terça-feira, 28 de maio de 2013

Câmara de Nova Iguaçu acaba com a Eleição para Diretores de Escolas Municipais

Com 25 votos a favor e 4 votos contra, os vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovaram na sessão plenária desta terça-feira, 28/05, o Projeto de Lei nº 091/2013, de autoria do vereador Carlão Chambarelli (PSDB) que revoga a Lei 4.213/2012, pondo fim as eleições diretas para diretores de escolas municipais através do voto de professores, alunos, pais e responsáveis. O projeto previsto para entrar em pauta amanhã, foi antecipado, gerando protestos registrados em ata. O votação foi nominal.

Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), Luisinho (PCdoB), Jorge Marotte (PHS) e Carlinhos Presidente (PDT) votaram contra o projeto de Carlão Chambarelli.

Da tribuna, o vereador  Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, defendeu a permanência das eleições para diretores das escolas municipais e fez a leitura de seu parecer que teve a seguinte Conclusão: "Diante do exposto, tem-se claro que este projeto de lei, se aprovado, trará consequências danosas a melhoria da qualidade do ensino, enfraquece a relação entre escola-comunidade, prejudica a preferência do município no tocante a repasse de recursos para a educação, além de promover um grande retrocesso nas lutas e conquistas perseguidas por anos à fio, razões pelas quais, esta Comissão, após analisar e debater cuidadosamente o projeto em apreço, encaminha PARECER CONTRÁRIO ao seu prosseguimento e aprovação, por tratar-se de medida que depõe contra os avanços no ensino e na Educação. Este é o nosso parecer!".

O projeto segue agora para a sanção ou veto do prefeito Nelson Bornier (PMDB). Caso seja sancionado, vira lei. Se for vetado, volta a Câmara para ser novamente analisado e votado.  A direção do SEPE promete entrar na justiça contra a aprovação do projeto.

Clique aqui para ver a íntegra do parecer do vereador Ferreirinha.


5 comentários:

  1. De quem foram os 4 votos contra? quais os nomes dos vereadores que lutaram pelo fim da democracia nas escolas municipais de Nova Iguaçu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Post de Denison Albino no facebook
      Boa Noite!

      Caros amigos estive hoje acompanhando a Sessão na Câmara de Vereadores, especificamente para ver de perto o comportamento dos vereadores de nossa cidade em relação ao projeto de Lei do Vereador Carlão Chambarelli.
      Basicamente o projeto propõe em acabar com as eleições diretas para as direções escolares das 127 escolas Municipais, eleições essas que contam com a participação popular de pais e de alunos das comunidades escolares.
      Infelizmente o projeto foi aprovado apenas 4 vereadores foram a favor da gestão democrática e da participação popular, os vereadores: Luisinho Vereador, Ver Carlinhos Presid, Marotte Já É e Carlos Ferreira. A vocês meus parabéns em ficarem ao lado da democracia.
      Por outro lado, outros 25 vereadores: Anderson Santos, Marquinhos da Tia Megue, Marcos Rocha, Eduardo do Doce, Gerciano, Mauricio Morais, Alcemir Gomes, Fabinho Maringá,Giane Jura, Dr. Cacau, Marcelinho Amigo das Crianças, Carlão Chambarelli, Fernandinho Moquetá, Denilson Ambrosio, Rael o Amigão do Coração, Neizinho Irmão, Juninho do Pneu, Fabio Rodilândia, Arthur Legal, Jorge de Austim, Renato do Mercado, Marcelo Nozinho, Gilson Cunha, Flavinho e Henrique Neves. Votaram a favor do coronelismo que é a cara do atual prefeito, votaram a favor do retrocesso.
      Só para finalizar o Vereador Carlão Chambarelli diz que no texto do Mec, consta que nas escolhas das direções escolares devem prevalecer; caráter técnico, gestão democrática e participação popular. Fica a pergunta: O que é mais participativo e democrático: as eleições nas escolas com a participação da comunidade, ou as escolas voltarem a ser curral eleitoral do prefeito e dos vereadores? Os vereadores que votaram a favor dessa lei disseram que a comunidade escolar é incapaz de decidir sozinha o que é melhor para seus filhos; que paternalismo marca registrada dos antigos coronéis. Acredito piamente que a Educação moral e intelectual colocará o Brasil no topo do mundo mas pelo que vi hoje teremos ainda muito trabalho.
      12Curtir · · Compartilhar

      Excluir
  2. Boa Noite!
    Momento de indignação na Educação de Nova Iguaçu.
    Como servidora desse município me sinto envergonhada com essa decisão,é um retrocesso no processo educacional humanista,justo e igualitário.
    Parabéns aos que votaram contra.
    Continuem lutando por uma educação de qualidade,pois estão enterrando essa instituição em um município onde a escola é o único degrau para ascenção social.Um povo sem saúde , assistência e educação é um povo sem vida.
    Salvem a educação do nosso município,revejam seus secretariados.
    Um grande abraço ao vereador Ferreirinha,homem incansável.
    Professora de Nova Iguaçu

    .

    ResponderExcluir
  3. Os vereadores que votaram a favor dessa lei disseram que a comunidade escolar é incapaz de decidir sozinha (sic) Denison Albino

    Quer dizer que a comunidade é incapaz de decidir a direção de uma escola, mas pode votar em Presidentes, governadores, Senadores, Deputados, prefeitos e "vereadores" ne????
    TÁ "SERTO" !
    Com S mesmo!!
    #Lamentavel
    Fernanda Sousa.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber, por que a SEMED não convocou mais professores concursados de 2012 para o segundo semestre?

    ResponderExcluir