sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Novo secretário anuncia mudanças para melhorar o trânsito de Nova Iguaçu. Por lei, a Câmara tem que fazer sua parte na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está iniciando um choque de gestão no setor, estabelecendo novas medidas para ordenar o caótico trânsito da cidade. Recursos tecnológicos, nova sinalização, orientação aos motoristas de coletivos, treinamento de agentes e restrição da circulação de caminhões no centro da cidade, são algumas das ferramentas que serão utilizadas, conforme notícias veiculadas na imprensa.

O tema mobilidade urbana tem sido muito debatido na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, inclusive uma audiência pública foi realizada no mês de maio deste ano com especialistas da Coppe/UFRJ, com a finalidade de contribuir nas discussões e também na criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, como exige a Lei Federal 12.587/2012. 

Para ajudar na construção do plano envolvendo o Poder Legislativo e a sociedade civil, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) protocolou o Projeto de Resolução nº 094/2013, criando uma comissão para colaborar na organização das  discussões e elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, na forma prevista em lei. O projeto foi protocolado mo dia 30 de abril deste ano, foi para a Comissão de Constituição e Justiça, mas ainda não foi devolvido para entrar na pauta de votação.

Na sessão plenária da próxima terça-feira (27/08), Ferreirinha solicitará  ao presidente Maurício Morais (PMDB) a inclusão do projeto em pauta. Sem o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, o município ficará impedido de receber repasses do governo federal para esta área a partir de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário