quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Deu no G1/globo.com: Professores vaiados vão à Prefeitura de Nova Iguaçu pedir retratação

Docentes que vestiam camiseta de sindicato foram vaiados em desfile cívico. Prefeitura alegou que "não faz sentido usar um desfile escolar para protestar".

Professores da Escola municipal Doutor Rubens Falcão que foram vaiados durante o desfile de 7 de setembro pelo prefeito Nelson Bornier e vereadores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se reuniram por volta das 14 horas desta terça-feira (10) em frente à prefeitura da cidade para entregarem ao prefeito um documento solicitando uma retratação das autoridades.
Segundo Jaqueline Mattos, diretora da escola, o grupo de professores ao procurar um responsável para a entrega do documento, foi informado de que “não havia ninguém que pudesse atendê-los no momento”. No entanto, de acordo com a diretora, havia cerca de 60 pessoas no local.
Jaqueline contou ao G1 que um vereador se disponibilizou a ajudá-los, se comprometendo a ler o documento na sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, que começou seu trabalho por volta das 18h desta terça-feira (10). O vereador disse à diretora que caso não tivesse oportunidade de ler o documento ainda nesta terça-feira (10), o faria nesta quarta-feira (11), de acordo com Jaqueline.
Por volta das 19h, seis professores da escola, oito representantes do Sindicato estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) e três pessoas da comunidade que apoiam a causa estavam reunidos na Câmara, acompanhando a sessão, à espera da leitura prometida.
Ainda segundo Jaqueline, dois documentos foram elaborados. Um deles, de autoria da própria escola. O outro, do Sepe. Às 19h45 Jaqueline confirmou ao G1 que a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu tinha recebido os documentos.
Camisetas de sindicato

De acordo com os professores, no dia 7 de setembro, a vaia aconteceu na presença das crianças, que ficaram confusas com a situação e pensaram que a atitude era direcionada a elas.

A assessoria do prefeito Nelson Bornier confirmou que os políticos vaiaram as pessoas que vestiam uma camisa vermelha, alegando que elas pretendiam protestar contra o governo. Ainda segundo a assessoria, as vaias se justificariam pois “não faz sentido usar um desfile escolar para protestar”. Ainda de acordo com o assessor do prefeito, Nelson Bornier discute com o Sepe abertamente sobre todas as demandas dos professores.
Na segunda-feira (9), o Sepe publicou em seu site uma nota de repúdio à atitude dos políticos. Segundo a nota, representantes da Secretaria municipal de Educação teriam tentado bloquear a passagem dos professores, com o argumento de que eles eram do Sepe, e não poderiam, por isso, participar do desfile.

O Jornal Hoje, que com circulação majoritariamente na Baixada, abordou o mesmo tema na capa de ontem e de hoje.

Nota: Seria bom se a Câmara Municipal de Nova Iguaçu emitisse uma nota a respeito do assunto. Uma explicação ou uma retratação pública, se assim entendesse, seria uma medida reparadora, sensata e respeitosa. É inadmissível que haja desrespeito a qualquer  pessoa, seja ela quem for, sobretudo num ato cívico.
Fonte: Globo.com - G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário