sábado, 15 de junho de 2013

MJPOP - "Não existe caminho novo. O que existe é um jeito novo de caminhar". Sucesso a essa galera!!


MJPOP é uma metodologia de monitoramento de políticas públicas (saúde, educação, esporte e lazer…) facilitada por jovens (na sua maioria entre 16 e 24 anos) capacitados para facilitar um processo de  empoderamento das suas comunidades e, assim, garantir a efetivação desses direitos, através de reuniões comunitárias, conversas com poder público etc.

Essa metodologia é realizada pela Visão Mundial com o apoio dos PDAs (Programa de Desenvolvimento de Área) do Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Em 2011, o MJPOP recebeu o Certificado de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, uma instituição pública que reconhece a metodologia da Visão Mundial. Para receber o título, é necessário que o projeto tenha resultados concretos de transformação social, esteja sistematizado de uma forma que possa ser replicado em outros locais e conte com a participação da comunidade no desenvolvimento e implementação.

No total, cerca de 400 adolescentes e jovens realizam a metodologia em 34 grupos, espalhados por nove estados  no Brasil. E a idéia do projeto é expandir mais.

Acesse o website do MJPOP http://www.mjpop.com.br/ ou a comunidade dos grupos no Facebook e conheça mais sobre a metodologia e a atuação dos jovens.

Nota: A frase usada na manchete é do escritor Thiago de Melo. Ela expressa bem o trabalho dessa juventude. Como bem falou Gonzaguinha: "Eu acredito é na rapaziada. Eu ponho fé é na fé da moçada". Sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário