domingo, 25 de agosto de 2013

Eleições 2014: partidos e candidatos já se movimentam nos bastidores para enfrentar as urnas ano que vem.

Ano que vem tem eleição. Ainda tá muito longe. Mas a legislação eleitoral determina que o pré-candidato tem estar filiado no mínimo com um ano de antecedência. Portanto, este prazo termina no dia 04 de outubro deste ano. Em 2014 haverá eleição para deputado estadual e federal, governador, senador e presidente da República.

Em Nova Iguaçu, partidos e candidatos já andam se mexendo. O ex-vereador Tuninho da Padaria se filiou ao PCdoB e tentará uma vaga de deputado estadual. O também ex-vereador e presidente da legenda no município Fernando Cid, deverá concorrer a Câmara Federal. Rogério Lisboa que foi deputado federal pelo DEM, se filiou ao PR visando uma vaga na Alerj.

O vereador Maurício Morais (PMDB), presidente da Câmara Municipal não confirma, mas poderá ser candidato. Ainda não se sabe se a deputado estadual ou federal. O ex-vereador e atual secretário de Governo Thiago Portela (PSD) também aparece na lista dos pré-candidatos. O mesmo acontece com vereador Carlinhos Presidente (PDT), que deseja uma vaga na Alerj.

O deputado federal Walney Rocha (PTB) e os estaduais Rosângela Gomes (PRB), Xandrinho (PV) e Luiz Martins (PDT), que tiveram suas maiores votações em Nova Iguaçu e municípios da Baixada, deverão tentar a reeleição.

Para governador devemos ter as candidaturas de Lindbergh (PT), Garotinho (PR), Pezão (PMDB) e Cesar Maia (DEM).

Mas vamos aguardar os acontecimentos. Ainda é cedo. O certo é: para quem quiser batalhar com empenho e dedicar-se a missão, há muito trabalho, visto que a Baixada carece de uma liderança parlamentar que enfrente com determinação os dramas da região: segurança pública frágil, a vergonhosa falta d'água nos bairros, transporte deficiente, ausência de equipamentos culturais e de lazer, déficit habitacional e os problemas nas áreas da saúde, educação e saneamento básico (ainda temos muitas ruas com valas à céu aberto). 

Todavia, o jogo ainda não começou. É só um aquecimento. Tem muita estrada pela frente. Que Deus nos ajude e nos ilumine. A Baixada precisa acertar o passo.

Nota: Os deputados estaduais Wagner Montes (PSD) e Pedro Augusto (PMDB) tiveram expressiva votação aqui em Nova Iguaçu e na Baixada. Mas nunca soubemos de nenhum projeto para a região. Não sabemos se serão candidatos a reeleição e se virão novamente a Baixada em 2014 pedir voto. Vamos esperar pra ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário