sábado, 11 de maio de 2013

Campanha de vacinação contra a gripe em Nova Iguaçu é prorrogada até 30 de maio


A Campanha Nacional contra Gripe Influenza terminou ontem, dia 10/05, em todo o Brasil. Mas em Nova Iguaçu o prazo foi prorrogado até o dia 30 de maio. Até o final do mês a vacinação estará acontecendo normalmente nos postos e unidades de saúde do município. 

Segundo a o secretario de Saúde de Nova Iguaçu Luiz Antonio Teixeira Junior, até o momento, cerca de 67 mil pessoas consideradas público-alvo foram imunizadas, o que equivale a 52% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. No município a maior procura está sendo feita por mulheres no período de pós-parto (puérperas), com uma cobertura total de 83,11%, superando a meta nacional. Em idosos e profissionais de saúde a vacinação atingiu 52%, seguidos pelas crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 50% e gestantes, com 46,25%. Os dados foram divulgados pelo Data-Sus/RJ no último dia 6 de maio. 

Para tentar alcançar a meta geral e vacinar o maior número de pessoas dentro de todo público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando a população para procurar um dos 58 postos de vacinação. O município disponibilizou 129 mil doses da vacina. “Prorrogamos a vacinação em Nova Iguaçu porque entendemos que é extremamente importante que a população se previna da gripe, em especial idosos e crianças até 2 anos, que são mais vulneráveis as doenças respiratórias durante os períodos mais frios. 
A campanha em Nova Iguaçu acontece em parceria com as equipes do programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Estratégica de Saúde da Família (ESFs) levando as vacinas nos locais que não possuem cobertura dos postos de saúde. A vacinação em Nova Iguaçu acontece das 8 às 17h. É importante que a população compareça aos postos levando carteirinha de vacinação ou o cartão do idoso. Caso não tenha, o posto de saúde fornecerá um comprovante de vacinação.

A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório através do contágio direto pelas vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos em contato com superfícies contaminadas. O vírus da Influenza é um dos causadores de cerca 75% das infecções respiratórias em crianças e idosos, sendo a principal ação preventiva a vacinação.

Fonte: ZM Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário