domingo, 1 de dezembro de 2013

Luto na Luta: Morre, aos 90 anos, Dom Waldyr Calheiros

Faleceu na manhã deste sábado, 30 de novembro, o bispo emérito da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Waldyr Calheiros Novaes, devido à falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado na UTI com infecção pulmonar desde o início do mês.
Ele nasceu em Murici (AL), em 29 de julho de 1923. Se tornou padre em 1948 e bispo em 1964, quando morava no estado do Rio de Janeiro. Em 8 de dezembro de 1966, foi empossado bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, sendo substituído em 2000 pelo bispo Dom João Mesci. Mesmo "aposentado", ele prometeu continuar a luta em favor dos pobres.

A vida de Dom Waldyr foi de constante envolvimento com as causas sociais, participação que começou durante o período da Ditadura Militar, em especial na defesa do trabalhador. Nos 34 anos à frente da diocese, participou de atos públicos contra a violência e condenou a impunidade e a tortura. A luta por justiça e igualdade lhe rendeu homenagens de grupos ligados à defesa dos direitos humanos. Dom Waldyr ficou, até a morte, com título de bispo emérito da diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário