domingo, 15 de dezembro de 2013

Obrigado Mandela!

Após uma semana de velório e homenagens, o corpo de Nelson Mandela será sepultado na aldeia de Qunu, onde o líder sul-africano passou sua infância e desejou ser enterrado.

É verdade que muito se falou durante toda essa semana sobre a maior personalidade do século XX, como o definiu a presidenta Dilma.

Entretanto, gostaria ainda de acrescentar duas questões importantes do seu legado para a história da humanidade.

Nelson Mandela viveu 95 aos e dedicou sua vida à luta contra o aparthaid sul-africano e à defesa dos direitos humanos e da democracia. Foi privado de liberdade, por seus inimigos, por 27 anos. Foi o primeiro presidente negro da África do Sul e liderou o processo de transição do regime de segregação racial para o regime democrático eu seu país. Foi para todos nós, e deixa para as gerações futuras, o exemplo de coragem, de determinação, de justiça e de democracia.

A força e a convicção de sua luta, associado ao implacável carisma, fez de Mandela um líder incontestável. Ao deixar a prisão em 11 de fevereiro de 1990, muitos dos jovens com menos de 35 anos não conheciam Mandela pessoalmente, mas tinham-no com seu líder. Deixou a prisão certo de continuar a luta pela igualdade racial na África do Sul.

Seu exemplo democrático deve ser exaltado. Muitos líderes no mundo todo, ao chegar ao poder, buscaram se perpetuar, seja pelo voto, seja pela força. Mandela talvez poderia ser presidente até o último dia 5 de dezembro, quando faleceu. Mas cumpriu rigorosamente as regras democráticas de seu país.

Nesse momento em que Mandela completa sua missão, não devemos nos entristecer. Devemos sim celebrar com entusiasmo e toda a nossa alma a vida e a vitória de Mandela.

As vitórias e conquistas de Mandela foram de toda a humanidade!

Obrigado Mandela!




Nenhum comentário:

Postar um comentário