sábado, 8 de junho de 2013

Ferreirinha participa do debate sobre Ensino Religioso realizado pela Pastoral da Educação, em Nova Iguaçu

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, participou neste sábado, dia 08/06, do 5º Fórum Diocesano da Pastoral da Educação, cujo tema foi 'Contribuições da Pastoral da Educação numa Sociedade Pluralista'.

Com abertura feita pelo bispo Dom Luciano Bergamim, o encontro aprofundou o debate sobre a implantação do Ensino Religioso como área conhecimento científico, com qualidade e sem proselitismos, e contou com a explanação de diversos especialistas no assunto, como os professores Rodrigo Portella e Elisa Rodrigues, doutores em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), de Maria Beatriz Leal da Silva, Coordenadora de Ensino Religioso da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, do professor doutor Tarcisio Wickert, da Universidade Regional de Blumenau (SC), e ainda de Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

A diferença entre estado laico e estado laicista, foi muito bem explanada no evento, deixando claro que no Brasil a Constituição Federal prevê o estado laico, ou seja, sem religião predominante, admitindo-se o ensino religioso nas escolas. Já a França por exemplo, ao contrário, adotou o estado laicista de modo a não permitir o ensino religioso. 

"Escola é lugar de ciência, de conhecimento. É nesse contexto que a Religião deva ser ensinada nas escolas.  Não existe formação integral do cidadão sem o ensino religioso. É necessário formar cidadãos com a compreensão dos valores humanos, que valoriza a vida como bem maior.  Não é ensino como doutrina, catequese, isso é papel das igrejas e instituições religiosas, disse a professora doutora Elisa Rodrigues.

"É educar para a cidadania, para a solidariedade, a fraternidade e o respeito aos seres humanos, para se viver dignamente em sociedade", concluiu a professora Edileuza Cruz, relatando as experiências do Ensino Religioso na Escola Estadual Antonio da Silva, em Comendador Soares.

O encontro foi encerrado com uma belíssima apresentação do Coral do Nova Iguaçu Country Clube.








Nenhum comentário:

Postar um comentário