quinta-feira, 27 de junho de 2013

Novo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso é empossado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, declarou empossado na tarde desta quarta-feira o jurista Luís Roberto Barroso como o novo ministro da corte. Ele assumiu vaga deixada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos em novembro do ano passado. O novo ministro vai adotar o nome Roberto Barroso, uma vez que é praxe no Supremo que os magistrados escolham apenas dois nomes.
Nascido em Vassouras (RJ) e considerado um neo-constitucionalista, Luís Roberto Barroso é o quarto ministro indicado pela presidente Dilma Rousseff para o STF. Ele é um dos mais respeitados advogados do país e reconhecido por conquistar importantes vitórias em processos de grande repercussão social. 

Graduado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ele leciona direito constitucional na instituição e também é professor convidado da Universidade de Brasília (UnB). Casado e pai de um casal de filhos, Barroso morou nos Estados Unidos, onde se tornou mestre, doutor e pós-doutor. A afinidade com o direito vem de berço. Seu pai é aposentado do Ministério Público do Rio e sua mãe, já falecida, era advogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário