quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Hospital da Posse precisa de doadores de sangue. Participe da campanha "Doe Sangue, Doe Vida"


Três dias após o lançamento da campanha "Doe Sangue, Doe Vida", o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) ainda não recebeu doações suficientes para atingir a média de 600 bolsas de sangue mensais necessárias para repor o estoque da unidade. Desde o lançamento da campanha, no último dia 25, o hospital recebeu apenas 80 doadores, enquanto o ideal seria no mínimo 160. O banco de sangue da Posse é o único público da Baixada Fluminense. 
“Hoje cerca de 42% das transfusões de sangue realizadas no hospital são destinadas somente para os atendimentos na emergência, que atende pacientes de toda Baixada Fluminense e ainda os acidentados da Rodovia Presidente Dutra. Por isso, precisamos e contamos muito com a solidariedade das pessoas em doar sangue. Essa é uma forma de ajudar a salvar vidas”, explica Joé Sestello, diretor geral do HGNI.
A campanha do Hospital da Posse integra as comemorações pela Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue (de 25 a 29 de novembro). "O setor de Hemoterapia do HGNI é ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), mas muita gente ainda prefere sair da Baixada até a sede da instituição, no Centro do Rio, para fazer sua doação, só que isso dificulta ainda mais a captação para as pessoas que estão internadas aqui", ressalta Sestello, destacando que o hospital adota todas as medidas de segurança necessárias ao procedimento. 
Para suprir a demanda, o número de doações diárias no HGNI deveria ser de, no mínimo, 30 pessoas, mas atualmente a quantidade de doações não ultrapassa dez.
“Em período de festas de fim de ano, os atendimentos nos hospitais aumentam. No HGNI, por exemplo, o número de transfusões chega a subir 20%, já que nesse período os índices de acidentes nas estradas são maiores. A Prefeitura de Nova Iguaçu mantém ao longo do ano campanhas como essa, de doação de sangue, por entender que elas são fundamentais para alertar à população sobre a importância da doação voluntária e da prevenção”, alerta o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.
Quem comparecer ao HGNI até sexta-feira, 29/11, para doar sangue ganhará uma camisa, símbolo da campanha. 
Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação), ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos, pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde, evitar refeições pesadas e gordurosas, pelo menos um dia antes de doar.

Fonte: Jornal Hoje
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário