sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Papo Rápido com Renato Noguera

Professor de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu, doutor pela UFRJ, coordenador do curso de Pós-Graduação do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções da UFRRJ, Renato Noguera é também escritor de literatura infantil.

Nesta entrevista ele fala da Coleção Nana & Nilo e de outros projetos ligados ao mundo da literatura.



Você é professor universitário, pesquisador e também envolvido com as temáticas raciais. Como surgiu a ideia de escrever um livro para o público infantil?
Eu escrevia literatura desde o inicio dos anos de 1990. Em meados dos anos 1990, eu fiz cursos com Maria da Graça Cretton (Crítica literária) e João Gilberto Noll (autor brasileiro premiado no Brasil e no exterior), com o intuito de aprimorar a escrita. Eu lia e escrevia muito. Porém, só com o nascimento da minha primeira filha em 2009 que achei o universo da trama, personagens e consegui costurar as palavras. Foi nessa época que resolvi me dedicar a escrever ficção priorizando as crianças.

Nana e Nilo são duas crianças que dialogam e passam por muitos lugares na companhia de uma árvore (Mulemba) e um passarinho (Gino). Qual a relação de Nana e Nilo com as crianças da Baixada?
Primeiro, são crianças negras. A maioria da população da Baixada é negra, isto é, formada por pretos e pardos – categorias oficiais do IBGE que somadas são o contingente negro. Segundo, vivem numa casa, num cenário que se assemelha aos bairros do subúrbio carioca e da Baixada Fluminense. Neste sentido, Nana & Nilo reúne tem o ambiente ponto de partida das crianças muito próximo do espaços da Baixada.

De que forma você tem divulgado este trabalho e como tem sido a aceitação?
A divulgação não é fácil, porque o custo de distribuição encarece muito o preço do livro. Divulgar e distribuir eleva o preço entre 50%  e 100%. Neste sentido, a divulgação tem sido feita através do site e da fan page, www.nanaenilo.com.br e www.facebook.com/nanaenilo respectivamente. Além de divulgar em eventos que participo. A recepção dos livros tem sido muito positiva mesmo.

Estamos discutindo e elaborando, em Nova Iguaçu, dois planos que estão diretamente ligados à literatura infantil: o Plano Municipal pela Primeira Infância e o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca. Como a Universidade Rural poderia contribuir nestas discussões?
A UFRRJ tem um campus em Nova Iguaçu, nós temos debates dentro do Departamento de Educação e Sociedade (DES) várias pessoas com especialidade nesses campos, infância, alfabetização, letramento e afins. Neste sentido, penso que é muito relevante abrirmos um canal de diálogo entre a Prefeitura e a UFRRJ/Campus de Nova Iguaçu. Vale lembrar que além do Departamento que estou lotado, o DES, temos o Departamento de Letras. Eu sugiro uma reunião entre os setores responsáveis pelos Planos municipais e os colegiados de pedagogia e de letras da UFRRJ.

Você tem novos projetos para o público infantil?
Primeiro, um livro chamado Era uma vez no Egito que deve sair em setembro de 2013 e terá apoio da UFRRJ para distribuição gratuita em algumas escolas e bibliotecas públicas. Eu tenho um terceiro livro da Coleção Nana & Nilo que está programado para sair em 2014, ao lado, de uma revista de colorir com personagens Nana e Nilo e animais da fauna brasileira que deve ficar pronta antes do fim de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário