sábado, 26 de outubro de 2013

Hoje e amanhã tem prova do Enem. Veja aqui tudo o que você precisa saber para fazer as provas do Enem

Neste sábado e domingo, dias 26 e 27/10/2013, tem prova do Enem em todo o Brasil. Foi-se o tempo em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado desde 1998 e reformulado em 2009, era apenas mais uma avaliação de conhecimentos dos alunos.
Os estudantes que entram na maratona de provas nesse fim de semana poderão utilizar suas notas para conquistar vagas em universidades — por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — e conseguir bolsa nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência Sem Fronteiras ou simplesmente para concluir o Ensino Médio.
Os testes serão aplicados a partir das 13h, neste sábado e domingo. Recomenda-se, porém, que os participantes cheguem aos locais de prova ao meio-dia, quando serão abertos os portões. Ao todo, são mais de 7, 1 milhões de inscritos. 496 mil só no Rio de Janeiro.
Agora, a poucas horas do Enem, é hora de se preocupar com detalhes que podem fazer toda a diferença na prova.
FIQUE ATENTO
— AS PROVAS — O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
* SÁBADO — Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30min.
* DOMINGO — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30min.
— HORÁRIOS — No sábado, assim como no domingo, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (pelo horário oficial de Brasília). A recomendação, portanto, é para que candidatos estejam nas instituições onde realizarão o exame antes do meio-dia.
— COMO CHEGAR — Para evitar transtornos ligados ao trânsito, visite seu local de prova ainda hoje (se é que você ainda não visitou), consulte qual o melhor meio de transporte e o caminho mais rápido para chegar até lá. E busque um caminho alternativo para evitar possíveis imprevistos.
— O QUE LEVAR — Separe o seu documento com foto e pelo menos duas canetas esferográficas de tinta preta, em material transparente.
— O QUE NÃO LEVAR — Evite aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, pois a sua utilização não será permitida nas salas de aplicação da prova.
— COMO GANHAR TEMPO:
* Se você precisa ler várias vezes cada enunciado antes de responder às questões, não se desespere: existem macetes para agilizar a prova sem correr o risco de deixar dados importantes para trás.
* Priorize o que você sabe — Faça toda a prova priorizando o que está bem claro para você, sem esquentar a cabeça com o que o deixa inseguro, para depois voltar e se preocupar com as questões mais cabeludas.
* Leia a pergunta antes do enunciado — Às vezes, a chave para a pergunta está em uma única palavra escondida no texto ou na última linha de um enunciado enorme.
Fonte: Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário