson Bornier (PMDB). Caso seja sancionado, vira lei. Se for vetado, volta a Câmara para ser novamente analisado e votado.  A direção do SEPE promete entrar na justiça contra a aprovação do projeto.

Clique aqui para ver a íntegra do parecer do vereador Ferreirinha.


Encontro do prefeito Quaquá com petistas da Baixada foi um sucesso!


O O Oencontro do prefeito Washington Quaquá (PT-Maricá), pré-candidato a presidência do PT-Estadual com os militantes petistas da Baixada foi um grande sucesso. Com o tema: "Os Novos Rumos do PT na Baixada e no estado do Rio",  o seminário foi realizado na Câmara Municipal de Nova Iguaçu e reuniu mais de 500 companheiras e companheiros de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Queimados, Japeri, Paracambi e Seropédica. Uma baita animação tomou conta de grande massa petista, que gritava o nome de Lula, Dilma, Lindbergh e Quaquá, na sua chegada ao evento. Veja algumas imagens.












segunda-feira, 27 de maio de 2013

Rede Criança Baixada realiza seminário sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Com o objetivo de implementar a política e evitar a descuntinuidade dos atendimentos, a distância da rede de proteção da realidade,  a Rede Criança Baixada realiza o V Seminário de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com o folder de divulgação, o seminário faz parte da Semana de Enfrentamento e Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tendo como objetivo possibilitar aos participantes uma reflexão teórico-prática sobre as questões que atingem a todos os operadores de direito sobre a temática.

A Rede Criança Baixada é uma articulação de instituições da sociedade civil e do governo para a promoção, debate e fortalecimento da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de todos os municípios da Baixada Fluminense.




O seminário será dia 29 de maio (quarta-feira), de 8:30 às 13 horas e será realizado no Plenário da Câmara Municipal de São João de Meriti – Rua Defensor Publico Zilmar Duboc Pinaud, 77 – Vilar dos Teles – São Joao de Meriti – RJ.

Será necessário fazer inscrição prévia para participar. Informações: e-mail: redecriança.baixada@gmail.com ou pelos telefones:
CDH (Hercília) – 2767-1572
Circo Baixada (Jaldi) – 2663-2170
Projeto Legal (Tania Cubiça) – 7743-5511
Cheifa/Pastoral do Menor  (Fatinha e Cátia) – 7487-8660 e 7508-9080




domingo, 26 de maio de 2013

Encontro no Cenfor discutirá: “Transporte Público na Baixada: Desafios e Possibilidades” nesta segunda-feira, em Nova Iguaçu

A situação da qualidade de trens e ônibus, frota insuficiente e os altos valores das passagens do transporte público na Baixada serão alvos de discussão da Audiência Pública: “Transporte Público na Baixada: Desafios e Possibilidades”, promovido pela Diocese de Nova Iguaçu e pelo Centro de Direitos Humanos, com apoio do Fórum Grita Baixada.

O evento contará com a participação do engenheiro Luiz Cosenza, sub-secretário estadual de Transportes, do secretário estadual Zaqueu Teixeira e do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha.

O encontro acontece nesta segunda-feira, dia 27/05, às 9 horas, no auditório do Cenfor – Centro de Formação de Líderes – Rua Dom Adriano Hypólito, 08, Moquetá. Entrada livre.

Banda Pimenta do Reino lança CD com participação de Elba Ramalho. Muito bom!!

Daniel Guerra, amigo e vocalista da banda Pimenta do Reino, me presenteou com este CD, recente trabalho dessa galera que tá fazendo o maior sucesso, com  a participação de Elba Ramalho. Vale a pena conferir!

Acesse o página do Pimenta do Reino na internet: http://www.forropimentadoreino.com.br/cd4.php


Vander Lee em Nova Iguaçu. Próxima sexta, 31/05, as 20h, no Sesc-Nova Iguaçu. Imperdível!!



Um dos compositores mais inspirados do atual cenário da música brasileira estará no palco do Teatro do Sesc-Nova Iguaçu na próxima sexta-feira, dia 31/05, as 20h. O show faz parte do projeto Vozes do Brasil e terá única apresentação. Ingressos a R$ 3 (associados), R$ 6 (estudantes e idosos) e R$ 12 (os demais). Mês que vem este mesmo show será apresentado no Teatro da Net-Rio por R$ 110 o ingresso. Então aproveite!!


sábado, 25 de maio de 2013

Convite a todos os companheiros e companheiras filiados ao Partido dos Trabalhadores na Baixada


Comissões Permanentes: Importante instrumento de trabalho dos vereadores na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu possui 29 vereadores e 20 comissões permanentes. Seus membros se reúnem semanalmente para conhecer e discutir os projetos antes deles entrarem em pauta para votação pelo Plenário da Casa Legislativa. Cada comissão tem um presidente que recepciona as proposições ou documentos, designando relator.

Trata-se então, de um importante instrumento de trabalho parlamentar. De acordo com o artigo 63 do Regimento Interno, as "Comissões Permanentes têm por objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame e sobre eles emitir parecer".

Atualmente a Câmara de Nova Iguaçu possui 20 comissões permanentes, preenchidas por votação dos líderes de bancadas ou de blocos para um mandato de dois anos, observando-se sempre a representação proporcional partidária.

Cada comissão é formada por três membros efetivos, sendo um presidente e dois vice-presidentes, com exceção das comissões constantes dos números 1, 2 e 17, que contam com cinco membros cada uma, em função do volume de trabalho.

Veja quais são as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Nova Iguaçu:

1. Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania;
2. Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomada de Contas;
3. Comissão de Obras e Urbanismo;
4. Comissão de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia;
5. Comissão de Transporte e Trânsito;
6. Comissão de Defesa do Consumidor;
7. Comissão de Educação e Cultura;
8. Comissão de Saúde;
9. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude;
10. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;
11. Comissão de Servidores Públicos
12. Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência;
13. Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego;
14. Comissão de Combate a Desigualdade Racial;
15. Comissão de Promoção e Assistência Social;
16. Comissão de Habitação e Serviços Públicos;
17. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar;
18. Comissão de Segurança Pública e Prevenção da Violência;
19. Comissão de Esporte, Turismo e Lazer;
20. Comissão para Assuntos Religiosos.

Pelo regimento, as comissões devem se reunir semanalmente, elaborando ata do resultado do seu trabalho. Estas reuniões são públicas, aberta a participação de qualquer interessado e acontecem nas dependências da Câmara Municipal, que fica na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38 - Centro, Nova Iguaçu. Informações: 2667-4124 e 2667-2409.




Futebol: Hoje começa o Campeonato Brasileiro 2013. Quem será o campeão?


Vasco x Portuguesa, Vitória x Internacional, Corinthians x Botafogo. Este são os jogos que abrem hoje  a tarde a primeira rodada do Brasileirão 2013. Até o dia 08 de dezembro, 20 clubes disputarão 380 jogos em 38 rodadas, e quem tiver maior número de pontos será declarado Campeão Brasileiro. A hegemonia é dos times paulistas com 28 títulos, seguidos pelos cariocas com 16, gaúchos com 5, mineiros 3, paranaenses e baianos com 2 cada e pernambucano 1. O Fluminense foi o último campeão. Vamos torcer. Que vença o melhor! Infelizmente o meu Banguzão tá fora.


Final da Liga dos Campeões da Europa: Borussia Dortmund x Bayern de Munique. Hoje, pela TV.


Hoje é dia de decisão no futebol europeu. Neste sábado, dia 25, a partir de 15h45 (horário de Brasília), a Globo exibe Borussia Dortmund x Bayern de Munique, pela grande final da Liga dos Campeões. Diretamente do Estádio Wembley, em Londres, Cléber Machado narra a decisão, com comentários de Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba.

Pela primeira vez, dois clubes alemães chegam à final da Liga dos Campeões. O Borussia só tinha disputado a final uma vez, em 1997. Já o Bayern de Munique chega a sua terceira decisão na Liga dos Campeões nos últimos quatro anos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia do Desafio será na próxima quarta-feira, dia 29/05. Você se mexe e o mundo mexe junto!

Vem aí o Dia do Desafio. Criado com o objetivo de estimular a prática de atividade física, o Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividade de rotina para praticar qualquer tipo de exercício físico por no mínimo 15 minutos consecutivos. A partir daí, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da população.

O importante é se mexer. Vamos lá. Coragem!

Em Nova Iguaçu, o Dia do Desafio está sendo estimulado pelo Sesc, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e  pelo Projeto Movimento e Vida, para que aconteça no maior número possível de praças, escolas, empresas, repartições públicas, etc.

Imagens do Projeto Movimento e Vida, em Nova Iguaçu



24 de Maio - Dia Nacional do Café!


Hummm... que cheirinho de café! Sinônimo de hospitalidade e cortesia, o café é um dos itens mais tradicionais da cultura gastronômica-afetiva brasileira. Para celebrar o Dia do Café, comemorado nesta sexta-feira (24/05), nada melhor do que degustá-lo neste dia frio e aconchegante, próprio para um cafezinho. 


O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo! O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta?


 Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua professora o que foi a política do "café com leite"?! 


Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez anos para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente!


Mortalidade infantil diminui 17% após Bolsa Família, diz pesquisa. Ecos dos 10 anos dos Governos Lula/Dilma.

A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos caiu 17% após a instituição do programa Bolsa Família, segundo uma pesquisa elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. O estudo, feito entre 2004 e 2009, usou dados de quase três mil municípios brasileiros e foi publicado na revista The Lancet. Entre mortes específicas por algumas causas, a redução foi ainda maior: 65% óbitos a menos nos casos de desnutrição e 53% a menos nos casos de diarreia.
Segundo a pesquisa, o aumento da renda que é proporcionado pelo benefício permite que as famílias tenham acesso a alimentos e outros bens relacionados à saúde. Isso diminui a pobreza das famílias, melhora as condições de vida das pessoas, reduz as dificuldades de ter acesso à saúde e, por consequência, contribui para que diminua o número de mortes entre as crianças.
O estudo foi conduzido por Davide Rasella, mestre em saúde comunitária e doutor em saúde pública pela UFBA como parte do seu programa de doutorado. Ele teve a colaboração de vários pesquisadores, entre eles o coordenador do Centro Rio+ para o Desenvolvimento Sustentável, Romulo Paes-Sousa, PhD em epidemiologia ambiental pela Universidade de Londres e pesquisador associado do Institute of Development Studies da Universidade de Sussex, em Brighton, no Reino Unido.

Fonte: Portal Terra.Com

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Memória MPB - Lanna Rodrigues Canta Maysa, no Sesc-Nova Iguaçu nesta sexta-feira


Recordar é viver. O projeto Memória MPB apresenta uma excelente programação no Sesc-Nova Iguaçu, nesta sexta-feira, a partir das 20h.  A cantora Lanna Rodrigues vai interpretar os maiores sucessos da inesquecível Maysa. O espetáculo busca resgatar a memória afetiva e musical de Maysa Matarazzo sempre ligada a canções românticas que fizeram sucesso principalmente nos anos 60 e 70. Um show preparado para refrescar a memória de quem assistir esta inesquecível apresentação. No repertório, 15 músicas que prometem emocionar o público, entre elas "Meu Mundo Caiu", "Por Causa de Você", "Resposta", "Ne Me Quitte Pas", entre outras.

Dia: 24/05 - Sexta-feira, 20h. Teatro do Sesc-Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Ingressos: R$ 2 (associados), R$ 4 (estudantes e idosos), R$ 8 (demais). Classificação: 12 anos.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Assembléia decide pelo fim da greve dos professores em Nova Iguaçu

Reunidos em assembléia na manhã de ontem, dia 21/05, os professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu resolveram por fim a greve da categoria em vigor desde a última segunda-feira, dia 13/05. Mas segundo a direção do SEPE-Nova Iguaçu, o estado de greve continua até a conclusão do diálogo com o governo municipal sobre a pauta de  negociação apresentada pela categoria, entre elas a manutenção da lei que garante eleições diretas para diretores nas escolas do município.

O projeto de lei n° 091/2013, de autoria do vereador Carlão Chambarelli (PSDB) quer revogar a lei que favorece a gestão democrática. A secretária municipal de Educação Aparecida Rosestolato também se mostra contrária a revogação da lei. O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) disse que o projeto é um atraso, um retrocesso na busca por uma educação de mais qualidade no município.


Deu ruim. Dilma falta a jantar com PMDB para evitar pressão e saia justa. Lindbergh se fortalece ainda mais.

A reunião articulada pelo cúpula do PMDB para pressionar a presidenta Dilma Rousseff, não deu certo. Ela até planejou ir ao jantar de ontem com os governadores, ministros e líderes da legenda, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer. 

Segundo fontes da imprensa, a expectativa da presença da presidente foi alimentada até o meio da tarde, mas ela acabou desistindo, para evitar pelo menos dois constrangimentos: o de ter que apertar a mão do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) menos de uma semana após a crise na votação da MP dos Portos, e o de ter que ouvir os governadores, principalmente Sergio Cabral, pedindo para que o PT abra mão de candidaturas estaduais em nome da aliança nacional. 

É que Lula, a cúpula da PT nacional e do PT estadual já declaram apoio e consideram legítima a pretensão de Lindbergh disputar o governo do estado em 2014. Ou seja, como se diz na gíria, a 'casa de caboclo' armada pelos peemedebistas não deu certo. Deu ruim!