sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Desembargadora Letícia Sardas é a primeira mulher na Presidência do TRE-RJ


A desembargadora Letícia de Faria Sardas tomou posse na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 31. "O tempo em que vivemos é uma conquista dos direitos das minorias, independentemente do sexo, da cor, da opção sexual, da religião", discursou a desembargadora, que se tornou a primeira mulher a assumir o mais alto cargo da Justiça Eleitoral fluminense. Ela anunciou, entre suas principais metas, a criação da Secretaria de Segurança e Inteligência, com atribuição de mapear as áreas do Estado ainda sob domínio das milícias e do tráfico e coibir a formação de currais eleitorais.
Para a desembargadora Letícia Sardas, o combate à influência dos milicianos é prioritário, porque esses grupos criminosos costumam lançar candidatos. "A milícia busca representação parlamentar, ao contrário do tráfico, que é a barbárie, uma violência desorganizada", explicou a presidente do TRE-RJ. Para comandar o trabalho de mapeamento, a desembargadora adiantou que irá nomear o delegado da Polícia Federal Pedro Berwanger, atual presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg).
Além de atuar contra o que denominou de "Estado paralelo", a Secretaria de Segurança e Inteligência do TRE-RJ também fiscalizará os centros sociais que venham a ser utilizados para fins eleitoreiros. "Muitas vezes essas instituições têm vínculos indiretos com políticos, pois são operadas por parentes ou pessoas a eles ligadas", disse. No período eleitoral, os dados levantados vão servir para avaliar se há candidatos de alguma forma associados a um desses centros sociais. Nos casos em que o vínculo for constatado, o local será fechado por determinação da Justiça Eleitoral. "Vamos mapeá-los, para coibir o assistencialismo político", afirmou.
Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário