sexta-feira, 5 de julho de 2013

Audiência dá inicio a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas em Nova Iguaçu

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu foi palco de um importante ponta-pé para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas em nossa cidade.

Reunidos em audiência pública na tarde de ontem (04/07), representantes de várias bibliotecas comunitárias,estudantes, professores, representantes de editoras e membros do poder público discutiram a necessidade de elaborar o projeto, aprovar a lei com dotação orçamentária específica e implementar de verdade o plano com a finalidade de transformar Nova Iguaçu numa cidade leitora, conforme palavras da representante do Grupo Iguaçulendo Vanessa Santos, ratificadas pelo secretário de Ação Cultural.

A audiência foi conduzida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal e contou com a participação do publicitário Wagner D'Almeida, secretário municipal de Ação Cultural, que reforçou a necessidade do governo construir bibliotecas nos distritos, fomentando e democratizando acesso a leitura e a pesquisa.

A representante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas,  Malena Xavier, disse que está fazendo um diagnóstico das bibliotecas comunitárias em Nova Iguaçu, bem como da necessidade de melhorar a infraestrutura no entorno de cada uma, visando facilitar e atrair as pessoas para o espaço de leitura . O levantamento será entregue ao secretário de Ação Cultural.

A audiência foi muita representativa e animada. Houve contação de história pela educadora Jussara Oliveira, depoimentos dos jovens leitores Stefany, Nilvan e Pedro Henrique, frequentadores da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, em Rancho Fundo, e apresentação do Rap da Leitura por jovens da comunidade.

Os escritores e poetas Moduan Matus, Ivone Landim, Luiz Medina, Lírian Tabosa, o ator Marcelo Borghi e a artista plástica Neuza Dantas participaram ativamente da audiência. Medina está finalizando seu livro que será lançado na Casa de Cultura provavelmente no mês de setembro.

As jovens Carla Alves e Ana Maria Utrini, do Movimento Baixada Literária falou da trajetória e acúmulo das discussões do PMLLB e reforçou o convite para a Conferência Municipal de Cultura que acontecerá no dia 13/07, das 8 as 17 horas, no auditório da Unig.

















Um comentário:

  1. Gostaria de deixar o meu abraço ao Ferreira,que sempre esteve ao lado desta construção e que mais uma vez não deixou a desejar.

    Malena Xavier

    ResponderExcluir