sexta-feira, 29 de março de 2013

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul querem reforma de ONU e FMI


Os chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) anunciaram na última quarta-feira (27/03) a criação de instrumentos para tentar blindar o bloco contra crises econômicas. O presidente da África do Sul e anfitrião do encontro, Jacob Zuma, confirmou a criação de um fundo de US$ 100 bilhões para ser usado em caso de emergência e anunciou o sinal verde para a constituição de um banco de desenvolvimento do bloco, mas sem data para sair do papel.

Também foi anunciado a criação de um conselho empresarial com cinco representantes de cada país. Do Brasil, participarão Banco do Brasil, Gerdau, Vale, Marcopolo e Weg.

O bloco reforçou ontem o discurso pela reforma do FMI. A declaração também reitera a recomendação pela reforma da ONU, inclusive do Conselho de Segurança, "com a visão de torná-la mais representativa, efetiva e eficiente para responder melhor às mudanças globais". China e Rússia reiteraram a importância de incluir o Brasil, Índia e África do Sul nos assuntos internacionais.

Fonte: Interjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário