quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cabuçu tem nova unidade escolar: Escola Municipal Professora Maria Cândida Sobreira Viana

Prof. Mª Cândida
A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou, na sessão extraordinária ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 30/01, a criação de duas unidades escolares, que passam a funcionar a partir da volta as aulas, após o carnaval. Uma em Cabuçu e outra no Parque Boa Ventura, antes do Km 32.

Em Cabuçu, foi criada a Escola Municipal Professora Maria Cândida Sobreira Viana, sediada nas dependências do antigo Colégio Paroquial, de propriedade da Diocese de Nova Iguaçu. O imóvel foi cedido por meio de um contrato de comodato (empréstimo gratuito).

Sr. Rui Viana entre os vereadores Chambarelli e Ferreirinha
A escolha do nome da nova escola foi uma justa homenagem a Maria Cândida Sobreira Viana, servidora pública municipal durante 33 anos, lecionando na E.M. Monteiro Lobato e em escolas da rede estadual, fundadora do Centro de Ciências de Nova Iguaçu (CECINI), colaboradora do projeto 'Hora do Recreio' (encarte de cunho educacional publicado semanalmente pelo Jornal Hoje), revisora de livros didáticos sobre Biologia, publicados pela Editora Saraiva. Candida foi também secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer no segundo governo do prefeito Nelson Bornier.

A votação do projeto contou com a presença emocionada do senhor Rui Viana, esposo da saudosa professora Maria Cândida, que faleceu no dia 04 de fevereiro de 2008.

A outra escola criada chama-se E. M. Alfredo Pereira de Magalhães, e fica na Rua Dona Chena, nº 15, no Bairro Boa Ventura. A Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), deu parecer favorável aos projetos.



8 comentários:

  1. BOM DIA QUERIDO VAI PRECISAR DE DIRETORA,SE FOR PODE ME CHAMAR ,TEL 93404430 OK.PROFESSORA EUNICE BELGA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Nova Iguaçu, felizmente, tem eleição direta para direção das escolas municipais. Entretanto, em se tratando de escola nova, a direção é indicada, até o advento do processo eleitoral escolar. No entanto, a indicação é uma prerrogativa exclusiva do chefe do Poder Executivo, que o prefeito. Um abraço. Obrigado pelo contato com o nosso blog.

      Excluir
  2. TIAGO LIMA

    PONTO POSITIVO PARA EDUCAÇÃO!

    QUEM É MORADOR DE CABUÇU , SABE MUITO BEM AS DIFICULDADES DOS PAIS EM CONSEGUIREM UMA VAGA, NA REDE BÁSICA DE ENSINO, PARA SEUS FILHOS ESTUDAREM.BASTA DIZER QUE NA REGIÃO CENTRAL DE CABUÇU SÓ HAVIA UMA ÚNICA UNIDADE ESCOLAR,E.M ABÍLIO RIBEIRO, OU SEJA, INCOMPATÍVEL COM A REALIDADE DO LOCAL.POR VEZES, OS PAIS JUNTO COM ALUNOS, TERIAM QUE PEGAR ÔNIBUS, OU CAMINHAREM DISTÂNCIAS QUILOMÉTRICAS PARA CHEGAR A ESCOLA.COM A INSTALAÇÃO DA NOVA UNIDADE IRÁ FACILITAR E MELHORAR A VIDA DA POPULAÇÃO DA REGIÃO!
    ISSO NOS REVELA ,TAMBÉM, A POSSIBILIDADE DE MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS SALAS DE AULA. QUERENDO UM FUTURO DIGNO,COM MAIS OPORTUNIDADES,SONHANDO EM MUDAR A HISTÓRIA DE SUAS VIDAS E DAS FAMÍLIAS TAMBÉM!
    SE HÁ UM ASSUNTO UNÂNIME ENTRE ECONOMISTAS, SOCIÓLOGOS, PEDAGOGOS, HISTORIADORES...ENFIM, DAS CADEIRAS ACADÊMICAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS. ESSE,INDUBITAVELMENTE, É A EDUCAÇÃO.SÓ ELA É CAPAZ DE TRANSFORMAR UMA SOCIEDADE, COM MAIS OPORTUNIDADES E PROGRESSO.

    PS.;LEMBRANDO SEMPRE: NÃO BASTA O QUANTITATIVO É NECESSÁRIO, PRINCIPALMENTE, O QUALITATIVO.

    “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”
    Paulo Freire

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe senhor vereador a franqueza,mandei vários comentários a respeito do assunto concurso de merendeira 2012,muito me admira que o senhor que preside a educação representante legal do povo,não deu importância ao assunto quando lhe pedi que o senhor por gentileza com sua influência visse nossos direitos como concursados da educação,com atual prefeito.Convocações já ! O que mais dá indignação que o Diário Oficial do dia 26/01 saiu uma licitação de empresa para contratação para merenda.Gostaríamos que o senhor como representante legal da nossa casa,se pronuncia-se a nosso favor.Conciência,justiça e Dignidade!Por mais muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas. Nosso blog não costuma publicar comentário sem identificação, ou seja, de anônimos. Essa é uma exceção. Estou agendando uma reunião com o secretário municipal de Educação para tratarmos do assunto. A par das informações, farei uma publicação a cerca do tema. Obrigado pelo contato. Peço por favor, identificação. Ainda que seja no final do texto. Um abraço.

      Excluir
  4. Sabia que o senhor não ia faltar ! Pois anos atrás estive no seu gabinete e fui muito bem atendida,inclusive foi sobre o pagamentos das merendeiras que estava atrasado na época da cooperativa.O assunto foi logo solucionado.Desde já agradeço a sua atenção,pois acompanho todos os dias o seu blog e acho muito importante esse contato entre o politico e o povo!Mais uma vez quero lhe agradecer a sua atenção e com certeza todos dias estarei aqui aguardando uma resposta do senhor!Demais meus cumprimentos de felicitações! Ass;Maria

    ResponderExcluir
  5. Se liga na escola de Cabuçu...Nunca vi nomear numa unidade escolar, secretária sem curso de secretário escolar. Comunidade tamos de olho!!!!!

    ResponderExcluir