segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Câmara Municipal de Nova Iguaçu pode ter chapa única para presidente amanhã

Amanhã, dia 1°de janeiro, após a posse dos eleitos, os vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu se reúnem para eleger o presidente da Mesa-Diretora. Até o presente momento só se tem conhecimento da candidatura do vereador Maurício Morais (PMDB). O outro grupo, encabeçado pelo vereador Anderson Santos (PDT), ainda não conseguiu montar sua chapa.

Se nenhuma outra chapa for apresentada até o início da sessão, que deve ter início às 9 horas, Maurício Morais será eleito presidente em chapa única, juntamente com os demais integrantes da Mesa-Diretora: Marcelo Nozinho (1° vice-presidente), Fabinho Maringá (2° vice-presidente), José Carlos Cacau (1° secretário) e Marcelinho (2º secretário).

O prefeito Nelson Bornier (PMDB) indicou o vereador Carlão Chambarelli (PSDB) para ser o líder do governo na Câmara.


domingo, 30 de dezembro de 2012

Paulinho Leopoldo será o novo secretário municipal de Educação

O professor Paulo de Tarso Machado de Barros, o Paulinho Leopoldo, será o novo secretário de Educação do governo do prefeito Nelson Bornier. O convite lhe foi feito ontem a tarde e Paulinho aceitou o imenso desafio.

O Blog do Ferreirinha alegra-se com essa informação, pois o professor Paulinho Leopoldo é uma pessoa dedicada, culta, qualificada e tem muita experiência no campo da educação. Cremos que esta pasta estará em boas mãos e desde já parabenizamos o prefeito Nelson Bornier pela excelente e feliz escolha.

Ao professor Paulinho Leopoldo as nossas felicitações e os votos de êxito nesta desafiadora empreitada. E como dizia o saudoso padre Agostinho Pretto: "Vamos em frente. Coragem, coragem...".


sábado, 29 de dezembro de 2012

Comissões Permanentes: Importante instrumento de trabalho dos vereadores na Câmara Municipal

Com já foi dito aqui, no dia 1º de janeiro de 2013, vinte e nove vereadores iguaçuanos tomam posse e depois se reúnem para decidir quem será o Presidente da Casa e os  demais componentes da Mesa-Diretora. Neste dia também uma outra discussão estará em pauta: a composição das Comissões Permanentes.

Trata-se de um importante instrumento de trabalho parlamentar. De acordo com o artigo 63 do Regimento Interno, as "Comissões Permanentes têm por objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame e sobre eles emitir parecer".

Atualmente a Câmara de Nova Iguaçu possui 20 comissões permanentes, que serão preenchidas por indicação dos líderes de bancada  ou de blocos para um mandato de dois anos, observando-se sempre a representação proporcional partidária.

Cada comissão é formada por três membros efetivos, sendo um presidente e dois vice-presidentes, com exceção das comissões constantes dos números 1, 2 e 7, que contam com cinco membros cada uma, em função do volume de trabalho.

Veja quais são as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Nova Iguaçu:

1. Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania;
2. Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomada de Contas;
3. Comissão de Obras e Urbanismo;
4. Comissão de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia;
5. Comissão de Transporte e Trânsito;
6. Comissão de Defesa do Consumidor;
7. Comissão de Educação e Cultura;
8. Comissão de Saúde;
9. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude;
10. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;
11. Comissão de Servidores Públicos
12. Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência;
13. Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego;
14. Comissão de Combate a Desigualdade Racial;
15. Comissão de Promoção e Assistência Social;
16. Comissão de Habitação e Serviços Públicos;
17. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar;
18. Comissão de Segurança Pública e Prevenção da Violência;
19. Comissão de Esporte, Turismo e Lazer;
20. Comissão para Assuntos Religiosos.

Pelo regimento, as comissões devem se reunir semanalmente, elaborando ata do resultado do seu trabalho. Estas reuniões são públicas.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Clima Tempo: Dê olhada na previsão do tempo para Nova Iguaçu neste finalzinho de ano. Programe-se! Feliz 2013!

Sábado, 29/12
Nascer do sol:06h11Pôr do sol:19h42
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 37ºMin 26º
  • 5mm
    80%
  • N
    10km/h
  • 69%35%
Índice UV: Muito Alto
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Ver mais dados
Domingo, 30/12
Nascer do sol:06h11Pôr do sol:19h42
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 37ºMin 26º
  • 0mm
    0%
  • N
    7km/h
  • 73%31%
Índice UV: Extremo
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Segunda-Feira, 31/12
Nascer do sol:06h12Pôr do sol:19h42
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 38ºMin 26º
  • 0mm
    0%
  • N
    8km/h
  • 60%27%
Índice UV: Extremo
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Terça-Feira, 01/01
Nascer do sol:06h12Pôr do sol:19h43
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 38ºMin 24º
  • 0mm
    0%
  • N
    9km/h
  • 60%29%

Maurício Morais é indicado para disputar a presidência da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu

Conforme se previa, as  articulações para eleger o novo presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu já começa definir nomes para a disputa no dia 1º de janeiro de 2013. Depois de uma longa reunião realizada na tarde desta quinta-feira, o grupo de vereadores ligados a prefeito Nelson Bornier resolveu indicar o vereador Maurício Morais (PMDB) para presidente.

Resta agora saber qual nome será indicado pela chapa do grupo liderado por Anderson Santos (PDT) e Marcos Rocha (PDT). Integram também este grupo os vereadores Denilson Ambrósio, Jorge Marotte, Neizinho Irmão e Fernandinho Moquetá.

O Bloco Parlamentar formado por PT e PCdoB, com quatro vereadores, não vislumbra lançar nomes para a disputa da presidência.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Posse do Prefeito, da Vice-Prefeita e dos Vereadores eleitos será dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal e depois na RioSampa.

No dia 1º de janeiro de 2013, as 9h da manhã, o prefeito Nelson Bornier, a vice Dani Nicolasina e os 29 vereadores eleitos serão empossados formal e oficialmente em seus respectivos cargos no plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Cada empossado poderá levar três convidados, tendo em vista o local não comportar um grande público. A cerimônia será presidida pelo vereador Marcos Rocha por ser o vereador com mais idade entre os empossados, conforme manda a lei.


Entretanto, a partir das 16h, na casa de espetáculos RioSampa, haverá a continuidade da cerimônia, agora de forma festiva e descontraída. Para esta segunda parte, cada empossado recebeu trinta convites. Desejamos aos  novos legisladores e administradores da nossa cidade, os melhores votos de uma gestão plena de sucesso, de forma que haja substancial melhoria da qualidade de vida de nosso povo. Parabéns!!!


Começam as articulações para eleger o novo presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu

Passado os festejos  natalinos, as discussões para eleger o novo presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu devem ganhar contornos mais nítidos. É que, conforme consta da Lei Orgânica e do Regimento Interno, no dia 1º de janeiro, logo após a posse formal do prefeito, vice-prefeita e dos vereadores, sob a presidência do vereador mais idoso, neste caso o vereador Marcos Rocha (PDT), os vereadores se reúnem em sessão plenária para escolher os membros da Mesa Diretora (Presidente, 1° Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1° Secretário e 2º Secretário).

Pelo que se observa, até o presente momento as articulações estão acontecendo, mas sem grandes estardalhaços. Pelo lado do prefeito eleito, o nome de Maurício Morais (PMDB) é o mais cogitado. Mas há quem fale em Marcelo Nozinho (PSD), Dr. Cacau (PSD) e Carlão Chambarelli (PSDB). Do outro, um grupo vem se reunindo tentando construir um nome que os unifique para apresentar uma chapa. Os vereadores Anderson Santos (PDT) e Marcos Rocha (PDT) que já manifestaram o  desejo pela presidência, integram este grupo.

Neste final de semana, os quatro vereadores que compõe as bancadas do PT e do PCdoB (Arthur Legal, Ferreirinha, Henrique Neves e Luisinho) se reuniram e formaram um bloco parlamentar para atuar conjuntamente na Câmara. Eles pretendem ouvir todos os candidatos a presidente e decidir em bloco em quem votar.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

'Viver Com Fé' - Entrevista com Leonardo Boff, hoje a noite no canal GNT

Teólogo, ex-frei franciscano, professor de inúmeras universidades e autor de mais de 90 livros no mundo inteiro, Leonardo Boff tornou-se conhecido para além de sua atuação no universo religioso. Famoso também por seu envolvimento com causas sociais e ambientais, ele é o convidado do último programa do ano e conversa com a apresentadora Cissa Guimarães sobre sua relação com a fé.

"(...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."
-Casamento entre o céu e a terra. Salamandra, Rio de Janeiro, 2001. pg 09.

A entrevista vai ao ar a partir das 20 horas, no canal GNT (TV por assinatura). Vale a pena assistir. É um grande presente de final de ano. 

Nota de falecimento: Tuninho Távora, ex-vereador de Nova Iguaçu

Antonio Cardoso Távora, popularmente conhecido como Tuninho Távora, faleceu na manhã de hoje em Nova Iguaçu. Adoentado, estava internado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. Ele foi vereador nas legislaturas de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Portanto, tive a honra de tê-lo como meu colega de parlamento, conforme mostram os registros do site da Câmara Municipal. O sepultamento será hoje, às 17:30 horas, no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu. Aos familiares do saudoso Tuninho Távora, os nossos sentimentos de pesar.

VEREADORES EM 1997 (1997 - 2000)
. Acarisi Ribeiro Guimarães
. Ailton Gaio
. Alarico Rodrigues Nogueira
. Antonio Cardoso Távora
. Cândido Rodrigues dos Reis Filho
. Carlos Roberto Ferreira
. Célio Arnaldo de Almeida Carreiro
. Daniel Eduardo da Silva
. Flávio Nakandakare de Oliveira
. Jesué Pereira de Brito
. João Ricardo Veloso Costa
. Jorge Ferreira Campos
. Jorge Manuel Fernandes Pereira
. José Francisco de Figueiredo
. Mario Pereira Marques Filho
. Mauricio Morais Lopes
. Maurílio de Oliveira
. Nagi Almawy
. Rogério Martins Lisboa
. Sebastião Corredeira
. Wardeley Rosa
Obs.: Suplentes assumiram: Francisco de Andrade Filho, Hamilton Mello, José Rechuem,
Marco Aurélio Rocha da Costa, Paulo de Tarso Machado de Barros.
Fonte: Atas, Arquivo da C.M.N.I.

Orçamento de Nova Iguaçu para 2013 será votado só em janeiro

Caberá aos novos vereadores, que serão empossados no dia 1º de janeiro de 2013, a apreciação e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Estimado em R$ 1 bilhão e 118 milhões, o orçamento para o próximo ano foi preparado pelos técnicos do governo da prefeita Sheila Gama, conforme previsão legal. Entretanto, os membros da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara entenderam que melhor seria deixar a votação para janeiro, pois dará oportunidade para o novo governo fazer as alterações que entender necessárias para melhor administrar a cidade.

Conforme prevê a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara, sem votar a Lei Orçamentária a Câmara não pode entrar em recesso. Assim sendo, os vereadores empossados já terão uma grande missão para iniciar os trabalhos legislativos. 


Novo salário mínimo de R$ 678,00 entra em vigor a partir de 1º de janeiro

A presidente Dilma Rousseff já assinou o decreto que reajusta o novo valor do salário mínimo em todo o país. A partir do dia 1º de janeiro de 2013, ele passará de R$ 622 para R$ 678. O reajuste foi de 9%.O valor é calculado segundo uma regra que leva em consideração a inflação do ano anterior ao ajuste e a variação do Produto Interno Bruto (PIB - soma de todas as riquezas produzidas no País) de dois anos antes. Para 2013, o cálculo é feito com base nos 2,7% de crescimento da economia em 2011 mais a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 6,1% neste ano.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

E um menino nasceu e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.


1Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.
2O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.
3Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.
4Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã.
5Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo.
6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Bíblia Sagrada: Isaías cap. 9, vers. 1 a  6


Mensagem de boas festas do Blog do Ferreirinha


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Missa e peça teatral na Catedral de Nova Iguaçu na véspera do Natal

Nesta segunda-feira, dia 24, véspera do Natal, a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, em Nova Iguaçu, vai apresentar na missa das 19 horas, uma peça teatral falando sobre o nascimento de Jesus, encenada por vários jovens da comunidade. Pela grande animação dos jovens atores, será um grande e bonito espetáculo.

O bispo diocesano Dom Luciano Bergamin convida a todos e todas para participarem deste grande momento de fé, arte, história e cultura.

Na terça, dia 25, haverá missa às 8, 10 e 19 horas. A Catedral de Nova Iguaçu fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2262, no centro de nossa cidade.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Teatro: 'O Natal Encantado da Bela e a Fera'. Hoje, a partir das 16 horas, em Nova Iguaçu


A Casa de Cultura de Nova Iguaçu - Teatro Sylvio Monteiro, fica na Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu. Bom espetáculo. Divirtam-se!



sábado, 22 de dezembro de 2012

E o mundo não acabou ontem, como previa o calendário maia...

Entretanto, encontrei a justificativa abaixo nas redes sociais. Me parece bastante interessante...


Feliz Natal e Boas Festas a todos os amigos e amigas do Blog do Ferreirinha!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Nelson Bornier é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada


O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) tem um novo presidente. Numa reunião realizada ontem entre os prefeitos da região, o prefeito de Nova Iguaçu Nelson Bornier foi escolhido por unanimidade para presidir o órgão no biênio 2013/2014. Nestor Vidal, prefeito de Magé, foi escolhido para ser o vice-presidente, cabendo ao prefeito Max Lemos. de Queimados, presidir o Conselho Fiscal, cargo que já exercia.

O que é o Consórcio?

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense - CISBAF, formado em 2000, representa o esforço conjunto de 12 municípios da região (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica) para superar os problemas comuns na área de saúde e contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS.

O consórcio é um instrumento de gestão e articulação das redes de saúde na Baixada Fluminense. Através do consórcio os gestores discutem problemas comuns com o objetivo de encontrarem soluções, e elaboram os projetos regionais para captação de recursos de investimento.


Clique aqui e saiba mais sobre o Cisbaf: http://www.cisbaf.org.br/institucional.html

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O melhor presidente da história do Brasil com o futuro governador do estado do Rio de Janeiro. Que Deus os abençoe e proteja de todos os males. Amém!

O senador Lindbergh Farias participou hoje (20/12) do churrasco de confraternização de final de ano do ex-presidente Lula e de Dona Marisa, que reuniu os conselheiros e funcionários do Instituto Lula.




Denise e Dênys encerra 2012 com show de forró nesta sexta-feira

A dupla forrozeira Denise e Denys dos Teclados fará nesta sexta-feira, dia 21, o último show do ano de 2012. Sob o comando do produtor artístico Gelson Jóia, a dupla subirá ao palco a partir das 19 horas, indo até a meia noite, cantando o melhor do forró. "Este será um super-show. A moçada vai dançar prá valer. Vamos celebrar nossas vitórias, nossas alegrias no ano que se encerra e brindar a festa do nascimento de Jesus Cristo e o Ano Novo com muita música e animação", diz a vocalista Denise.

A dupla Denise e Denys completou 10 anos de carreira neste ano, sendo homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, pelo grande sucesso alcançado ao longo de uma década.

O local do evento é no Galpão da Rua Francisca Melo, nº 30, no centro, Nova Iguaçu (atrás do Supermercado Intercontinental). Você não pode perder. Traga seus familiares e amigos. Vai ser muito bom!


Lindbergh: "O Rio obteve hoje uma vitória histórica"


O Rio venceu hoje mais uma batalha na luta em defesa dos royalties. Reunião marcada para esta quarta-feira (19) para análise de vetos presidenciais pendentes, entre eles o referente à distribuição dos royalties de petróleo, foi encerrada sem deliberações.

Lindbergh, que trabalhou ativamente pela manutenção do veto e, portanto, das regras atuais, comemorou a vitória. “A batalha desta semana valeu por um ano”, salientou. Isto porque a derrubada do veto, como queriam os estados não produtores de petróleo, significaria perdas no orçamento do Rio já no próximo ano. “Tivemos uma vitória muito importante”, acrescentou.

O veto da presidenta Dilma ao projeto de distribuição dos royalties de petróleo, recentemente aprovado no Congresso, assegurou aos estados produtores de petróleo os royalties de áreas já licitadas. Os estados não produtores queriam derrubar esta regra. Mas prevaleceu hoje, no Congresso, a tese de que a maioria não estava amparada na Constituição e no Regimento, o que acabou levando ao encerramento da sessão sem que tenha havido votação.

Ainda de acordo com o projeto, nas operações futuras, a distribuição dos royalties será feita entre todos os estados. Os parlamentares voltam a se reunir somente em fevereiro de 2013.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nota de falecimento: Cláudia Perluxo, ativista do Movimento Popular na Baixada

Cláudia numa mesa de debates do Gehnat, em 2008.
Com muito pesar, informamos o falecimento da companheira Claudia de Oliveira Perluxo, ocorrido na tarde desta quarta-feira. Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), Cláudia estava internada em Mangaratiba, onde veio a falecer. Ativista do movimento popular, animadora cultural, trabalhadora incansável pela causa dos negros e das religiões de matriz africana, tendo inclusive participado do cadastro das Casas de Santo no município de Nova Iguaçu. Cláudia era filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo exercido o cargo de Coordenadora dos Conselhos Municipais no governo Lindberg. Foi uma das fundadoras da Ong Casa de Anyê que trabalhava valorização da cultura e as questões ligadas a raça e gênero.

Lamentamos profundamente a perda de tão brava e importante companheira, enviando a seus familiares o nosso pesar, rogando  ao bom  Deus venha confortar os corações enlutados.

Obs.: Ainda não temos informação sobre horário e local do sepultamento.


Gilberto Carvalho grava apoio para Lula e agradece militância petista


Leia a íntegra ou assista clicando no player abaixo

“Meus queridos amigos e amigas militantes do PT, companheiros de tanta luta e de tantos caminhos que construímos Brasil a fora. Eu queria agradecer pela gratidão, pelo reconhecimento e pelo trabalho que, mais uma vez, a nossa militância realizou neste ano de 2012. De novo vocês fizeram a diferença! Eu andei muito pelo País durante a campanha eleitoral e eu senti um orgulho enorme da militância, do trabalho, da emoção, da garra. Eu senti o quanto é bom ser petista! Vocês me deram uma nova injeção de ânimo e o reconhecimento de que o PT reúne por esse Brasil a fora o que há de melhor de gente, de ser humano, para construir essa militância, para construir o nosso partido. E agora vem o Natal, vem o ano novo e é tempo de a gente olhar para a família, olhar para dentro de sí e fazer uma espécie de restauração espiritual e de restauração de energia com nossa família e amigos. Eu quero desejar um Natal de muita paz, de muita tranquilidade e sobretudo de muita esperança, pois 2013 vem aí e vem muito bravo”.

“Vocês sabem o que está acontecendo neste final de ano, vocês sabem dos ataques sem limites que estão fazendo ao nosso querido presidente Lula e que tem um único objetivo: destruir nosso projeto, destruir o nosso PT, destruir o nosso governo. Por tanto, vamos nos preparar para assim que passarem as festas, a gente ir para as ruas. Temos que defender nosso projeto porque eles sabem o que estão perdendo. Mas o povo sabe o que está ganhando de dignidade, de reconhecimento, de esperança, de respeito e de um novo Brasil, de uma nova sociedade que estamos construindo. É por isso que eu tenho certeza de que o povo vai se mobilizar em defesa do Lula, em defesa do nosso projeto. Vamos ter orgulho do nosso projeto, vamos ter orgulho do Lula, vamos ter orgulho do trabalho que até hoje nós realizamos. Por tanto, vamos descansar bem agora, por que em 2013 o bicho vai pegar e, mais uma vez, precisamos fortemente da nossa militância na rua, conversando com o povo, esclarecendo as pessoas, mostrando esse projeto que, cada vez mais, graças a Deus, está mudando o Brasil. Um fortíssimo abraço em cada um e cada uma e, se Deus quiser, nos encontramos de novo na luta”.

Gilberto Carvalho
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

Atenção contribuintes: Anistia de multas e juros sobre IPTU e ISS termina nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro. Fiquem atentos!!



Lei que anistia contribuintes de juros e multas sobre IPTU e ISS em Nova Iguaçu vale até o dia 19 de dezembro

A Câmara de Vereadores aprovou uma lei que favorece muito os moradores de Nova Iguaçu que tem dívida com a prefeitura. A Lei 4.210/12, isenta os contribuintes que estão em atraso com IPTU e ISS do pagamento de multas e juros sobre o débito em atraso. Ou seja, o contribuinte pagará somente a dívida principal, podendo ainda parcelar em até 120 vezes, conforme emenda aprovada e inserida no texto da lei.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que elaborou o projeto quando de sua passagem pela Secretaria Municipal de Fazenda, demostrou muita alegria com a aprovação da Lei: "As pessoas que tem débito com a prefeitura querem pagar, honrar seu nome. Mas muitas das vezes o valor de juros e multas mais do que dobrava o valor do débito original, impossibilitando o pagamento. Agora ficou bom. Além de não pagar multas e juros, ele vai poder parcelar a dívida em até 120 vezes. Parabéns aos vereadores pela aprovação da lei. Foi uma medida justa e necessária.", disse Ferreirinha da tribuna da Câmara.

É bom lembrar que o prazo para requerer o benefício desta lei vai até o dia 19 de dezembro de 2012. Quem não resolver até esta data, perde os benefícios que a lei estabelece. Então, vá direto à Secretaria de Fazenda (SEMEF), dentro da Prefeitura, no horário de 08 às 17 horas. 

-----------------------------------------------------------------------------------------
LEI Nº 4.210, DE 23 DE OUTUBRO DE 2012.
“DISPÕE SOBRE A ANISTIA DE MULTAS E JUROS E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS”.
Autoria: Prefeita
A CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, POR SEUS REPRESENTANTES
LEGAIS, DECRETA E EU SANCIONO E A SEGUINTE LEI:
Art.1° - Ficam dispensados os pagamentos de juros, multas de mora, além dos
honorários advocatícios, relativos aos créditos do Imposto sobre Propriedade Predial
e Territorial Urbana – IPTU; Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN;
Taxas Fundiárias e de Serviços em Geral, inscritos ou não em Dívida Ativa, inclusive
aqueles ajuizados ou parcelados, cujos fatos gerados tenham ocorrido até 31/12/2011,
na forma e condições seguintes:
I - Para usufruir o benefício referido no artigo anterior, o contribuinte deverá formalizar
o pedido até 19/12/2012;
II - No ato de formalização do pedido, o interessado deverá informar no requerimento
se pretende quitar o seu débito em uma só vez, ou parcelá-lo nos termos da legislação
vigente. (EMENDA MODIFICATIVA).
Parágrafo Único - O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a 1 (uma)
Ufinig.
Art. 2° - Aplica-se, também, o artigo 1° da presente Lei, às associações desportivas
recreativas, bem como às entidades sem fins lucrativos, filantrópicos e religiosos, nos
termos estabelecidos por decreto normativo da Chefe do Poder Executivo (EMENDA
MODIFICATIVA).
Art. 3° - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se em 20
de dezembro de 2012.
Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, 23 de outubro de 2012.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Prefeito, vice-prefeita, vereadores e suplentes de Nova Iguaçu foram diplomados pelo TRE-RJ

Depois da divulgação do resultado eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro cumpriu mais uma etapa de sua missão. O prefeito eleito Nelson Bornier, a vice Dani Nicolasina, a vereadora Giane Jura e mais vinte e oito vereadores foram diplomados no auditório da Unig, na tarde desta segunda-feira.

A solenidade foi presidida pelo Dr. Octávio Chagas de Araújo Teixeira, juiz responsável pela propaganda eleitoral, que entregou o diploma do prefeito eleito, convidando as demais autoridades que compunham a mesa para entregar o diploma da vice-prefeita, dos vereadores eleitos e também dos suplentes.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), recebeu seu diploma acompanhado de sua esposa Cileide e de seu filho João Pedro. Será o seu quinto mandato. Seu colega de bancada, Arthur Legal e a suplente professora Marli de Freitas também foram diplomados.

Veja algumas imagens da solenidade:

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ferreirinha participa da Festa de Natal da Creche Nossa Senhora Aparecida, em Jacutinga

O domingo foi de festa na Creche Comunitária Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jacutinga, na divisa de Nova Iguaçu e Mesquita. Como acontece todos os anos, a coordenação da creche reúne todas as crianças, seus pais, familiares e professores para uma linda confraternização, onde a criançada brinca e recebe carinho e presentes de seus padrinhos e madrinhas.

A bonita festa deste ano, sempre animada pela dona Teresinha, moradora da Vila Nova, contou também com a presença do vereador iguaçuano Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), sua esposa Cileide e seu filho João Pedro, que brincaram e se divertiram com seus afilhados Renan e  Raphaela, ambos de três anos de idade.

Foi uma tarde muito agradável e edificadora. Que Deus continue derramando suas ricas bênçãos  sobres as crianças e suas famílias, professores e a coordenação da creche, bem como a todos os voluntários e padrinhos que contribuem para que haja uma sociedade mais fraterna e igualitária. Parabéns a todos!!!

Veja algumas fotos:

STF derruba pedido de urgência para Congresso analisar vetos a royalties


Hoje à tarde o ministro do STF, Luiz Fux, deferiu liminar de parlamentares do Rio suspendendo sessão prevista para amanhã no Congresso, para discutir a derrubada do veto aos royalties. 

No entendimento do ministro Luiz Fux, o Congresso Nacional não cumpriu regra constitucional na aprovação da urgência da matéria, pois havia outros vetos pendentes na Casa que deveriam ser analisados antes, em orde
m cronológica. 

“Nenhum veto pode entrar na frente do outro. Foi uma vitória fantástica. O que a gente queria é que os nossos direitos fossem preservados O STF agiu de forma acertada”, comemorou o senador Lindbergh. 

Lindbergh vem sustentando que o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto que redistribui os royalties de petróleo é equilibrado, pois mantém as regras atuais de distribuição das áreas já licitadas e distribuiu na totalidade os royalties futuros para todos os estados.

Hoje tem festa de confraternização do PCdoB de Nova Iguaçu

Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha e Arthur Legal, que formam a bancada do PT na Câmara Municipal de Nova Iguaçu para a legislatura 2013/2016, foram convidados pelo presidente do PCdoB-Nova Iguaçu vereador Fernando Cid, para a grande confraternização que o partido fará hoje noite, a partir das 20 horas. A festa é para comemorar a performe da legenda  no último pleito, quando o PCdoB, com chapa "puro sangue" elegeu dois vereadores: Luizinho da Cerâmica e Henriques Neves. Parabéns aos colegas eleitos e aos membros da direção do partido co-irmão pela estratégia e ousadia. Estaremos lá!


domingo, 16 de dezembro de 2012

Cerimônia de diplomação dos eleitos em Nova Iguaçu será nesta segunda-feira, na Unig

O Tribunal Regional Eleitoral  dos Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), marcou para esta segunda-feira, dia 17 de dezembro, a diplomação do prefeito eleito Nelson Bornier, da vice-prefeita Dani Nicolasina, da vereadora e dos vereadores eleitos no último pleito eleitoral. Os suplentes, até a terceira colocação, também serão diplomados.

A cerimônia terá início às 14 horas e será realizada no auditório da Unig, situada na Avenida Abilio Augusto Távora, 2134, no bairro Jardim Alvorada, em Nova Iguaçu.

A entrada é restrita, pois o TRE-RJ liberou somente quatro convites para cada um dos eleitos. Este evento é só a entrega dos diplomas. A posse dos eleitos, como determina a lei, será no dia 1º de janeiro de 2013. O  local e horário serão definidos pela Câmara Municipal.


sábado, 15 de dezembro de 2012

Corinthians e Chelsea decidem a final do Mundial de Clubes neste domingo


Corinthians e Chelsea fazem a grande final do Mundial de Clubes Fifa/2012. Na manhã deste domingo, 16/12, acontece a tão esperada final. O jogo será no estádio de Yokohama, no Japão, a partir das 8:30 horas de manhã. Ano passado, a decisão foi entre Santos x Barcelona, sendo que o time espanhol levou a melhor e conquistou o título. Vamos ver amanhã quem será o melhor do mundo. Façam suas apostas!!


Elza Soares apresenta clássicos do samba no Sesc Nova Iguaçu em show inédito na Baixada

A noite deste sábado, dia 15 de dezembro, promete em Nova Iguaçu. Dona de uma das vozes mais marcantes da MPB, Elza Soares apresenta o show “O samba à brasileira”, inédito na Baixada Fluminense. A cantora vai subir ao palco ao lado do multi-instrumentista JP Silva, que, além de violão de sete cordas, toca cavaquinho e bandolim. No repertório estão canções eternizadas por Elza ao longo de seus 50 anos de carreira, como “Meu guri”, “É luxo só”, “Mulata assanhada”, “Cabelo Pixaim”, “Beija-me”, “Malandro” e “Deixa a nega gingar”. O show, que acontece a partir das 20h, faz parte do projeto “Vozes do Brasil”, no Sesc Nova Iguaçu, que valoriza a música popular brasileira e recebe artistas consagrados para o lançamento de novos trabalhos.
Serviço:
Show “O samba à brasileira”, com Elza Soares e JP Silva
Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Telelefone: 2797-3001
Dia 15/12/2012, sábado, a partir das 20 horas. Classificação: 12 anos. Duração: 70 minutos.
Ingressos: R$ 3 (associados Sesc Rio), R$ 6 (estudantes, jovens de até 21 anos e maiores de 60 anos), R$ 12 (inteira)
Capacidade: 384 lugares

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Reconhecimento: Em Barcelona, Lula recebe 24º Prêmio Internacional Catalunha



O ex-presidente Lula recebeu na noite desta quinta-feira (13) em Barcelona o 24º Prêmio Internacional Catalunha. A premiação foi entregue pelo presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas. O prêmio é destinado a pessoas que tenham contribuído com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.
Durante sua fala, Artur Mas disse que, apesar de a catalunha ter conquistado há algumas décadas o estado de bem estar social que o Brasil almeja, agora o Brasil toma esse caminho de forma bem decidida e “muitas das coisas feitas no Brasil podem servir de exemplo”.
O ex-presidente fez um discurso de agradecimento em que destacou que o Brasil não se projetou no cenário internacional somente porque se tornou a sexta maior economia do mundo, com a perspectiva de tornar-se a quinta nos próximos anos. “O Brasil é reconhecido principalmente porque é hoje uma nação mais justa. Porque tirou da extrema pobreza 28 milhões de brasileiros e promoveu a ascensão de quase 40 milhões de pobres à classe média”.
Lula venceu por unanimidade uma eleição que contou com 177 nomes, de 57 países. Durante o anúncio do prêmio, Artur Mas já havia destacado o caráter do ex-presidente brasileiro, “que o permitiu enfrentar, com criatividade e coragem, a pobreza e a desigualdade”. O catalão disse ainda que a escolha de Lula foi motivada pela luta que travou durante seus dois mandatos pelo crescimento econômico do Brasil e para “erradicar a pobreza e a miséria”.
O júri, presidido pelo escritor e filósofo Xavier Rubert de Ventós, elogiou a política adotada por Lula “a serviço de um crescimento econômico justo, que colocou seu país à frente da globalização e favoreceu uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades”.
Fonte: Instituto Lula

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lindbergh entra com mandado de segurança no STF para anular sessão que aprovou votação de urgência dos vetos dos royalties



O senador Lindbergh Farias e o deputado Leonardo Picciani entraram com um mandado de segurança no STF para requerer a suspensão da votação do veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da distribuição dos royalties, prevista para a próxima semana. 

A ação também pede a anulação da votação realizada ontem (12/12) no Congresso Nacional, que aprovou a urgência para votação do veto. 

O senador Lindbergh explica que a votação do requerimento ocorreu sem o cumprimento de normas regimentais e constitucionais, o que, na prática, inviabilizaria a votação do requerimento de urgência. 

Segundo o senador, a sessão teria que ser convocada oficialmente para conhecimento da matéria, o que não ocorreu. Da mesma forma, a matéria teria de ser publicada no Diário do Congresso Nacional, o que também não foi feito. Não há previsão, tampouco, para regime de urgência para votação de veto.

“Estou muito confiante; acho que vamos ganhar”, disse nesta tarde o senador, em coletiva à imprensa. “O que aconteceu naquela sessão tumultuada foi que rasgaram a Constituição e o regimento”, alegou. Segundo ele, a maioria vence, mas não se pode evitar o direito das minorias. “Eles têm maioria, mas precisam caminhos constitucionais, regimentais para aprovar medidas aqui na Casa”, observou Lindbergh. 

“Os parlamentares aproveitaram a maioria no Congresso para aprovar um requerimento de maneira indevida, sem respeitar o regimento, a Constituição Federal”, alegou o senador. Com isso, sustenta o senador, a sessão da próxima semana também deveria ser suspensa.

O mandado de segurança foi distribuído hoje ao ministro Luiz Fux.