quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cidadania: Projeto Educar é Lei leva estudantes semanalmente à Câmara Municipal em Nova Iguaçu


Criado no início do ano passado, o projeto A Escola no Legislativo Iguaçuano - Educar é Lei, se propõe a levar semanalmente à Câmara Municipal  estudantes de escolas públicas e particulares para aprender um pouco mais sobre a história do município: população, extensão territorial, vocações, potencial turístico, econômico e ambiental. O estudante passa a conhecer também a divisão e funções dos poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário, tendo ao final uma aula prática simulada de como acontece uma sessão no Plenário da Câmara, além de visitarem as dependências e gabinetes da presidência e dos vereadores.

Na manhã da última terça-feira, foi a vez dos estudantes do CIEP Brizolão 358 - Alberto Pasqualini, do Bairro da Luz fazerem a sua participação e estréia no projeto. Cerca de trinta alunos, acompanhados pelo professor Julio Cesar, fizeram muitas perguntas e questionamentos, demostrando grande desenvoltura no evento. Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e Marcos Fernandes, presidente da Casa Legislativa, recepcionaram e agradeceram a presença do professor Julio Cesar e dos estudantes.

Lei 12.619/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, regulamenta a profissão de motorista em todo país


A espera foi demorada, mas depois de longas discussões e muitas negociações, foi sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, a Regulamentação da Profissão de Motorista. A Lei 12.619 regulamenta a profissão de motorista profissional, com vínculo empregatício, cria jornada de trabalho especial  para o motorista empregado e regula o tempo de direção e descanso de todos os motoristas de cargas, de passageiros e outros, incluídos os transportadores autônomos.
Em 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão uma regulamentação própria de suas atividades. Proposta originalmente no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 319/2009, a regulamentação consta da Lei 12.619/2012, já publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a nova Lei, o texto proíbe os motoristas profissionais de dirigirem por mais de quatro horas ininterruptas. Em situações excepcionais, contudo, fica permitida a prorrogação por até uma hora do tempo de direção, de modo a permitir ao condutor do veículo chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento. Além de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 30 horas para o motorista empregado e de 36 horas para o caminhoneiro autônomo. 
Fonte: site brasilcamioneiro

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Robson Leite é autor da Lei Estadual que garante férias em janeiro para os professores

A Lei Estadual nº 6.158/12, de autoria do Deputado Estadual Robson Leite (PT), garante férias para todos os professores do Estado do Rio de Janeiro no mês de janeiro, tanto da rede pública como da privada.

O texto foi construído em diálogo com o Sindicato dos Professores e aprovado após articulação coordenada por Robson com outros parlamentares, com o Secretário Estadual de Educação e com o Governador.

“A medida, reivindicação antiga da categoria, é fundamental para garantir férias integrais aos professores que trabalham em mais de uma escola – e que com a diversidade de calendários não conseguem ver cumpridos seus trinta dias de recesso”, salientou Robson Leite, que integra a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Alerj.
.

Para ler a íntegra da Lei, clique aqui.



terça-feira, 29 de maio de 2012

Estrada de Lagoinha está em precário estado de conservação. Ferreirinha pede ação da prefeitura

O vereador Ferreirinha, atendendo a reivindicação de moradores, solicitou a Prefeitura na última sexta-feira, providências para resolver o problema da Estrada da Lagoinha que está em precário estado de conservação, causando grandes transtornos para moradores, pedestres e motoristas.


O documento, encaminhada à Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), solicita recapeamento da Via em toda a sua extensão, da Estrada de Madureira até a Antiga Rio-São Paulo, no km 37.

“A estrada da Lagoinha é uma importante via que liga diversos bairros de nossa cidade. Porém encontra-se com muitos buracos e em alguns trechos está praticamente intransitável”, esclareceu o vereador em conversa com os secretários José Rogério Bussinger Namem e Marcelo Silva.

Para Denise do Salão, liderança comunitária do bairro Lagoinha, as obras de melhoria da estrada é urgente. “Está uma situação insuportável. Muitos buracos, sem acostamento e com iluminação precária. A estrada está completamente esburacada. Precisamos da presença da prefeitura”, afirmou Denise.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Enem 2012: Inscrições começam hoje pela internet

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever a partir das 10h de hoje (28).  O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. (clique aqui para acessar a página da inscrição) As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.

O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. (clique aqui para acessar o Edital) No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.


Fonte: Agencia Brasil

domingo, 27 de maio de 2012

Pastor Edgard Barreto Antunes celebrou 45 anos de consagração ao Ministério Pastoral e recebeu muitas homenagens

Celso Valentim, Pastor Edgard e o vereador Ferreirinha
Um grande culto de gratidão a Deus realizado na noite deste sábado no templo da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, comemorou os 45 anos de consagração do pastor Edgard Barreto Antunes ao Ministério Pastoral. A consagração aconteceu em 20 de maio de 1967, na Primeira Igreja Batista de Macaé-RJ.

Foi uma noite muito agradável e abençoada, com a igreja completamente lotada e a presença de muitos pastores, autoridades políticas e militares, familiares e amigos de seminário do pastor Edgard Barreto Antunes. 

Entre as autoridades políticas, destaque para as presenças da prefeita Sheila Gama (PDT), do ex-presidente da Câmara Municipal Celso Valentim (PHS) e do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que entregaram ao homenageado o Título Honorífico de Cidadão da Baixada Fluminense, comenda conferida pela Associação de Vereadores da Baixada, em reconhecimento e gratidão aos relevantes serviços prestados nesta região, uma vez que além de pastorear a Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, o pastor Edgard atuou, interinamente, na PIB de Paracambi, na PIB de Duque de Caxias, na PIB de Magé, na PIB de Piabetá, na PIB de Belford Roxo e na Igreja Batista em Nova Cidade, em Nilópolis-RJ, atuando assim em várias igrejas batistas da Baixada Fluminense, dando grande contribuição para sua organização e suporte espiritual.

Lindas e justas homenagens foram prestadas pelo Corpo Diaconal da PIB Nova Iguaçu, pela União Feminina Missionária, pela Associação Batista Iguaçuana, pela Convenção Batista Fluminense, pela Convenção Batista Brasileira, pela 2a. Igreja Batista de Petrópolis, pela Igreja Batista do Ingá, em Niterói, pelo Seminário Teológico Batista, pelos pastores que se formaram junto com o pastor Edgard, pela Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Nova Iguaçu) e por seus familiares que compareceram em massa ao evento.

O culto foi dirigido com elegância e simpatia pela musicista Márcia Villar Antunes, esposa do pastor Edgard Barreto Antunes. O pregador da noite foi o pastor Ismail Sperandio, da Igreja Batista Querigma de Curitiba, companheiro de seminário do pastor Edgard, cuja homilia contagiou, emocionou e impactou de forma muito especial os convidados. O coro e o coral da igreja, com seus cânticos e melodias suaves, ajudou tornar a noite ainda mais especial.

Celso Valentim, Sheila Gama, Pr. Edgard e Ferreirinha
O pregador da noite, Pr. Ismail Sperandio com o Pr. Edgard

sábado, 26 de maio de 2012

Futebol e lazer: Ferreirinha volta ao elenco do Pressão Alta FC, no campo do Cobrex


Depois um tempo afastado por motivo de contusão, Ferreirinha voltou a integrar o elenco do Pressão Alta FC, jogando na manhã deste sábado, no Estadio do Manelão, no bairro Cobrex. Atuando pelo time vermelho, Ferreirinha jogou ao lado de grande peladeiros do glorioso S.E.U. do Cobrex, como Binha, Roberto Porto Rico, Zinho, Miguelzinho, entre outros craques.

O Pressão Alta FC é formado por um grupo de amigos, todos com mais de 45 anos, que se reúnem todos os sábados para jogar futebol e se confraternizar. Aliás, o Pressão Alta FC estará comemorando um ano de fundação no dia 16 de junho, ocasião em que será realizado mais um jogo festivo e um coquetel para os atletas, familiares e amigos. Parabéns a todos os integrantes do grupo Pressão Alta FC e um grande viva ao esporte e ao lazer.

Visite o site do S.E.U. do Cobrex: cobrex.vai.la


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Presidenta Dilma veta 12 dispositivos e faz 32 alterações no Código Florestal

A presidenta Dilma Rousseff vetou 12 dispositivos do Código Florestal e realizou 32 modificações com o objetivo de impedir a anistia a desmatadores e a redução da área de proteção ambiental. Segundo o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, os vetos e as alterações serão feitas por meio de Medida Provisória e publicados na edição desta segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.

“Temos confiança na qualidade do que está sendo proposto. A discussão que fazemos agora e que vamos levar aos parlamentares são as questões, os elementos que levaram à adoção dessa MP. Essa discussão nos traz muita confiança. O foco claro é atender o pequeno produtor”, explicou Adams.

Segunda a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os vetos e modificações foram feitos com base nas seguintes premissas: preservação das florestas e dos biomas brasileiros, produção agrícola sustentável e atendimento à questão social sem prejudicar o meio ambiente.

Ainda de acordo com a ministra, não haverá anistia para desmatadores, tal como previa o texto aprovado pela Câmara dos Deputados. “Vamos responsabilizar todos pela recuperação ambiental. Todos terão que recuperar o que foi desmatado ou suprimido de vegetação no passado”, disse Izabella Teixeira. De acordo com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, todos os agricultores “terão que contribuir” para a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O governo decidiu ainda fazer um escalonamento das faixas de recuperação das APPs de acordo com o tamanho da propriedade.


Veja apresentação sobre os vetos e alterações no Código Florestal


Fonte: Blog do Planalto

Prorrogada Campanha de Vacinação – Sindicato dos Rodoviários participa da campanha.

O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe. O prazo que terminaria nesta sexta-feira (25), foi ampliado em uma semana para possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas contra a doença.

A campanha é voltada para pessoas com mais de 60 anos, mulheres grávidas, crianças até 2 anos, profissionais da saúde, indígenas, detentos e pacientes com doenças crônicas ou imunodeprimidos que apresentarem receita médica. A dose trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína".

Todas as unidades de saúde em Nova Iguaçu estão participando da campanha. Outra unidade é o Sindicato dos Rodoviários, que está fazendo a vacinação em sua sede, para rodoviário e seus familiares. O sindicato fica na rua Antonio Rabelo Guimarães, 329 (antiga rua Chaves) – Califórnia – Nova Iguaçu.



Hoje é Dia Nacional da Adoção


Criado em 1996 no 1º Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, o Dia Nacional da Adoção é uma conquista da sociedade brasileira cujo objetivo é promover a reflexão sobre o assunto e fortalecer a luta pela desmistificação da adoção e oportunidade de comemoração para as famílias formadas por adoção.

De acordo com o Portal Wikipédia, no Direito Civil, a adoção é o ato jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado.

Dados levantados pela Agencia Brasil, informam que atualmente o Brasil possui quase 40 mil crianças e adolescentes abrigadas e apenas 15% do total estão habilitadas para a adoção e fazem parte do Cadastro Nacional de Adoção. Por outro lado, no mesmo Cadastro cerca de 20 mil famílias aguardam para adotar.

Segundo a matéria da Agência Brasil, a legislação enfatiza que o Estado deve esgotar todas as possibilidades de reintegração com a família natural antes de a criança ser encaminhada para adoção, o que é visto como o último recurso. A busca pelas famílias e as tentativas de reinserir a criança no seu lar de origem podem levar anos. Juízes, diretores de instituições e outros profissionais que trabalham com adoção criticam essa lentidão e avaliam que a criança perde oportunidades de ganhar um novo lar.

Em entrevista concedida à Revista Crescer, a psicóloga Lídia Levy, supervisora da equipe de psicologia da PUC-Rio, que atua em diferentes varas do Rio de Janeiro, explica que para adotar uma criança, é necessário sentir um desejo profundo de ter filhos.
“Não se pode confundir com a vontade de ajudar uma criança ou suprir uma carência da vida. Não é esse sentimento que você deve ter, é amor de mãe ou pai. Confundir o real motivo para adotar é como engravidar para salvar o casamento e depois se separar, ou seja, aquela criança nasceu para consertar outra coisa", diz Levy. E ela compara a situação como quando se tem um filho biológico. Ou seja, quando você segurou seu filho no colo, não o amava do mesmo jeito que o ama hoje. Afinal, o amor é construído a cada dia, assim como a maternidade também. 

Se você tem esse desejo, o primeiro passo é comparecer a um Juizado da Infância e da Juventude mais próximo. Lá, será feito um estudo do adotante que receberá um certificado de Habilitação e, então, entrará no cadastro (fila) para realizar uma adoção.



Os principais desafios de quem deseja adotar


- Preparar-se com antecedência: buscar informações e preparação psicológica sobre o processo e a dinâmica familiar que envolve a adoção;

- Revelação precoce da adoção para o filho, ou seja, falar sempre e desde sempre;

- Conversar sobre adoção e sobre sua história com o filho em diferentes momentos do seu desenvolvimento;

- Respeitar a criança e ajudá-la se ele quiser mais detalhes sobre a sua família de origem;

- Preparar cuidadosamente toda a família (tios, avós e amigos próximos) sobre a adoção para que não seja surpresa e, assim, diminuir o risco de discriminação;

- Falar do tema com tranquilidade e sentir-se confortável diante de estranhos e amigos. Não é preciso falar sobre o assunto o tempo todo; lembre que segredo sobre a situação não é bom, mas privacidade é essencial.


Fonte: Livro Adote com Carinho (Editora Juruá)



Para saber mais sobre adoção:



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desemprego fica em 6% em abril, menor taxa para o mês desde 2002

A taxa de desemprego ficou em 6% em abril, indicando uma estabilidade em relação a março, quando o percentual foi 6,2%. O resultado é um pouco menor do que o observado no mesmo período de 2011, quando o nível de desemprego atingiu 6,4%. A taxa de abril deste ano é a menor para o mês desde 2002, quanto teve início a série histórica.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgados hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população desocupada totalizou 1,5 milhão de pessoas em abril, sem variação na comparação com o mês anterior e com o mesmo período de 2011.

A população ocupada, que somou 22,7 milhões, também ficou estável na passagem de um mês para o outro, mas aumentou 1,8% em relação a abril do ano passado. Esse resultado revela um adicional de 396 mil pessoas ocupando postos de trabalho.

O documento do IBGE também revela que o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,1 milhões) não registrou variação em relação a março. Na comparação com abril do ano passado, houve elevação de 2,8%, representando um adicional de 308 mil postos de trabalho com carteira assinada no período de 12 meses.

Em relação ao rendimento médio dos trabalhadores ocupados, a PME aponta queda de 1,2% na passagem de um mês para o outro, atingindo R$ 1.719,50 em abril. Na comparação com igual período de 2011, foi registrada alta de 6,2%.

O levantamento do IBGE apura a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Assim como o IBGE, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) divulgam, em conjunto, levantamento mensal sobre o desemprego no país. No entanto, os índices apresentados nas duas pesquisas costumam ser diferentes, devido aos conceitos e metodologia usados.

Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. Ao contrário do trabalho do IBGE, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), feita pelo Dieese e pela Fundação Seade, não engloba o levantamento dos desempregados da região metropolitana do Rio de Janeiro. Já na PME, não estão incluídas duas regiões que fazem parte do conjunto da PED: Fortaleza e o Distrito Federal.

Fonte: Agencia Brasil (Thais Leitão)

Evento comemora 23 anos da Reserva Biológica de Tinguá

As instituições e prefeituras integrantes do Conselho da Reserva Biológica de Tinguá realizam, durante todo o dia de ontem – 23 de maio, evento em comemoração aos 23 anos de criação da Reserva.


O evento, intitulado Aldeia Ambiental, acontece no Espaço de Lazer do SindPetro (Sindicato dos Petroleiros), em Tinguá, e conta com mais de 20 stands de instituições ambientalistas e prefeituras.










Abaixo segue entrevista com Flavio Silva, Chefe da ReBio Tinguá e um dos organizadores do evento.











quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eleições 2012: Frente Força Nova Iguaçu, composta por PTB, PCdoB, PSDC, PMN e PPL, foi lançada ontem na cidade

Um concorrido ato político no auditório do Centro de Formação de Líderes (Cenfor), no bairro Moquetá, em Nova Iguaçu, marcou ontem (22/05) o lançamento da Frente Força Nova Iguaçu, reunindo os partidos PCdoB, PTB, PMN, PPL e PSDC. Sentados lado a lado, estavam os pré-candidatos a prefeitura da cidade Walney Rocha (PTB) e Waguinho (PCdoB). O evento que reuniu cerca de trezentas pessoas, contou também com a presença da deputada federal Jandira Feghali e de muitos pré-candidatos a vereador, conforme informou o vereador Fernando Cid (PCdoB) da tribuna da Câmara Municipal na sessão desta terça-feira.

Segundo Fernando Cid, o candidato que encabeçará a chapa majoritária ainda será amplamente debatido e levará em conta a posição de Waguinho e Walney nas pesquisas. A frente trabalha também com a hipótese de eleger uma grande bancada de vereadores. 


terça-feira, 22 de maio de 2012

Lindbergh fala sobre impeachment do presidente Collor, ocorrido em 1992

‘Demorei três passeatas para pintar a cara’, revela Lindbergh

Líder dos caras-pintadas e hoje senador conta ao iG como foi empurrado por parlamentares para fora de foto histórica do impeachment



As tintas verde e amarela que, em fins do inverno de 1992, deram o tom de indignação ao rosto de milhares de estudantes que exigiram nas ruas o impeachment do então presidente Fernando Collor a princípio não colaram com o seu principal líder, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Lindbergh Farias.

“No começo dizia: ‘Não vou pintar não’. Me sentia meio ridículo. Já tinha 22 anos, era universitário. Demorei umas três passeatas para pintar a cara”, revela o hoje senador pelo PT do Rio de Janeiro, em entrevista exclusiva ao iG. Lindbergh, que na época do impeachment contava 22 verões, cursava medicina na Paraíba, havia acabado ser eleito para o comando da UNE.


No bojo de denúncias de corrupção contra o presidente, os chamados caras-pintadas marcaram o movimento Fora Collor com passeatas que mobilizaram, além de jovens, políticos e entidades civis – do sindicalista Lula ao deputado Ulysses Guimarães, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Mas a ideia dos traços coloridos nos rostos saiu de adolescentes de uma pequena escola de São Paulo. “Era uma turma de 15, 16 anos que estava na rua. Surgiu meio naturalmente e pegou como uma febre”, lembra Lindbergh. “Toda uma geração despertou ali”. A primeira badalada deste sono intranquilo soou em 11 de agosto.

Vinte mil pessoas marcharam do Museu de Arte de São Paulo (Masp) à Faculdade de Direito de São Paulo. Lula foi convocado às pressas, graças a uma ficha telefônica. “Estava na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, em cima do carro de som. Pedi uma ficha telefônica, desci do carro, liguei de um orelhão para a sede do PT e chamei o Lula para a passeata. E o Lula foi”, diz o petista.
Era uma terça-feira. Três dias depois, Collor fez um pronunciamento convocando a população a sair às ruas, no domingo, de verde e amarelo. “Foi uma resposta à gente”, conta Lindbergh. “Reagimos convocando o povo a ir de preto”. Anos depois, Collor avaliou a convocação, em um momento em que estava fraco no poder, como um “erro tático”.

“A partir daí passamos a marcar passeatas a cada dia em lugares diferentes do País”, recorda Lindbergh. A maior delas aconteceu em 25 de agosto. Estudantes pularam muros de escolas para se reunir em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), e dali seguir para o Vale do Anhangabaú. Números oficiais estimaram que a manifestação reuniu entre 400 mil e 500 mil pessoas.  “Colocamos 1 milhão de pessoas”, repara o senador. Como chegou a esse número? “Era uma loucura. Sabe como eu fazia? Dizia: ‘Já temos 100 mil pessoas’. Aí perguntava: ‘Quanto a polícia está dizendo?’. Alguém respondia: ‘A polícia está dizendo que tem 200 mil’. Aí eu gritava: ‘400 miiiil!’. Sempre dobrava a polícia (risos). Esse era meu critério, dobrar a polícia”.

A “febre” dos caras pintadas derrubou Collor e trouxe Lindbergh para perto do Congresso. Na primeira visita, teve dificuldade para encontrar o presidente do Congresso na época, Mauro Benevides, com quem sorriu e tirou fotos. “Era o tipo de evento que não tinha conversa, só foto. A imprensa fotografando e ele só dizia: ‘Muito bem, muito bem’”, diz, enquanto gesticulava imitando Benevides em um aperto de mão invisível.

Meses depois, o líder da UNE acompanhou a votação do impeachment na Câmara dos Deputados de mãos dadas com Lula. Os dois tinham estreitado laços em aviões, enquanto viajavam, de Estado em Estado, para as passeatas. Mas Lindbergh ficou de fora de uma foto histórica, em que a OAB entregou ao então presidente da Casa Ibsen Pinheiro o pedido de impeachment de Collor.

“Era tanto senador e deputado”, recorda. “Me lembro de Darcy Ribeiro, uma das grande cabeças deste País, num empurra-empurra tão grande. Aí começou uma briga por milímetros. Se você respirasse o cara empurrava um pouco seu pé. E eu fiquei achando aquilo ridículo. Fiquei pensando: ‘Esse bando de senador velho de idade brigando por um espaçozinho’. Me irritei e saí da foto. Virou uma foto histórica e não estou lá”, comenta, aos risos.

Inflamado pela campanha Fora Collor, Lindbergh foi eleito deputado federal em 1994 pelo PCdoB, partido ao qual era filiado desde 1987. “Talvez se voltasse no tempo teria esperado mais quatro anos”, conjectura. “Eu tinha mais peso como líder estudantil do que como deputado. Estava meio confuso quanto ao meu papel”.

Mas vieram as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, nas quais o ex-presidente da UNE concentrou fogo. “Continuei meio líder estudantil na época das privatizações. Comandei, por exemplo, a invasão da Bolsa de Valores na véspera da privatização da Vale do Rio Doce”, rememora. Em 1997, Lindbergh migrou para o PSTU, o que resultou em um período de vacas magras na urna.

A razão é que, apesar de ter obtido votos suficientes para se reeleger, o PSTU não atingiu coeficiente eleitoral. O cenário se repetiu em 2000, e Lindbergh não pôde ocupar vaga de vereador no Rio. No ano seguinte, porém, filiou-se ao PT e apoiou a candidatura de Lula à Presidência da República. Da árvore petista, colheu frutos: em 2002 retornou à Câmara com 83 mil votos.

Em 2004, foi eleito prefeito de Nova Iguaçu, um dos maiores municípios da Baixada Fluminense. Reelegeu-se em 2008. Lindbergh retonaria à cena federal após vencer disputa interna do PT e ser eleito para o Senado em 2010, à frente de Marcelo Crivella (PRB). Seus planos, no entanto, apontam para a disputa do governo do Rio de Janeiro, em 2014. E se espelha em Lula para isso.

“Sei que tem gente que pensa o contrário, mas conseguimos colocar o Lula, que é esse líder operário, na Presidência da República. No final, 40 milhões de brasileiros foram para a classe média e 28 milhões deixaram a pobreza extrema”, afirma. “Poderia dizer que essa não foi só a batalha do impeachment, continua sendo a batalha no mundo inteiro, a mesma luta ideológica, da qual o Brasil conseguiu desembarcar”.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: Portal IG


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Deputado Robson Leite disponibiliza projeto de lei em consulta pública

O Deputado Estadual Robson Leite (PT) apresentou Projeto de Lei que cria o Programa Cultura Viva no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o portal do Deputado, o objetivo do projeto é estabelecer normas para o funcionamento do programa no estado do Rio de Janeiro.

“O projeto apresentado dialoga com a nova forma organizativa do programa, que, desde 2008, gradualmente, substituiu os convênios diretos do MinC com entidades da sociedade civil por convênios com estados e municípios. Estes lançam seus editais e definem a abrangência dos pontos. A aprovação desta lei será fundamental para a institucionalização do Cultura Viva no RJ: com legislação, os pontos deixam de ser política de governo e firmam-se como política de estado”.

O texto do projeto de lei encontra-se disponível no portal do deputado Robson Leite para consulta pública. Clique aqui para ler e apresentar sugestões.

Eleições 2012: Presidente do PSDB diz que a tendência do partido é apoiar Rogério Lisboa, em Nova Iguaçu

Deu no Jornal O Globo deste domingo (20/05): "O presidente do PSDB do Rio, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, ligou para dizer que a tendência mais provável é dos tucanos apoiarem a candidatura de Rogério Lisboa, do DEM, para a prefeitura de Nova Iguaçu". Quem dá a notícia é o jornalista Ilimar Franco, na coluna Panorama Político. 

O anúncio caiu como um balde de água fria sobre prefeitáveis Sheila Gama (PDT), Nelson Bornier (PMDB) e Walney Rocha (PTB) que ainda sonhavam com o apoio do PSDB. 

Quem mostra força e controle da legenda no município é o ex-presidente da Câmara Municipal, Maurilio Manteiga (foto), presidente do PSDB em Nova Iguaçu.



domingo, 20 de maio de 2012

Rafaela Borba é eleita Miss Nova Iguaçu 2012 e vai representar a cidade no Miss Estadual

Rafaela Borba, a Miss Nova Iguaçu 2012, e o vereador Ferreirinha

Com muita alegria e animação, foi realizado na noite deste sábado (19/05), mais uma edição do Concurso Miss Nova Iguaçu. A finalíssima aconteceu no teatro do Instituto de Educação Santo Antonio (Iesa), com a participação de quinze belíssimas candidatas, cada uma representando um bairro da cidade. 

As candidatas desfilaram com trajes de banho e de gala. Os familiares e amigos compareceram em peso para prestigiar o evento e também torcer por suas preferidas. Ao final do evento, Rafaela Borba, representante do bairro Caonze, recebeu as maiores notas do corpo de jurados e foi eleita Miss Nova Iguaçu 2012 e irá representar o município no Miss Estadual no mês de agosto.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha e seu filho João Pedro, a convite da coordenadora oficial do evento Noemi Rosseto, prestigiaram o evento. Ferreirinha parabenizou todas as participantes e seus familiares, especialmente a nova Miss Nova Iguaçu Rafaela Borba. "É um evento muito bonito. Mexe com a autoestima das pessoas. Mobiliza comunidades e mostra uma imagem positiva da cidade. Parabéns aos organizadores e participantes", disse o vereador.

Misses de outros municípios vieram prestigiar o evento
As finalistas do concurso.



A Miss Rafaela Borba, e João Pedro

Aline Galvanho, a Miss Fotogenia, e Ferreirinha. 

sábado, 19 de maio de 2012

Pesquisa mostra a força da internet em Nova Iguaçu

O Jornal Extra de ontem (18 de junho), divulgou pesquisa realizada pela empresa Lab Pop Content, sobre a utilização das redes sociais por candidatos a prefeito de Nova Iguaçu. Ferreirinha, apesar de não ter sido escolhido como candidato a prefeito pelo PT, aparece bem na pesquisa.

Não encontramos a publicação on line no portal do Jornal, então segue abaixo a transcrição.



Coluna Extra! Extra! De 18 de junho de 2012



Candidatos desconectados em Nova Iguaçu

Entre os pré-candidatos a prefeito de Nova Iguaçu, só Waguinho (PCdoB), com uma forcinha da fama de ex-pagodeiro, é influente na internet. O levantamento é da empresa de comunicação Lab Pop Content.

A Lab Pop avaliou o uso de dez redes sociais e deu nota de zero a cem, de acordo com a relevância do conteúdo e a repercussão. Waguinho teve nota 66.

Precisam cair nas redes Rogério Lisboa (DEM), o segundo colocado, com 16,5; e o deputado Walney Rocha (PTB), com três pontos. O vereador Ferreirinha teve 17,5 – mas o PT desistiu de lançá-lo candidato.

Levaram pau na avaliação a prefeita Sheila Gama (PDT), o deputado federal Nelson Bornier (PMDB), o deputado estadual Xandrinho (PV) e o presidente da Câmara, Marcos Fernandes (PRB). Todos tiveram um gorducho zero digital.

A prefeita, inclusive, nem está nas redes sociais.



Votos virtuais

Segundo o levantamento da Lab Pop, há 111.140 eleitores conectados em Nova Iguaçu.

E isso, só levando em conta o popularíssimo Facebook...

Padrinhos

Dos principais cabos eleitorais dos pré-candidatos em Nova Iguaçu, o que tem mais moral na internet é o deputado-apresentador Wagner Montes (PSD), com 72,8 pontos.

Ele é seguido por Fernando Gabeira (PV), com 63,6. e Cesar Maia (DEM), com 62,6.

O senador Lindberg Farias (PT), que foi prefeito da cidade, ocupa o quinto lugar, com 56,2. Atrás do senador Marcelo Crivella (PRB), com 56,8.

Futebol: O Campeonato Brasileiro começa hoje. Três jogos abrem a rodada

Depois do término dos campeonatos estaduais, chegou a vez de mais uma edição do Campeonato  Brasileiro.

Palmeiras x Portuguesa; Sport x Flamengo e Figueirense x Náutico, abrem a temporada 2012 hoje à tarde. 

Amanhã teremos Botafogo x São Paulo, no Engenhão, Corinthians x Fluminense, no Pacaembu e Vasco x Grêmio, em São Januário. 

Desde já, desejamos boa sorte aos times cariocas. Pena que o  meu Banguzão não está nessa!

Teatro: A peça 'O Inspetor Geral' será encenada hoje a noite no Teatro Sylvio Monteiro - Casa de Cultura Nova Iguaçu

Clássico do teatro russo, adaptado e dirigido pelo produtor cultural Lino Rocca, a comédia "O Inspetor Geral", estará em cartaz hoje a noite, a partir das 20h, no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. A peça narra a história de chefe de estado complicado em malfeitos e maracutaias em seu governo. Ele e seus principais funcionários ficam em polvorosa ao saber que um investigador, supervisor de alto escalão das repartições públicas, chegará à cidade para levantar os acontecimentos. Juntos, fazem várias tentativas para despistar o investigador. O riso é garantido.

A Casa de Cultura fica na Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu. Telefone: 2667-2631.


Em Brasilia, Ferreirinha conversa com lideranças políticas e busca investimentos para bairros de Nova Iguaçu

Esta semana o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, esteve em Brasília (DF) participando do Encontro Nacional de Vereadores e Prefeitos. No Congresso Nacional, visitou lideranças políticas da Baixada e conversou bastante sobre a região, especialmente Nova Iguaçu. 

Com o senador Lindbergh Farias pediu ajuda para que obras sejam realizadas no bairro Lagoinha e adjacências, cuja população sofre com a falta de infraestrutura. "Como tem muita coisa pra fazer nesta região, vamos precisar de investimento pesado dos governos federal e estadual", disse o vereador que citou ainda os bairros Três Marias, Valverde e Palhada.

A convite do senador, Ferreirinha participou da solenidade de posse dos membros da Comissão da Verdade, na quarta-feira, no Palácio do Planalto. Na quinta, já a convite do ministro Gilberto Carvalho, Ferreirinha, junto com o deputado Alessandro Molon, participou da entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia à professora Maria da Conceição Tavares, também no Palácio do Planalto.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Celebra-se hoje o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia é uma referência, segundo o site Wikipédia, a data remete a um dos crimes que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada brutalmente. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

Diversas atividades estão programadas em todo o Brasil. Em entrevista ao Portal Agência Brasil, a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos, Carmem Oliveira afirmou que a sociedade pode ajudar denunciando os abusos contra crianças e adolescentes. “Temos observado, por meio de pesquisas, que há novos focos de preocupação. Muitos violadores sexuais não são estrangeiros e sim moradores locais”, afirmou Carmém Oliveira.

O debate sobre o abuso sexual infantil e adolescente já tem onze anos, e um dos grandes avanços na discussão é a criação de uma central de atendimento, o Disk Denúncia Nacional (disk 100) onde a pessoa, de qualquer lugar do Brasil pode ligar e denunciar locais de exploração infantil, sem precisar se identificar.

Para Cosme Sigolis, conselheiro tutelar de Nova Iguaçu a situação é muito grave e precisa da máxima atenção dos Poderes Públicos. “Percebemos, no cotidiano de atendimento do Conselho, que apesar de todas as campanhas, os abusos são muito freqüentes e que os abusados, são, na maioria das vezes, uma pessoa de confiança da criança”, afirmou o conselheiro.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lula lança página no Facebook

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje sua página oficial no Facebook, no endereço facebook.com/lula .

Para Lula, o Facebook será uma opção para quem quiser acompanhar as suas atividades e as do Instituto Lula no Brasil e no exterior, inclusive as iniciativas para cooperação com a África e a América Latina.

“Queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo”, afirmou o ex-presidente em vídeo de lançamento que pode ser visto na página.

Lula começa com mais de 50 mil pessoas “curtindo” a página, migrados do perfil não oficial criado anteriormente por iniciativa de fãs do ex-presidente.


Império de Cabuçu fará festa em comemoração ao Título de Campeã do Carnaval 2012

Será no próximo sábado, dia 19 de maio, a festa em comemoração ao Título de Campeã do Carnaval 2012, da GRES Império de Cabuçu.

A festa terá início às 22h com apresentação de grupos musicais, homenagens, muito samba e, claro, apresentação da bateria nota 10 da Império de Cabuçu.

A quadra da Escola fica na Rua Paissandu, 236 – Cabuçu. Entrada franca.

Leia aqui a matéria do Blog do Ferreirinha sobre a vitória da Escola.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lei de Acesso à Informação entra em vigor hoje

Lei libera acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário aos cidadãos brasileiros


A Lei de Acesso à Informação (leia aqui a íntegra da lei) entra em vigor hoje (16) com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.


Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.

Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita.

Antigamente, o cidadão só podia solicitar informações que lhe diziam respeito. Cabia à chefia dos órgãos decidir sobre a liberação dos dados. Segundo a cartilha da Controladoria-Geral da União (CGU), feita para informar os servidores sobre a nova lei, na chamada “cultura do segredo”, a informação era muitas vezes retida ou até perdida. (clique aqui e baixe a cartilha da CGU).

Com a lei, o cidadão pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa. De acordo com a CGU, são estabelecidas regras claras e procedimentos para a gestão das informações. Além disso, os servidores estão sendo capacitados para atuar na implementação da política de acesso à informação. Foi elaborado um formulário próprio para o pedido, que pode ser preenchido diretamente no órgão ou pela internet. Para ter acesso à informação, o cidadão deve se identificar e especificar o pedido.

Fonte: Portal IG

Beleza pura: Miss Nova Iguaçu será eleita neste sábado, no ginásio do Iesa.

Miss 2011 - Vanessa Rosseto
Depois da eleição da miss juvenil no mês passado, agora é a vez de Nova Iguaçu conhecer sua representante na categoria adulto. 

O concurso Miss Nova Iguaçu, coordenado oficialmente pela competente Noemi Rosseto, acontecerá neste sábado, dia 19 de maio, no ginásio do Colégio das Irmãs (Iesa), a partir das 19:30 horas. 

A vencedora irá representar o município no Miss Rio de Janeiro, no mês de agosto. Cerca de 15 candidatas estarão desfilando com todo o charme, beleza e elegância para o delírio e aplausos de uma grande platéia. 

Parabéns a querida Noemi Rosseto pela coordenação de um evento tão importante que envolve as famílias e a sociedade, culminando por elevar a imagem e a autoestima de nossa gente e da nossa cidade cidade. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Governo federal amplia benefício do Bolsa Família para atender crianças de 0 a 6 anos.

O governo federal lançou o Brasil Carinhoso, ação que vai beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza. O governo vai garantir que toda a família brasileira que tenha pelo menos uma criança de zero a seis anos receba uma renda mensal, por pessoa da família, de no mínimo R$ 70.
“É porque quando a gente garante a renda mínima a cada membro de uma família em condição de extrema pobreza, nós estamos reconhecendo que somente é possível retirar uma criancinha da miséria se retirarmos junto com ela toda sua família, sem isso, é impossível” – disse a presidenta Dilma durante cerimônia de lançamento.
Na área da saúde, o Brasil Carinhoso fará um amplo controle da anemia e da deficiência de vitamina A nas crianças, além de introduzir remédio gratuito contra asma nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular.
Na área da educação, o governo vai aumentar o número de vagas nas creches, com a assinatura de acordos com as prefeituras para a construção de mais 1.512 creches em todo o país, no Programa Proinfância, ação que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Serão repassados para as prefeituras os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas.
Prefeitos de Norte a Sul do país participaram do lançamento.
Fonte: Site do PT-Nacional