sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PT-Baixada se reúne hoje em Duque de Caxias

O presidente estadual do PT Jorge Florêncio fará hoje, a partir das 18 horas, um encontro com os petistas dos treze municípios da Baixada. Na pauta, uma avaliação sobre o resultados das eleições nos municípios da região e a discussão de estratégias de atuação conjunta dos parlamentares para o próximo mandato, como a troca de experiências dos antigos e novos vereadores, bem como a construção de um banco de dados para consultas e discussão de projetos

O encontro, direcionados aos petistas, será realizado na Câmara Municipal de Duque de Caxias, que fica na Rua Paulo Lins, 41 - Bairro 25 Agosto, telefone 2671-6751
Os vereadores Arthur Legal e Ferreirinha (Nova Iguaçu), Luis Carlos do Caminhão (Belford Roxo), Marquinhos Trembão (Nilópolis), Nakan, Cris Gêmeas e Adna Louzada (Mesquita), já confirmaram presença.


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Poupa Tempo no Shopping Square tem o apoio da população

Após a publicação, aqui no Blog do Ferreirinha, sobre o projeto do vereador Ferreirinha de implantação do Programa Rio Poupa Tempo no prédio do Shopping Square, vários amigos e amigas se manifestaram favoravelmente.

Foram cerca de 650 visualizações, mais de 400 opções "Curtir", mais de 150 compartilhamentos na rede social Facebook, e mais de 170 comentários elogiando a iniciativa.

Veja alguns dos comentários:

O Alessandro Buda Galamba achou “maravilhoso, ótimo investimento. Ajudaria milhares de pessoas. Ótima sugestão para melhoria da população Iguaçu e adjacências”. Já o Nilo Santana lembrou que Nova Iguaçu esta crescendo e que há uma maior necessidade de atendimentos em órgãos públicos. Para o Altamir Gomes Pinheiro o projeto foi bem pensado: “Esses imóveis subutilizados deveriam ser foco da ação do poder público. Excelente proposta, Ferreira!”

Handdyn Máximo diz que “será dada um revitalizada no local, além de contribuir com qualidade de vida das pessoas que não mais precisaram fazer uma maratona pela cidade. Em São João de Meriti tem e ajuda muito a população. Acertou Vereador, como sempre!”

Ferreirinha agradeceu a todos pelos comentários de apoio e motivação. “É sempre bom propor ações que estão em sintonia com os anseios da população”, disse o vereador.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Concentração de renda caiu no Brasil nos últimos dez anos, aponta pesquisa do IBGE

A diferença, no Brasil, entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres ainda é grande, mas tem apresentado uma queda considerável nos últimos dez anos. Entre 2001 e 2011 o rendimento familiar per capitada fatia mais rica caiu de 63,7% do total da riqueza nacional para 57,7%. No mesmo período, os 20% mais pobres apresentaram crescimento na renda familiar per capita, passando de 2,6% do total de riquezas do país em 2001 para 3,5% em 2011.

Os dados fazem parte da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2012, divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Leonardo Athias, pesquisador da Divisão de Indicadores Sociais do instituto, a redução da desigualdade no período deve ser atribuída às políticas de redistribuição de renda no país, com valorização do salário mínimo, expansão do Bolsa Família e ganhos educacionais, que permitem ao trabalhador almejar postos mais altos.

“Nós tivemos um duplo fenômeno. Uma diminuição da desigualdade, por um lado alavancada pelas políticas de renda, valorização do salário mínimo e programas sociais, direcionados à base da pirâmide de rendimentos, além de ganhos educacionais, tornando a população um pouco mais homogênea e ela pode almejar postos mais altos.”

Veja também outros resultados da pesquisa:


Fonte: Agencia Brasil





PT Estadual realiza encontro com prefeitos e vereadores eleitos

O Diretório do PT Estadual realiza, no próximo dia 03 de dezembro (segunda-feira), o 1º Encontro de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, eleitos nas eleições de 2012.

No evento, que contará com as presenças do presidente nacional do PT, Rui Falcão e do senador Lindberg, será lançada a revista “As novas caras do PT Rio nos municípios” e também do Programa Regional de Assessoria aos Vereadores e Prefeitos do PT-RJ.

O Partido dos Trabalhadores elegeu 11 prefeitos, 14 vice-prefeitos e 83 vereadores em todo o Estado. Somente nos 13 municípios da Baixada, o PT conta com 1 prefeito, 2 vice-prefeito e 18 vereadores.

O encontro será no Hotel Golden Park, a partir das 12 horas. Ferreirinha e Arthur Legal, vereadores eleitos por Nova  Iguaçu, já confirmaram presença.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nova Iguaçu – Orçamento 2013 – 6 milhões previstos para o meio ambiente e produção rural


A previsão de despesas na Secretaria de Meio Ambiente contempla projetos de reflorestamento, educação ambiental, gestão de parques e APAs e a fiscalização ambiental.

No orçamento da secretaria também estão destinados recursos para programas ligados a questão rural.

Estão disponíveis pouco mais de 1 milhão de reais para o Fundo de Meio Ambiente.

Vale lembrar que não consta do quadro de previsão de receitas o ICMS Verde. Segundo o Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o ICMS Verde foi criado em 2007, pela Lei Estadual 5100/07, e tem dois objetivos: ressarcir os municípios pela restrição ao uso de seu território, notadamente no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento e recompensar os municípios pelos investimentos ambientais realizados, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos. O ICMS Verde é composto pelos seguintes critérios: 45% para unidades de conservação; 30% para qualidade da água; e 25% para gestão dos resíduos sólidos.

Veja abaixo os principais itens do orçamento para o meio ambiente:

Educação e pesquisa ambiental
402.000,00
Fortalecimento da fiscalização ambiental
112.000,00
Gestão e manutenção de parques e APAs
584.000,00
Arborização Urbana
502.000,00
Gestão de recursos Hídricos e bacias hidrográficas
853.310,00
Ecoturismo
304.000,00
Aquisição de equip. para suporte ao produtor
362.400,00
Projetos de diversificação e renda para o produtor rural
400.000,00
Apoio ao pequino e médio produtor rural
152.000,00
Reflorestamento e proteção de recursos naturais
148.000,00

Dr. Jurandir Ceulin é eleito para mais um mandato frente Seccional da OAB-Nova Iguaçu


Dr. Jurandir, Dr. Wadih Damous e Dr. Daniel Francklin
A Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Rio de Janeiro realizou ontem suas eleições. Advogados e advogadas foram às urnas para eleger seus representantes frente as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil nos municípios.

Em Nova Iguaçu três chapas concorreram as eleições. Apurados os 1.397 votos, o Dr. Jurandir Ceulin foi reeleito para o terceiro mandato frente a seccional da OAB-Nova Iguaçu, tendo o Dr. Daniel Franklin como vice. A chapa vencedora será reforçada também com a presença do Dr. Paulo de Tarso Machado de Barros, mais conhecido como Paulinho Leopoldo. A chapa vencedora obteve um total de 555 votos.  Desejamos a nova diretoria os votos de pleno êxito para o triênio 2013/2016.


Hoje tem Audiência Pública para discutir o Orçamento de Nova Iguaçu para 2013

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, realiza hoje, a partir das 15 horas, uma audiência pública para discutir o projeto de Lei Orçamentária para 2013.  

O secretário municipal de Finanças e Planejamento Ernesto Bacherini fará uma exposição da receita, despesa e fontes de arrecadação previstas para o próximo ano. Após esta audiência, abre-se o prazo de 10 dias corridos para apresentação de emendas pelos vereadores, que podem inclusive ser sugeridas por pessoas e instituições.

A sessão é aberta ao público. A Câmara Municipal fica na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38 - Centro, Nova Iguaçu. Telefones: 2667-4124 e 2667-2409.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Nova Iguaçu - Orçamento 2013 – Urbanização dos Bairros

A urbanização dos bairros de nossa cidade ainda é o principal anseio da população iguaçuana. Nos últimos anos, muitas obras de pavimentação e saneamento foram realizadas, especialmente no período do governo Lindberg. Entretanto, diversos bairros da cidade ainda dependem de investimentos da prefeitura.

O governo Dilma, através do Ministério das Cidades, Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional de Saúde, possui linhas de financiamento para obras de saneamento, drenagem, pavimentação, construção de moradias e construção e reforma de quadras e praças.

Ao governo municipal cabe o papel de elaborar e enviar os projetos e, claro, executar as obras. Todos os projetos, quando aprovados precisam de contrapartida da Prefeitura – cerca de 8 a 15% do valor de cada projeto.

No orçamento 2013 esta previsto, entre recursos da prefeitura e de convênios com o governo federal mais de 236 milhões de reais para investimentos em urbanização. Veja os principais itens:

Construção de moradias
16.280.000,00
Obras de drenagem e pavimentação
22.708.500,00
Construção de quadras e praças
1.100.000,00
Aeromovel – veículo sobre trilhos
79.380.000,00
Saneamento
3.200.000,00





domingo, 25 de novembro de 2012

Encontro sobre Segurança Pública terá as presenças de Beltrame e Martha Rocha, em Nova Iguaçu nesta segunda-feira

O secretário estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame e a chefe da Polícia Civil no Estado Martha Rocha, estarão nesta segunda-feira, dia 26/11, a partir das 10 horas da manhã no Centro de Formação de Líderes (CENFOR), em Nova Iguaçu. 

O encontro, que  visa discutir e apresentar ações estratégicas de combate a criminalidade e prevenção da violência em Nova Iguaçu e na Baixada, é puxado pelo Centro de Direitos Humanos (CDH) e Centro Sócio-Político da Diocese de Nova Iguaçu, em parceria com a Universidade Federal Rural e a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

A abertura será feita pelo bispo diocesano Dom Luciano Bergamin. Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PCdoB), membros da Comissão, já garantiram presença.

O CENFOR fica na Rua Dom Adriano Hipólito, nº 8 - Bairro Moquetá - Nova Iguaçu. Tel.: 2767-2370.


Bangu perde para o Nova Iguaçu e vai disputar a Copa do Brasil em 2013

Em jogo disputado ontem a tarde no Laranjão, o Nova Iguaçu venceu o time do  Bangu por 1 a 0, faturando o título de campeão da Copa Rio. Com o resultado, o Nova Iguaçu vai disputar a série D do Campeonato Brasileiro em 2013 e o Banguzão vai disputar a Copa do Brasil.

Parabéns as equipes do Nova Iguaçu e do Bangu. Estamos na torcida para que façam um bom trabalho nas respectivas competições no ano que vem.


Nova Iguaçu - Orçamento 2013 – Educação


O orçamento para a educação previsto para 2013 será de 235 milhões de reais.

Os municípios devem gastar com educação 25% dos seus recursos.
Porém o principal recurso da educação vem do FUNDEB e dos convênios do Ministério da Educação.

Para 2013, estão previstos: Fundeb (140.181.600,00), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (25.983.716,00) e Salário Educação (13.000.000,00).

Veja abaixo os principais itens do orçamento da educação para 2013:


Alimentação Escolar
26.500.000,00
Construção, reforma e ampliação de Unidades escolares
6.760.000,00
Fornecimento de Passe Escolar
3.230.000,00
Transporte Escolar do ensino básico
4.331.200,00
Manutenção do curso pré-vestibular
1.200.000,00
Manutenção das Creches Comunitárias
3.604.000,00




sábado, 24 de novembro de 2012

Culto em Inglês na Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu neste sábado

A Primeira Igreja Batista de  Nova Iguaçu inovou. Todo quarto sábado mês, a partir das 20 horas, acontece um culto evangelístico todo em inglês. Todo mesmo. Desde a recepção, passando pelas orações, cânticos, homilias, avisos, até o final com a bênção apostólica, é tudo na língua inglesa. O pastor Alberto Stassen,  responsável pela coordenação, disse que o primeiro culto aconteceu em março deste ano e que além pregar a palavra de Deus, o encontro é uma forma ativar a conversação entre os participantes, aprimorando seus conhecimentos na língua inglesa e no conhecimento bíblico. É sem dúvida uma iniciativa super interessante e altamente relevante. Nossos parabéns a Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu,  ao pastor Edgard Barreto Antunes e todo o corpo ministerial.

A igreja fica sediada na Rua Coronel Francisco Soares, 472 - Centro - Nova Iguaçu. Telefone 2667-3858.


Hoje é dia de decisão na Copa Rio


Hoje, dia 24/11, Bangu e Nova Iguaçu lutarão pelo título da Copa Rio, troféu este que já foi levantado pelo clube da Baixada, mas nunca foi ganho pelo Bangu. No primeiro jogo, que foi disputado no estádio da Rua Bariri, em Olaria, terminou em zero a zero. O jogo de hoje, decidirá quem será campeão da Copa Rio 2012, ainda tendo a possibilidade de decidir qual torneio disputará no ano que vem: Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro Série D. Com toda certeza, será uma grande partida! Retificando: A final da Copa Rio será hoje, às 15h30, no Estádio Laranjão, em Nova Iguaçu.


Nova Iguaçu- Orçamento 2013 – Mais de R$ 650.000,00 por dia serão destinados à área de saúde


Pela Lei Orçamentária para o ano de 2013, a Prefeitura prevê a utilização de R$ 237.682.127,00 na área da saúde, para fazer pagamento de pessoal, compra de insumos e medicamentos, manutenção das unidades, realização de obras de saneamento e melhoria da rede de atenção à saúde.

A Constituição Federal estabelece quanto cada governo deve gastar com saúde: o Governo Federal deve gastar o mesmo do ano anterior, corrigidos pela variação nominal do PIB (Produto Interno Bruto). Já os Estados devem investir, no mínimo, 12% de suas receitas e os municípios, 15% de suas receitas.

Esta previsto receber recursos para vários programas do Governo Federal, tais como o Saúde da Mulher, Saúde Bucal e o Saúde do Trabalhador.


Veja abaixo os principais itens do Orçamento para a saúde em 2013



Manutenção do Conselho Municipal de Saúde
666.040,00
Programa de Saúde Bucal
710.000,00
Programa de Saúde do Idoso
104.000,00
Programa de Saúde do Trabalhador
143.000,00
Programa Saúde da Família
4.112.000,00
Reforma, construção e ampliação de Unidades de Saúde
4.888.000,00
Repasse à rede credenciada do SUS
37.000.000,00
Manutenção do Programa SAMU
2.912.640,00
Programa de Saúde Mental
1.308.000,00
Aquisição e distribuição de medicamentos
3.952.000,00
Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse)
72.326.468,00
Saneamento para comunidades de baixa renda – controle de doenças
708.000,00
Prevenção e preparação para desastres
928.305,00







Musical: Maria em Verso, Canção e Poesia, será apresentado hoje a noite na Paróquia São José Operário, na Califórnia

Arte, cultura e religiosidade. Uma boa programação para este sábado a noite. Um belíssimo musical, pertinho de você. Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Comissão de Orçamento da Câmara de Nova Iguaçu trabalha para por o trabalho em dia














Hoje pela manhã, os membros da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de Nova Iguaçu se reuniram  para examinar diversos projetos que dependem de parecer e estudo deste órgão técnico. Com a aproximação do final do final do ano e também dos trabalhos legislativos, os vereadores querem colocar em dia os projetos acumulados, liberando-os para a apreciação do plenário. 

Sob a presidência da professora Marli de Freitas, a Comissão de Orçamento tratou da definição de relatores para os diversos projetos e também da organização da Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária 2013, que será realizada na próxima terça-feira, dia 27/11, às 15h, no Plenário da Câmara, que fica na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38 - Centro, Nova Iguaçu. A sessão é aberta à população.

Ficou definido o convite para as diversas instituições e organizações sociais como MAB, CDH, ACINI, CDL, NUCREP, sindicatos, associações de moradores, bem como todos os novos vereadores eleitos para a próxima legislatura. A Comissão de Orçamento é formada pelos seguintes vereadores: Professora Marli (Presidente), Fernando Cid, Celso Birro, Denilson Ambrósio e Ferreirinha.



LOA 2013 – Orçamento prevê mais de 1 bilhão em arrecadação para o próximo ano


A Lei Orçamentária Anual – LOA para o ano de 2013 esta em discussão na Câmara Municipal.

Esta lei, juntamente com o Plano Plurianual – PPA e a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, compõem o conjunto de instrumentos para o planejamento das ações do Poder Executivo.

É através da lei orçamentária que o prefeito estabelece o que será realizado: construção ou reforma de escolas, postos de saúde, obras de saneamento, reajuste salarial para servidores e todas as ações da prefeitura.

Sendo assim, na Lei Orçamentária consta a estimativa de receita, ou seja, uma previsão para a arrecadação de cada item que compõe as receitas do município – IPTU, ISS, Taxa de Limpeza Urbana, transferências do Estado, da União, dentre outros.

Consta também a fixação das despesas, ou seja, é feita uma definição de quais serão as atividades, programas e projetos que a prefeitura irá executar em 2013.

Tanto o valor da previsão de receitas, quanto da definição das despesas deve ser idêntico, ou seja, o Poder Executivo deve prever despesas para toda a receita que será arrecadada.

A Lei Orçamentária é discutida na Câmara Municipal e cada vereador pode propor alterações na definição das despesas, ou seja, os vereadores poderão fazer alterações nos programas, projetos e atividades definidos pelo Poder Executivo.

A LOA para 2013 prevê uma arrecadação de mais de 1 bilhão de reais em impostos, taxas, contribuições e outras formas de arrecadação.

Veja na tabela abaixo a previsão de arrecadação de alguns impostos e taxas.


IPTU
34.385.900,00
ISS
65.513,300,00
ITBI
7.424.900,00
FUNDEB
183.363.319,00
Contrib. para Iluminação Pública
27.114.299,00
Taxa de Limpeza Urbana
9.950.000,00
IPVA
45.624.125,00
ICMS
83.748.270,00
Fundo de Participação dos Municípios
36.614.625,00
Recursos do SUS
166.489.183,00
Cota parte de Royalties
40.210.570,00

No próximo dia 27 de novembro (terça-feira), a partir das 15 horas, a Câmara realiza Audiência Pública para discussão do orçamento de 2013.

A definição do orçamento para o próximo ano precisa da participação de todos, inclusive a sua! Assim, o Blog do Ferreirinha até o dia 27 de novembro, irá fazer várias postagens sobre o orçamento, apresentando os principais pontos para cada área.

Contamos com a sua participação! Comente, faça sugestões! Compartilhe com seus amigos!

Amanhã será sobre o orçamento da saúde.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Teatro de graça em Nova Iguaçu. Começa hoje o Baixada Encena


Este ano, Nova Iguaçu foi selecionada para sediar a quinta edição do Baixada Encena. O projeto, que conta com o apoio do governo do estado, reunirá, durante dez dias, espetáculos produzidos por companhias teatrais e culturais da Baixada Fluminense. Serão três montagens de classificação infantil e sete direcionadas para o público adulto, todas com entradas gratuitas. 
Mais do que uma mostra de artes cênicas, o Baixada Encena é uma rede que se propõe a fortalecer e divulgar os movimentos artísticos e culturais dos 13 municípios da Baixada. O encontro, considerado uma das maiores ações regionais do Estado, atraiu mais de 30 mil espectadores nas últimas quatro edições.
As apresentações, gratuitas, acontecerão na Casa de Cultura da cidade (Rua Getúlio Vargas, 51, Centro) e no Colégio Municipal Monteiro Lobato (Rua Professor Paris, s/nº, Centro). Outras informações pelo site www.baixadaencena5.blogspot.com
Veja a programação completa do Baixada Encena 2012:

22/11 – Quinta-feira

15h – Livre – “O Pequeno Grande Circo Brasil”, do grupo Ceta de Nova Iguaçu
Local: Colégio Municipal Monteiro Lobato, Rua Professor Paris, s/nº, Centro.

23/11- Sexta –feira

20h- Adulto – “As Artimanhas do Bom Enganador”, da Cia de Arte Popular de Duque de Caxias
Local: Casa de Cultura deNova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

24/11 – Sábado

20h – Adulto – “O Pária”, do grupo Queimados Encena
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

25/11- Domingo

16h – Livre – “O livro mágico da Emília”, com a cia Cochicho na Coxia, de Mesquita
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

26/11- Segunda-feira

20h – Adulto – “Inimigo do Povo”, com a Cia Código de Japeri
Local: Casa de Cultura deNova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

27/11-Terça-feira

20h – Adulto – “Hoje Avental, amanhã luva”, com a Cia Valeu Produções Artísticas de Nova Iguaçu
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

28/11- Quarta-feira

20h –Adulto – “O Homem”, com o grupo Teatropelo de São João de Meriti
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

29/11- Quinta-feira

15h – Livre -“Show do Palhaço Didi” com o grupo Turma em Cena de Itaguaí
Local: Colégio Municipal Monteiro Lobato, Rua Professor Paris, s/nº, Centro.

30/11 – Sexta-feira

20h – Adulto – “A história de amor de Romeu e Julieta”, com o grupo Cordel com a Corda Toda de Nova Iguaçu
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

01/12 – Sábado

20h – Adulto – “O amor de D. Perlimplim com Belisa no seu jardim” produção conjuntaCia de Arte Popular e grupo Ceta
21h – “Cabaret Cultural” confraternização artística
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro
Todos os eventos têm entrada gratuita. Aproveite. Divirta-se. Bom espetáculo!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ferreirinha propõe implantação de Poupa Tempo no Iguaçu Square

A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou dois projetos de Indicações Legislativas do vereador Ferreirinha que tratam da implantação do Programa Poupa Tempo no Shopping Square, com a devida desapropriação do imóvel localizado próximo à rodoviária, ao Restaurante Popular e à Câmara Municipal.

Segundo Ferreirinha o imóvel esta subutilizado, pois possui 123 lojas e apenas 5 funcionam. “Um imóvel deste tamanho, com infra-estrutura e excelente localização não pode ficar fechado. Temos que contribuir para dar uma utilidade para ele e ajudar o desenvolvimento da cidade.”, argumentou.

O Programa Rio Poupa Tempo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, de atendimento ao cidadão e ao empresário, coordenado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), que tem como propósito reunir, em um mesmo espaço físico, entidades públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, fornecendo serviços de utilidade pública.

O referido Programa conta com mais de 40 entidades parceiras que disponibilizam ao cidadão e ao empresário aproximadamente 400 serviços, tais como: emissão de carteira de identidade e habilitação para motoristas, emissão de carteira profissional, consulta ao SCPC, defensoria pública, assistência jurídica.


De acordo com a justificativa da indicação, a população de Nova Iguaçu e de outros municípios próximos, tais como Japeri, Queimados, Belford Roxo e Mesquita, serão beneficiados com a implantação do referido programa.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Musa da Beleza Negra - Etapa Estadual será hoje, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu


Será hoje, partir das 18 horas, no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, a Etapa Estadual da Eleição da Musa da Beleza Negra. 


Luanny de Paula, que já conquistou o título municipal, está no páreo. Ela reúne todas as credenciais para representar muito bem  o estado do Rio: bonita, simpática, educada, elegante, charmosa, e... linda mesmo! Boa sorte para Luanny, estamos na torcida. Viva a beleza da mulher negra. Viva Zumbi dos Palmares!

A Casa de Cultura fica na Rua Getúlio Vargas, 51  - Centro - Nova Iguaçu. O ingresso custa 10 reais.



Hoje é Dia da Consciência Negra


Neste dia da consciência negra, o Blog do Ferreirinha traz uma sugestão de filme para toda a família, mas especialmente para a criançada.





O filme se chama: “Kiriku e a Feiticeira”


Longa-metragem de animação, produzido na França e na Bélgica, em 1998, “Kiriku e a Feiticeira” retrata uma lenda da África Ocidental em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres.


Uma história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia. Kirikú aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças. Um desenho animado moderno que fala a língua das crianças sem subestimar a inteligência dos adultos.

Um filme que teve mais de 2 milhões de espectadores em todo o mundo. "Kirikú e a feiticeira é um filme surpreendente, encantador e para todas as idades" Folha de S.Paulo.

Quem desejar adquirir o vídeo, pode comprá-lo na Paulinas Virtual, clicando aqui.

Ou então assistir a versão do You Tube abaixo:

Bom feriado para todas e todos!