domingo, 20 de janeiro de 2013

Morador envia sugestões para melhorar o transporte público em Nova Iguaçu

Preocupado com a questão do transporte público em Nova Iguaçu, o morador Michel Araújo, envia-nos sugestões para a melhoria das condições do deslocamento e da qualidade dos ônibus que circulam e saem de nossa cidade em direção a outros municípios. Eis o o texto enviado:

 "Vereador Ferreirinha desde já mando um abraço e venho dar uma sugestão ao transporte público em Nova Iguaçu. É fato que é totalmente carente o nosso município em transporte público e disso já sabemos, mas é triste ver que nossos vizinhos, como Caxias,  tem tantas linhas de ônibus que alimentam não só Caxias como a Baixada e os demais locais do RJ. NOVA IGUAÇU precisa URGENTEMENTE de ônibus para São Gonçalo, Ilha do Governador, Bonsucesso, Saens Peña, Taquara e Campo Grande. Não aguentamos mais ficar 3 HORAS em pé fazendo baldeações em ônibus calorento e mal conservados. Porquê não estender as linhas 551 PENHA X NOVA IGUAÇU até Bonsucesso?? Porque não estender linha 546 Praça Seca x NOVA IGUAÇU até Taquara ambas da Viação NOSSA SENHORA DA PENHA. Porque não estender a 134 Vila Isabel da EVANIL até Saens Peña. Porque não a Rio Minho colocar de Niterói até São Gonçalo.Têm muita gente que mora aqui e trabalha em São Gonçalo e na zona oeste como Freguesia, Taquara, Recreio. Acredito em você, que foi um dos cabeças ao trazer o POUPA TEMPO para aqui, e acredito numa movimentação sua com dedicação e carinho para o transporte público em NOVA IGUAÇU. Podemos fazer uma campanha junto com o senhor vereador a respeito disso, acho uma boa ideia e traria ainda mais um legado seu ao povo iguaçuano que o vê com bastante carinho. Desde já um grande abraço e fica aqui meus pedidos e de toda a população iguaçuana! Abraços. Michel Araújo."














Sobre este importante tema, primeiro agradecemos ao Michel pelas sugestões. Em segundo, informar o seguinte: o vereador tem atuação circunscrita a área do município, ou seja, neste caso, só poderá legislar sobre o transporte público municipal (linhas que circulam dentro da cidade). O transporte intermunicipal (que liga duas ou mais cidades), fica a cargo de legislação estadual.

Entretanto, isso não impede que o vereador e a Câmara façam o debate, levantem  as carências e busquem as soluções que melhor atendam aos moradores do município junto ao governo do Estado ou ao governo Federal, a exemplo da luta que estamos travando para trazer o Rio Poupa Tempo e a que travamos há dez anos atrás, para trazer o Campus da Universidade Federal Rural para Nova Iguaçu. 

Transporte, trânsito e a mobilidade urbana são temas intrigantes, estão na ordem do dia em todo o Brasil, sobretudo nas cidades das regiões metropolitanas. A melhoria da qualidade de vida da população, o desenvolvimento econômico sustentável, a questão ambiental entre outras, estão intimamente ligadas ao tema que o Michel Araújo, em boa hora, nos estimula a trabalhar em sua direção.


Um comentário: