Rio -  A Prefeitura de Nova Iguaçu promete dar um fim aos constantes congestionamentos no trânsito do Centro da cidade. Um choque de ordem para acabar com o transporte pirata e as bandalhas é o que promete o coronel PM Almir da Costa, subsecretário de Transporte de Nova Iguaçu.
Neste domingo, às 15h, no campo do Nova Iguaçu Futebol Clube, no Moquetá, uma reunião entre o prefeito Nelson Bornier, o subsecretário Almir da Costa, e motoristas do transporte alternativo e de táxis, será o pontapé inicial para apontar solução para um dos maiores problemas da cidade: a falta de fiscalização ao transporte irregular.
“Os motoristas terão que se adequar às normas previstas na lei, sob pena de sanções, com ações de repressão através de nossos agentes de trânsito”, disse Almir da Costa.
Na Avenida Marechal Floriano Peixoto, prefeitura estuda mudança de pontos de ônibus | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Na Avenida Marechal Floriano Peixoto, prefeitura estuda mudança de pontos de ônibus | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O coronel prometeu fazer um pente-fino para identificar a real situação dos motoristas de Kombis e vans cadastrados na prefeitura. “Queremos saber quem, de fato, está legal”, prometeu.
Ele disse que pedirá ajuda ao 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), da Polícia Militar, nas operações de repressão ao transporte irregular. De acordo com o subsecretário, os bairros de Cabuçu, Miguel Couto, Prados Verdes, Km 32 e o Centro de Nova Iguaçu são os que apresentam mais problemas em relação ao transporte alternativo.
Além de reprimir a irregularidade, o coronel pretende intensificar a fiscalização de agentes de trânsito nos principais pontos de congestionamento, como a Via Light, os cruzamentos da Avenida Marechal Floriano Peixoto, a Rua Nilo Peçanha e o Viaduto da Posse, próximo à Rodovia Presidente Dutra.
Márcio Batista Marinho, 40 anos, morador do bairro da Posse, disse que no Natal passado, até desistiu de fazer suas compras em Nova Iguaçu devido aos engarrafamentos. “Decidi ir para Madureira. Levo o mesmo tempo para chegar até lá, mas, pelo menos, não me estresso no trânsito ”, explica ele.