quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Programa Mais Médicos, que tem apoio de mais de 70% da população, é aprovado pelo Senado e segue para sanção da presidente Dilma.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16/10) a medida provisória do Mais Médicos, tida como prioritária pelo governo, que a editou em resposta às manifestações populares que tomaram as ruas de diversas cidades do país em junho exigindo, entre outros temas, a melhoria da saúde pública.
O Mais Médicos é apresentado pelo governo como uma alternativa para superar o déficit de médicos no interior do país com a criação de um programa específico para a atuação na atenção básica. O programa prevê a contratação de estrangeiros quando as vagas não forem preenchidas por médicos brasileiros, o pagamento de bolsas de 10.000 reais por mês e a obrigatoriedade de que parte do programa de residência médica seja realizada no Sistema Único de Saúde (SUS). 
A MP, que segue à sanção presidencial, cria o programa Mais Médicos, que prevê a contratação desses profissionais, inclusive estrangeiros, para atuar em áreas carentes ou isoladas, seja no interior dos Estados ou nas periferias das grandes cidades.
Ao ser lançado, o programa gerou polêmica e recebeu críticas, principalmente da classe médica, que questionou os critérios de reconhecimento da formação acadêmica dos médicos estrangeiros.
Por outro lado, a contratação de médicos vindos de outros países recebeu apoio da população superior a 70%, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário