domingo, 7 de julho de 2013

Você sente dor de cabeça ou coluna constantemente? Então leia essa reportagem.

Rio - Para aquela dorzinha persistente, basta tomar um analgésico que passa, certo? Errado. Problema que afeta dois milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, a dor não tratada pode virar problema crônico e sem cura. Coluna e cabeça são as áreas mais atingidas.

Marco Antônio Hélio da Silva, presidente da Associação para o Estudo da Dor do Rio de Janeiro, alerta que problemas na lombar são os mais frequentes, superando, inclusive, as dores de cabeça. Marco Antônio explica que a região, no meio da coluna, é uma das partes mais sobrecarregadas por ser o centro de gravidade do corpo. 

Sedentarismo, estresse e postura errada ao sentar e deitar são as principais causas do mal. Fazer exercícios físicos é a melhor solução. Caminhar diariamente é um excelente remédio.


A população economicamente ativa é a que mais sofre com dor lombar, devido à má postura no trabalho e ao estresse”, alerta o médico. Em segundo lugar no ranking dos incômodos, a dor de cabeça possui mais de 13 tipos diferentes, mas a maioria é causada por questões emocionais, como a tensão. Já no caso da enxaqueca, diz o especialista, as causas estão relacionadas a uma disfunção cerebral.

Nos idosos, as dores estão relacionadas à artrose, doença degenerativa que afeta as articulações, principalmente do joelho. As principais causas são sedentarismo e sobrepeso.

O médico alerta ainda que, em até seis meses, uma dor aguda pode virar um problema crônico e sem cura. “É importante procurar o médico se o incômodo permanecer por mais de uma semana”, disse.

Entre as especialidades médicas que cuidam da dor estão ortopedia, fisiatria, neurologia e reumatologia.

Fonte: Jornal O Dia - Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário