quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Governo anuncia a contratação de 4 mil médicos cubanos. Eles vão trabalhar nos municípios mais distantes com carência de atendimento na área de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, dia 21/08, a contratação de 4 mil médicos cubanos para trabalhar nos municípios que não foram escolhidos pelos candidatos do programa Mais Médicos.
Os detalhes do acordo foram fechados numa reunião entre o ministro da Saúde e o representante da OPAS - Organização Panamericana da Saúde.
Até o fim deste ano, o governo brasileiro vai contratar 4 mil médicos cubanos para trabalhar no programa Mais Médicos. O primeiro grupo, de 400, chega  neste fim de semana.
Os cubanos vão preencher as vagas que não foram ocupadas por médicos brasileiros nem por estrangeiros. Vão trabalhar em cidades que não apareceram entre as opções de nenhum dos profissionais inscritos no programa. São 701 municípios - a maioria nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os primeiros cubanos que serão trazidos para cá, 89% têm mais de 35 anos; 84% têm mais de 16 anos de experiência médica; todos têm especialização em medicina da família e já trabalharam no exterior.
Nota: A presidente Dilma e o ministro da Saúde Alexandre Padilha enfrentam críticas corporativistas e vão em frente na execução do programa Mais Médicos para o Brasil. Estão certos. O mais importante é que a população das regiões mais distantes, sobretudo do interior, possam contar com assistência médica em suas cidades quando precisar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário