domingo, 24 de fevereiro de 2013

Opinião - Corínthians tem que ser eliminado da Libertadores (Sobre o disparo do rojão que matou um menino de 14 anos no jogo Corinthians x San José, na Bolívia)














Tenho acompanhado as notícias sobre o lamentável episódio ocorrido no jogo Corinthians x San José, da Bolívia, no último dia  20/02, pela Copa Libertadores da América, quando um jovem de 14 anos de idade,  Kevin Beltran Espadatorcedor do time boliviano, foi atingido por um rojão (sinalizador/foguete), ao que parece, lançado pela torcida visitante. O  garoto veio a falecer a caminho do hospital. Segundo o informado até agora, o rojão foi mesmo atirado por torcedores do Corinthians, razão pela qual doze pessoas estão presas e impedidas de deixar o país.

O fato me doeu profundamente. Deu nó na garganta, e muita tristeza. Um jovem se prepara, compra o ingresso, combina com os amigos, avisa os familiares, entra no estádio para torcer pelo seu time, se alegrar com a vitória ou se entristecer com a derrota. Enfim, emocionar-se, sorrir, gritar...  Mas de lá, não volta mais para casa, está morto, vítima de ato abominável, inconsequente, desmedido e selvagem, de pessoas que não sabem viver em sociedade, que se incomodam com a alegria e com a emoção de outrem...

O caso ainda está sendo apurado, investigado. É imprescindível que se faça com desvelo e esmerada responsabilidade, doa a quem doer. E se acaso ficar comprovado a culpa de torcedor ou torcedores do time brasileiro, não tenho nenhuma dúvida, a punição tem que ser exemplar para que nunca, nunca mais fato semelhante ou outro se repita.

E punição exemplar neste caso, não é a Conmebol punir o Corinthians com jogos de portões fechados, não é isso. A televisão vai transmitir o jogo. O vândalo ou os vândalos assassinos terão acesso a partida. E já pensou se o destino reservar uma final entre esses dois times?  Que situação, que clima... Meu Deus!

Minha opinião é que o Corinthians, como qualquer outro time, cuja torcida venha a cometer atos bárbaros e irresponsáveis como este, espalhando dor e tristeza num palco reservado a alegrias e emoções, deva ser sumariamente eliminado da competição e impedido de participar de competições organizadas pela Conmebol no ano seguinte. Creio que assim, com infrator ou infratores, o time e a torcida severamente responsabilizados e punidos,  deixaremos de assistir a tantos atos de violência nos estádios,  resultando em   gritos de dor e de luto.

*Carlos Ferreira, o Ferreirinha, torce pelo Bangu. É apaixonado por política  e futebol. Mas muito mais pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário