domingo, 3 de fevereiro de 2013

Frei Betto: Como Envenenar as Crianças - Ótimo artigo publicado no Jornal O Dia deste domingo


'Muito além do peso’, documentário de Estela Renner, é obrigatório ser visto em escolas e por famílias. Jamais assisti a um filme tão pedagógico sobre alimentação infantil. Nossas crianças estão sendo silenciosamente envenenadas por ingerir bebidas e comidas nocivas. Todas anunciadas na TV e na Internet, de modo a criar hábitos de consumo.
Embora a legislação de muitos países já proíba publicidade de alimentos prejudiciais à saúde das crianças, o governo brasileiro teima em ficar submisso à pressão das empresas produtoras.
No Brasil, 30% das crianças apresentam sobrepeso, e 15% delas já são obesas. Cresce  de modo alarmante a incidência de obesidade infantil, colesterol alto, distúrbios glandulares, diabetes tipo 2 e cânceres, sem que se consiga dar um basta à indústria do envenenamento saboroso.
Estes dados falam por si: embalagem de 300 gramas de sucrilhos contém 120 g de açúcar. Ou seja, 40% do produto é puro açúcar. Pacote de 200 g de batatas fritas contém 77 g de gordura. Ou seja, 38,5% do produto são pura gordura. Um tubo de biscoito recheado contém 30 g de gordura e 50 g de açúcar, o que equivale ao consumo de oito pãezinhos franceses.
Nas embalagens quase nunca aparece a palavra “açúcar”. É substituída por “carboidrato”. A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou dois importantes projetos de lei: proibir a venda de lanches associados à oferta de brindes ou brinquedos, e a publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis (pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio) em TVs e rádios das 6h às 21h, e em qualquer horário nas escolas públicas e particulares. Espera-se a sanção do governador Geraldo Alckmin.
Frei Betto é escritor, autor, em parceria com Maria Stella Libanio Christo, de ‘Saborosa viagem pelo Brasil’ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário