sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Papo Rápido com Sil e Moduan Matus

Desta vez estamos fazendo um Papo Rápido com Silvana Elisabeth dos Santos (SIL) e Moduan Matus. Eles são os organizadores do ENCONTRO DE POETAS & AFINS, que tem reunido escritores e poetas em Nova Iguaçu.

Sil é Poeta, Programadora Visual formada pela UFRJ, trabalha atualmente, também, como Animadora Cultural do Estado. Participante do Movimento Poético Iguaçuano desde a década de 90 e do Desmaio Públiko, grupo de poetas, o qual publica um fanzine de mesmo nome. Autora dos livros: “Miscelâneas – poemas e outros”, e “Oscilações”, tem publicações de poemas nas revistas NÓS, Sagarana, Arrulhos, na Revista Brasil Nikkei Bungaku, no Jornal Plástico Bolha e na Revista Comemorativa dos 10 anos do Desmaio Públiko, e na Antologia de Poetas Santa Poesia, na coletânea Anos 90, Poetas na Baixada, no Livro da Tribo, no Livro XXI Poetas de Iguassú e participou da coletânea “Contos das Terras Baixas”. Participante de vários eventos culturais, dentre eles o atual, ENCONTRO DE POETAS & AFINS, em seu III ano, do qual é também organizadora.

MODUAN MATUS - Poeta, escritor e pesquisador da Baixada Fluminense, participante de movimentos culturais desde a década de 70 em artes plásticas, literatura e história, com 17 livros publicados em coletâneas, contos, crônicas, aforismos, poesias (poemas-instalações, haicais, poemas visuais, poemas travalinguistas). Passou a ficar mais conhecido quando começou a escrever nas portas de aço do comércio, suas poesias à giz. Possui um dos maiores acervos literários da Baixada, com mais de 300 títulos. Com um livro pronto para o prelo de 510 anos de parte da história da Baixada Fluminense e outro de poesia sobre os municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro. Ex-Superintendente de Cultura de Nova Iguaçu e ex-Coordenador do Centro de Memória de Nova Iguaçu. Premiado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, Câmara Municipal e pelo IPHAB. 

O Encontro de Poetas e afins acontece uma vez por mês na Varanda da biblioteca municipal de Nova Iguaçu. O que é este projeto, qual o objetivo destes encontros?
Sil: O “Encontro de Poetas & Afins” foi criado no ano de 2010 pelo casal de poetas Moduan Matus e Sil, na época com a chancela da Secretaria Municipal de Cultura, acontecendo sempre na última quinta-feira do mês, de março à novembro, na varanda da Biblioteca Pública Municipal de Nova Iguaçu.
Devido ao fechamento da Casa de Cultura, no final de dezembro de 2012, os “Encontros” passaram a acontecer no salão do Botequim Estação Floresta.
Esse projeto tem o objetivo de divulgar poetas de toda a Baixada Fluminense e município do Rio de Janeiro, inclusive com lançamentos de livros respectivos e/ou depoimentos.

Como são escolhidos os participantes? Qual o perfil? Como são organizados os encontros? Quem organiza?
Moduan: É mantida uma página no Facebook com registros de eventos passados e é a mesma que serve para novas convocações, anunciando também o poeta convidado e/ou o lançamento do livro. Além de notas em jornais locais. Lembrando sempre que a entrada e o microfone são franqueados a todos os poetas, músicos e atores presentes. Lembrando, ainda, que os Encontros acontecem toda última quinta-feira do mês. Sempre organizado por Sil e por mim.

A cidade está discutindo o Plano Municipal do Livro e da Leitura. Qual a importância da poesia no despertar da leitura?
Sil: Depois da literatura oral, dos livros infantis e dos quadrinhos, a poesia é a que mais aglutina interesses variados pela leitura, servindo de base no processo criativo daí a diante.

Mensagem final dos poetas:

Moduan Matus
“Só a leitura tem as letras do conhecimento”.

Sil
Escrever/ É ver/ Versos/ Imersos/ Em nós
É sustentar/ Suscitar/ E surtir/ O que há.





Nenhum comentário:

Postar um comentário