segunda-feira, 30 de abril de 2012

Eleições 2012: PT sela apoio a reeleição da prefeita Sheila Gama em Nova Iguaçu e indica Alberto Cantalice como vice

O Encontro Municipal de Tática e Estratégia Eleitoral do PT de Nova Iguaçu aconteceu ontem no Teatro do Colégio Leopoldo. Cerca de 200 delegados compareceram ao ato e selaram o apoio a reeleição da prefeita Sheila Gama (PDT), tendo o ex-presidente estadual do PT Alberto Cantalice como vice para compor a chapa. 

Pela primeira vez na história iguaçuana o Partido dos Trabalhadores abre mão de lançar candidato próprio. As três chapas pró-candidatura própria (Militância Socialista, A Base Tem Nome e Mensagem ao Partido) lideradas pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, Luis Cláudio e Renê, reconheceram a vontade da maioria dos delegados e não se oporam a aliança. "Agora é concentrar esforços na chapa proporcional para eleger uma grande bancada para a Câmara Municipal e torcer pelo sucesso da aliança", disse o vereador Ferreirinha em seu discurso.



Hoje é o Dia da Baixada Fluminense - Celebremos os valores de nossa região!

Municípios da Baixada Fluminense
Atualmente a região é composta por 13 municípios e tem uma população aproximada de 4 milhões de habitantes.


domingo, 29 de abril de 2012

Homenagem: Pastor José Sélio, da Igreja Batista Central de Nova Iguaçu completa 36 anos de Ministério Pastoral e é Jubilado

A Igreja Batista Central de Nova Iguaçu ficou pequena na noite deste sábado. Um grande número de pessoas compareceu  para participar do culto de gratidão a Deus e celebrar os 36 anos de Ministério pastor José Sélio de Andrade, um dos mais importantes e destacados líderes da denominação batista na Baixada e no estado do Rio de Janeiro. O culto marcou também a aposentadoria deste grande obreiro que recebeu do corpo diaconal da igreja o título de Pastor Emérito. José Sélio será substituído pelo pastor Jônatas Furtado Costa.

O pastor Marcos Luis Lopes, ex-presidente da Convenção Batista Fluminense e representante Convenção Batista Brasileira, foi o pregador da noite. Muitos pastores e  líderes religiosos foram prestigiar o evento. O pastor Edgard Barreto Antunes e o bonito coral da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu também estavam presentes.

Pelos bons e relevantes serviços prestados ao longo de toda sua vida, o pastor José Sélio de Andrade foi homenageado com o Título de Cidadão Iguaçuano pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu, recebendo a comenda das mãos do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), amigo de longa data.





Cultura: Ferreirinha participa do lançamento de quatro livros de Maria dos Anjos, em Nova Iguaçu


Na tarde deste sábado, dia 28/04, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), participou do lançamento de quatro livros da escritora Maria dos Anjos de Oliveira, moradora do bairro Moquetá, em Nova Iguaçu. A tarde de autógrafo aconteceu no Centro de Formação de Líderes (Cenfor) e contou também com participação do bispo Dom Luciano Bergamin, da Diocese de Nova Iguaçu.

A paraibana Maria dos Anjos, fez o lançamento das seguintes obras: Recordações de Meu Bem (uma homenagem a seu saudoso esposo, senhor Lula, antigo e combativo militante das causas sociais e políticas); Orações de Uma Viúva;  O Papel da Música e da Dança na Terceira Idade; e Terceira Idade: Perdas, Crises e Ganhos.

A escritora Maria dos Anjos também faz palestras relacionadas aos temas de seus livros. Os contatos poderão ser feito pelo e-mail: marialula12@gmail.com.  E viva a cultura viva na nossa Baixada!



sábado, 28 de abril de 2012

Nova Iguaçu: Decreto divulga a relação das 25 escolas em local de "difícil acesso". Professores terão adicional de 20% no salário

O Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu traz hoje a publicação do Decreto nº 9.379/12, informando as 25 escolas municipais classificadas no perfil "difícil acesso". A publicação decorre de uma emenda de autoria do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, incorporada à Lei 4.661, de 28 de março de 2012, após reunião com o Fórum Municipal de Educação no Campo.

Com a aprovação da lei e a publicação deste decreto, professores lotados nessas escolas receberão adicional de 20% sobre o salário-base. Ferreirinha propôs ainda uma outra emenda que estendia o benefício a todos os profissionais lotados na escola, mas esta emenda foi rejeitada pela maioria dos vereadores, tendo somente o voto favorável do próprio Ferreirinha (PT), Fernando Cid (PCdoB), Marcos Fernandes (PRB) e Marivaldo Amorim (PRB).

Veja abaixo a relação das escolas situadas em local de difícil acesso: 

Número
Unidade Escolar
1 Escola Municipal Adrianópolis
2 Escola Municipal Barão de Tinguá
3 Escola Municipal Barão de Guandu
4 Escola Municipal Campo Alegre
5 Escola Municipal Daniel Nogueira Ramalho
6 Escola Municipal Dr. José Brigagão Ferreira
7 Escola Municipal Jaceruba
8 Escola Municipal Jardim Montevidéo
9 Escola Municipal Professora Lúcia Viana Capelli
10 Escola Municipal Shangri-lá
11 Escola Municipal Vale do Tinguá
12 Escola Municipal Visconde de Itaboraí
13 Escola Municipal Althair Pimenta de Moraes
14 Escola Municipal Chaer Kazem Kalaoum
15 Escola Municipal Dr. Juvenil de Souza Lopes
16 Escola Municipal José de Anchieta
17 Escola Municipal José Luiz da Silva
18 Escola Municipal Prof. Iramar da Costa Lima Miguel
19 Escola Municipal Prof. Joaquim de Freitas
20 Escola Municipal Prof. Márcio Caulino Soares
21 Escola Municipal Prof. Nabor Othuki
22 Escola Municipal Paulo Roberto Fiorenzano Araújo
23 Escola Municipal Três Marias
24 CIEP 373 Brigadeiro Teixeira
25 EMEI Glauco José Vaz Gonçalves


sexta-feira, 27 de abril de 2012

STF julga constitucionais as cotas raciais em universidades

Por unanimidade, ministros votaram a favor da reserva de vagas para negros no ensino superior


O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, por unanimidade, improcedente a ação que questionava o sistema de cotas raciais em instituições públicas de ensino superior. Dez ministros votaram pela constitucionalidade das cotas raciais: Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente Ayres Britto. O ministro Dias Toffoli não participa do julgamento porque deu parecer a favor das cotas quando era advogado-geral da União.

Leiaaqui a íntegra da matéria no Portal IG


Para Geraldo Bastos, presidente do Gestar – Grupo de Estudo e Ação Racial e presidente licenciado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro de Nova Iguaçu, a decisão é um marco importante na luta contra a discriminação racial no Brasil. “Após décadas de lutas, temos conquistado vitórias importantes. A decisão unânime do STF demonstra que a sociedade brasileira esta se conscientizando sobre a existência de racismo no Brasil e da necessidade de se construir uma sociedade que respeite as diversidades, sem discriminação e sem preconceito”, disse Geraldo ao Blog do Ferreirinha.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dom Adriano e os anos de chumbo - Hoje, 14 horas, no Sesc-Nova Iguaçu

Dentro da programação Especial Baixada em Foco, o Sesc-Nova Iguaçu apresenta nesta quinta-feira, às 14 horas, um documentário falando de um importante período da história da Baixada e também da vida de dom Adriano Hipólito, bispo de Nova Iguaçu no período de 1966 a 1994. 

O vídeo mostra um pouco do homem que sempre lutou pela causas sociais. E que no período da Ditadura Militar no Brasil, foi sequestrado, teve seu carro explodido na porta da CNBB, agredido, pichado de vermelho e deixado nu numa lixeira da região. Os ataques chegaram ao extremo em 20 de dezembro de 1979, a quatro dias do Natal, quando uma bomba explodiu no altar da Catedral de Santo Antônio de Nova Iguaçu, destruindo o sacrário. Até então, nunca no Brasil qualquer igreja tinha sido atingida por atentado a bomba.

Após a apresentação do documentário, haverá debate com Antonio Lacerda de Meneses, Historiador do Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu.

Local: Teatro do Sesc-N.Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá - Telefone: 2797-3001.
Entrada: Grátis. Classificação: 14 anos.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

PAC 2: Presidenta Dilma anuncia investimentos para mobilidade das grandes cidades

Com mais de 32 bilhões, Governo Dilma irá investir nas cidades com mais de 700 mil habitantes




A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem que o Brasil tem que priorizar o transporte de massa como principal forma de deslocamento nos grandes centros urbanos. Ela anunciou investimento conjunto de R$ 32 bilhões entre governo federal e estados e municípios, no âmbito do PAC Mobilidade Grandes Cidades, para a construção de 600 quilômetros de vias, 200 quilômetros de trilhos, 381 estações e terminais e aquisição de 1.060 veículos para sistemas sobre trilhos.

“Nós somos um país que progressivamente seremos obrigados a ter no transporte de massa a forma preferencial de entrar nos grandes centros urbanos. Isso é inexorável. É inexorável, porque não vai ser possível, principalmente, porque o nosso país caminha – e nós queremos que ele caminhe celeremente para melhorar o seu perfil de renda, o seu perfil de necessidades – e, portanto, o nosso país caminha para a situação que países desenvolvidos têm hoje em termos de posse de veículos”.

Os investimentos vão beneficiar 51 municípios em 18 estados, ampliando e elevando a capacidade dos sistemas de transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras. Nova Iguaçu é uma das cidades selecionadas.

O Programa PAC Mobilidade Grandes Cidades visa melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras através de investimentos integrados no sistema de transporte público coletivo.




Para o vereador Ferreirinha a discussão dos projetos sobre a mobilidade urbana em Nova Iguaçu é urgente. “Precisamos de um plano de mobilidade urbana, que atenda os anseios e demandas da sociedade. Para isso, é necessário ouvir e discutir com os movimentos sociais e demais organizações da sociedade. Esse é um tema que interessa a todos, logo precisa da participação de todos.”, ressaltou o vereador.

A Prefeitura de Nova Iguaçu inscreveu dois projetos de transporte coletivo, com valor total de 278 milhões de reais, sendo 84 milhões de repasse, 168 milhões de empréstimos e 26 milhões de contrapartida da Prefeitura. Os projetos são de construção do Sistema Sobre Trilhos Aeromovel. O primeiro trecho entre Nova Era e Valverde e o segundo trecho entre Centro e Nova Era.

A prefeitura de Nova Iguaçu tem agora prazo de 180 dias para apresentar os projetos finalizados.

Veja aqui a lista das cidades selecionadas.

Debate: Obras de ampliação do Top Shopping é discutida na Câmara de Nova Iguaçu

Representantes do Top Shopping estiveram ontem na Câmara Municipal de Nova Iguaçu para explicar aos vereadores os motivos da demora em iniciar as obras de ampliação do complexo comercial.

Segundo o superintendente Roberto Martins, o Top Shopping gastou  R$ 3,5 milhões para preparar o primeiro projeto e agora, por exigência da Prefeitura,  mais R$ 2,5 milhões para refazê-lo, mas mesmo assim não consegue as licenças necessárias para iniciar a obra. "Apesar das solicitações, dos inúmeros ofícios, não conseguimos ser recebido pela prefeita para expor   nossas angústias e saber dos motivos pelos quais não estamos conseguindo as licenças", disse Roberto da tribuna da Câmara.

O custo total da ampliação e modernização do Top Shopping está orçado em R$ 90 milhões e vai gerar cerca de dois mil empregos diretos. Uma nova audiência foi marcada para o dia 02 de maio, às 16h, para que o secretário municipal da Cidade José Rogério Bussinger Namem vá à Câmara falar sobre o assunto. Representantes da Acini, CDL-NI, Firjan, Sincovani e do Top Shopping, também serão convidados. A diretoria do Top Shopping teme que, com a demora, os grandes investidores se desinteressem pelo empreendimento.



Música: Nação Híbrida - Show com Dida Nascimento nesta quarta, 20h, no Sesc-Nova Iguaçu

Nação Híbrida é o nome do show musical que o cantor e compositor Dida Nascimento apresenta hoje a noite no Sesc-Nova Iguaçu, a partir das 20 horas.

Neste show de lançamento do CD homônimo, Dida Nascimento apresenta a pulsação do reggae, a energia do rock, a rítmica africana e a soul music, todas inseridas na musicalidade brasileira do xote, do maracatu e do samba, criando misturas que refletem as ricas miscigenações existentes no país.

Teatro do Sesc-Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. 

Entrada: Grátis.

Classificação: 14 anos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Blog do Planalto: Governo vai investir R$ 9,4 bilhões para aperfeiçoar a Rede Cegonha, afirma Dilma


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (24), na coluna Conversa com a Presidenta, que o governo federal vai investir R$ 9,4 bilhões, até 2014, para aperfeiçoar a Rede Cegonha. Ao responder pergunta de Iara Ferreira, auxiliar administrativa em Contagem (MG), sobre como receber os benefícios do programa, Dilma disse que a Rede visa garantir assistência integral para a mãe, desde o planejamento familiar, passando por todos os períodos da gravidez, até os dois primeiros anos de vida da criança.

“O primeiro passo é procurar um posto de saúde, para iniciar os cuidados do pré-natal e se cadastrar para receber o acompanhamento da Rede Cegonha. A Rede visa garantir assistência integral, desde o planejamento familiar até a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto, até os dois primeiros anos de vida da criança. A gestante poderá solicitar um auxílio transporte de até R$ 50,00 para não faltar às consultas do pré-natal. Já aderiram à Rede Cegonha 2.731 municípios, de 25 estados. Vamos investir R$ 9,4 bilhões, até 2014, para aperfeiçoar toda a rede de assistência, ampliar e melhorar as condições de atendimento. Brasileiras como você poderão ter uma gestação segura e dar à luz e cuidar de seus bebês com atendimento adequado e humanizado no Serviço Único de Saúde, o SUS”.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eleições 2012: Alcides Rolim vence as prévias do PT em Belford Roxo

O Partido dos Trabalhadores foi às urnas ontem em Belford Roxo para decidir quem seria o candidato a prefeito pela legenda nas eleições de outubro. 

De um lado, o atual prefeito Alcides Rolim, que busca a reeleição. Do outro, o vereador Jorge Soares Braga (Jacoginho), pleiteando a vaga.

Ao final, o resultado foi o seguinte: Alcides Rolim: 447 votos. Jacoginho: 425 votos. O resultado, com  diferença de apenas 22 votos,  mostrou que a prévia foi muito disputada. 

domingo, 22 de abril de 2012

Governo Dilma tem aprovação recorde de 64%, revela Datafolha

Maioria dos entrevistados, no entanto, acredita que Lula deve ser o nome do PT para disputar o Planalto em 2014



Apesar de a presidenta Dilma Rousseff ter batido mais um recorde de popularidade, seu antecessor ainda é o preferido da maioria dos brasileiros entrevistados. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro nome para os entrevistados para ser o candidato do PT ao Palácio do Planalto nas eleições presidenciais de 2014.
De acordo com a pesquisa, realizada nos dias 18 e 19 deste mês com 2.588 pessoas nos 26 Estados e no Distrito Federal, o governo de Dilma é avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros. Em janeiro, a mesma pesquisa mostrava que 59% tinham o governo atual como bom ou ótimo. Há margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dos entrevistados, 29% disseram que Dilma faz um governo regular, enquanto outros 5% avaliam a atual administração como ruim ou péssima. Há três meses, 33% acreditavam em um governo regular de Dilma, enquanto 6% o consideravam ruim.
No entanto, quando perguntado quem deveria ser o candidato do PT para disputar o Planalto nas próximas eleições presidenciais, o antecessor de Dilma saiu na frente. Lula se mostrou o predileto de 57% dos brasileiros para disputar novamente a Presidência daqui a dois anos e meio. Enquanto outros 32% preferem a presidenta concorrendo em 2014, 6% acreditam que nenhum deles deve concorrer e 5% ficaram em dúvida.
Recorde
O índice de aprovação de 64% é o mais alto obtido por Dilma desde que tomou posse como presidenta, em 1º de janeiro de 2012. Além disso, trata-se da mais alta taxa de aprovação presidencial com um ano e três meses de mandato dentro do universo de pesquisas Datafolha. Enquanto na mesma época o governo Lula tinha 38% de aprovação, o tucano Fernando Henrique Cardoso apresentava 30%.
Fonte: Portal iG

sábado, 21 de abril de 2012

Futebol: Hoje tem Bangu x Botafogo no Engenhão - semifinal da Taça Rio

Jogando pela semifinal do segundo turno do Campeonato Carioca, Bangu e Botafogo se enfrentam hoje, às 18:30 horas, no Engenhão. Flamengo e Vasco fazem a outra semifinal amanhã.


Os vencedores decidirão a Taça Rio no próximo dia 29/04. O Fluminense, já classificado, aguarda o campeão da Taça Rio para a decisão do Estadual. 


Ferreirinha estará lá, torcendo para seu Banguzão.



Ouça o hino do Bangu Atlético Clube:

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Memória: Barak Obama visita ônibus símbolo da luta pelos direitos civis no EUA


O presidente norte-americano, Barack Obama, visitou nesta quinta-feira um dos símbolos do movimento pela luta dos direitos civis: o ônibus do qual a ativista Rosa Parks foi expulsa em 1955, quando se recusou a ceder o seu lugar para um passageiro branco, com era de costume e também de acordo com a lei vigente na cidade. 

A atitude de Rosa Parks acabou deflagrando uma campanha de luta pelos direitos civis e combate a segregação racial nos Estados Unidos, seguido por Martin Luther King e outros líderes da causa.


 A visita ao museu Henry Ford, onde se encontra o automóvel original, aconteceu durante sua agenda de campanha no estado de Michigan.


Rosa Parks sofria do Mal de Alzheimer e morreu em 2005, de causas naturais.

Fonte: Jornal O Globo/Wikipédia

Tradicional Festa de São Jorge, o Santo Guerreiro, começa hoje em Nova Iguaçu

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge de Nova Iguaçu, inicia hoje os festejos populares em comemoração ao dia de um de seus padroeiros: São Jorge. A festa já se tornou tradicional e integra o calendário oficial de eventos da cidade. O padre Davenir Andrade convida a todos a participarem desta grande festa popular e das missas que ocorrerão de hoje até segunda-feira, feriado municipal e estadual, aniversário do Santo Guerreiro. Veja abaixo a programação:

Tríduo
Dia 20, sexta – São Jorge intercede para que a saúde se difunda sobre a terra
Missa às 19h
Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com noite dos caldos

Dia 21, sábado – São Jorge, modelo para a juventude
Missa às 19h
Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com Salão Português

Dia 22, domingo – São Jorge, modelo de fé e amor pela Igreja
Missas às 7h, 9h, 12h e 19h
Almoço às 13h
Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com noite árabe

Dia 23, segunda – Dia do Padroeiro
Missas às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 15h, 16h, 19h e 20h
Procissão às 17h
Angu de São Jorge de 11h às 14h
Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com Salã
o Português. 
 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Miss Nova Iguaçu Juvenil 2012 será neste sábado, no Colégio das Irmãs (Iesa)


Com toda pompa, alegria, charme e beleza, acontecerá no próximo sábado, dia 21 de abril, a partir das 19:30 horas, o Concurso Miss Nova Iguaçu categoria juvenil, ou seja, para meninas com idade entre 14 e 17 anos. 

Segundo Noemi Rosseto, coordenadora oficial do evento na cidade, vinte e uma candidatas foram inscritas e estarão buscando o título de MISS NOVA IGUAÇU nesta categoria, que levará a vencedora ao Miss Estado do Rio de Janeiro.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu parabeniza todas as participantes e seus familiares, desejando-lhes uma boa performance nos desfiles, pois teremos a honra de ver a vencedora representando dignamente nossa cidade.



Dilma reafirma compromisso com a erradicação da pobreza extrema no país

Na posse dos novos integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou o compromisso do seu governo com a erradicação da pobreza extrema no país. Ela lembrou que a “consistente” rede de políticas sociais em construção beneficia hoje mais de 13 milhões de famílias por meio do programa Bolsa Família. Para Dilma, governo e Consea ampliaram as fronteiras da igualdade e criaram marcos institucionais para acelerar as políticas em andamento e implementar novas medidas.
“A contribuição do Consea será decisiva para que possamos transpor a fronteira do possível e chegar cada vez mais perto do necessário e, sobretudo, do sonhado e desejado. E o necessário e desejado é o que temos feito juntos para acabar com a fome e a miséria no nosso país. Mas sempre é necessário mais, e mais, e mais.”
Fonte: Blog do Planalto 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Concurso Público em Nova Iguaçu: 2616 vagas nas áreas de saúde e educação

A prefeitura de Nova Iguaçu abriu concurso público para diversos cargos de nível superior, médio e fundamental, nas áreas da saúde e da educação. No total serão 2616 vagas, sendo 1596 para nível superior, 353 para nível médio e 881 para nível fundamental.

Os salários variam entre 4.050,00 para médico de PSF e 650,00 para auxiliar de serviços gerais e auxiliar de merendeiro. Professor, R$ 1.642,00.

Haverá cotas para portadores de deficiência (160 vagas) e para negros e índios (524).

As inscrições serão realizadas pela internet a partir do dia 23 de abril e se encerraram dia 06 de maio. Haverá também inscrição na Escola Municipal Monteiro Lobato, até o dia 04 de maio.

As provas objetivas estão previstas para o dia 03 de junho.

Cliqueaqui para fazer a inscrição.

Eleições 2012: Algumas imagens dos pontos de votação da eleição interna do PT para eleger seus delegados no último domingo

Sede do PT - Nova Iguaçu: um dos pontos de votação

De bermuda verde clara, Rogério Vilanova (PPS): boca de urna pró-aliança

Pela aliança: assessores do vereador Marotte (PHS) em ação na boca de urna




Sede do MAB - local de votação

Sede do MAB - Mesários

Salão Idair, em Cabuçu

Km 32

Ainda Km 32

 "Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu". Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, educador e político brasileiro.








terça-feira, 17 de abril de 2012

Baixada em Foco: programação do Sesc-NI do mês de abril será toda dedicada a artistas da região

Para comemorar do Dia da Baixada, celebrado em 30 de abril (Lei Estadual 3.822/02), o SESC-Nova Iguaçu preparou uma série de eventos envolvendo artistas da região, mostrando todo o seu potencial artístico e social. 

Anota aí na sua agenda:

De 14 de abril a 27 de maio, 09 às 16 horas, de terça a domingo:
Exposição Santuário Mariano - Artes Plásticas, fotografias de Paulo Cesar Rega.
Local: Sala de Exposições, grátis,  classificação: livre.

Dia 24 de abril (terça-feira), 20 horas: Mostra de Dança do Projeto Luar 
Local: Teatro, grátis, classificação: livre.

Dia 25 de abril (quarta-feira), 20 horas: Show Musical - Nação Híbrida, com Dida Nascimento.
Local: Teatro, grátis, classificação: l4 anos.

Dia 26 de abril (quinta-feira), 9 e 14 horas: Cinema: Fala Sério - Dom Adriano e os anos de chumbo
Local: Teatro, grátis, classificação: 14 anos.

Dia 28 de abril (sábado), 20 horas: Peça - O Juiz de Paz, com a Cia. Fios da Roca
Local: Teatro, grátis, classificação: 12 anos.

O Sesc-Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Bairro Moquetá. Telefone: 2797-3001.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Futebol: Bangu vence Resende por 3 a 0 e enfrentará o Botafogo na semifinal do Campeonato Carioca



Eleições 2012: Chapas que defendem aliança com o PDT de Sheila Gama tem maioria dos votos em Nova Iguaçu

A votação para escolher os 225 delegados que no dia 29 de abril participarão do Encontro Municipal do PT, teve a participação de 2.050 de seus mais de dez mil filiados no dia de ontem.

A votação aconteceu no centro de Nova Iguaçu, em Comendador Soares, em Miguel Couto, Cabuçu e Km 32. As chapas que defendem que o PT não tenha candidatura própria e apoie a reeleição da prefeita Sheila Gama do PDT teve a maioria votos, cerca de 75% do total.

Com este resultado, ainda que em tese seja possível, dificilmente o PT terá candidato próprio a prefeito nas eleições deste ano. Caso isso aconteça, será a primeira vez, desde a sua fundação em 1980, que o PT deixará de apresentar candidato próprio no pleito municipal iguaçuano.

Amanhã o Blog dará mais informação sobre este assunto.




domingo, 15 de abril de 2012

Filiados do PT: Neste domingo, dia 15, vote na chapa CANDIDATURA PRÓPRIA - EU QUERO!



Esta é chapa apoiada pelo senador Lindbergh, pelo presidente estadual do PT Jorge Florêncio,  pelo ministro Gilberto Carvalho,  pelo secretário geral nacional do PT Eloi Pietá, pelos deputados Jorge Bittar, Alessandro Molon e Chico D'Angelo, pelos deputados estaduais Robson Leite, André Ceciliano, Inês Pandeló, vereadores Flávio Nakan (Mesquita), Fidélis (B.Roxo), Geraldinho (SJ Meriti), Adilson Pires (Rio) e muitas outras lideranças do Parido dos Trabalhos. É a Resistência Petista na luta!

Candidatura Própria. É o PT mantendo a sua tradição de lutas. É o PT voltando a governar Nova Iguaçu!



sábado, 14 de abril de 2012

Eleições 2012: PT de Nova Iguaçu começa decidir seu rumo neste domingo: Candidatura Própria ou apoio a Sheila Gama?

Neste domingo, dia 15 de abril, começa o primeiro tempo do jogo que vai definir o destino do PT nas eleições de outubro. 

A partir das 09 até as 17 horas, cerca de dois mil filiados irão às urnas para eleger os 225 delegados que  no dia 29 de abril irão escolher o que é melhor para o partido: ter seu próprio candidato a prefeito ou apoiar a reeleição da prefeita de Sheila Gama (PDT)?

Sete chapas se inscreveram para disputar o voto dos filiados. Três delas, lideradas pelo vereador Ferreirinha e com o apoio do senador Lindbergh Farias, querem que o PT tenha candidato a prefeito. São elas:

- CANDIDATURA PRÓPRIA - EU QUERO!
- MILITÂNCIA SOCIALISTA
- A BASE TEM NOME

Outras três, apoiadas por Alberto Cantalice, professora Marli e Sebastião Berriel, querem fazer aliança com a prefeita Sheila Gama (PDT) e uma ainda está indefinida.

O Jornal Extra deste sábado noticia uma situação bastante lamentável. Uma das chapas que apoia a coligação com a prefeita Sheila Gama tenta confundir os filiados ao se registrar com o nome LINDBERGH GOVERNADOR, tentando passar a ideia de que Lindbergh estaria apoiando a aliança.

Lindbergh já se pronunciou vetando o uso de seu nome. O assunto foi debatido na reunião da Executiva Municipal, mas os integrantes desta chapa descumpriram a desautorização de Lindbergh e a deliberação da Executiva, o que pode gerar impugnações futuras, haja vista a clara intenção de confundir o voto dos filiados.

VEJA ABAIXO OS LOCAIS DE VOTAÇÃO:
Lula também quer Candidatura Própria do PT

Centro de Nova Iguaçu: 

1.Sede do PT - Rua Frutuoso Rangel, 60, esquina com Coronel Francisco Soares.

2. Sede do MAB- Rua Ataíde Pimenta de Moraes,  nº 37 - esquina com Nilo Peçanha.

Comendador Soares:
Quadra da Escola de Samba Imperial - Rua José Gouveia, 26 - Morro Agudo.

Cabuçu:
Salão de Festas Idair - Rua Humaitá, 320, esquina com Rua Curupaiti

Km 32:
Estrada Rio-São Paulo Varianti, 04 - Guandu, esquina com Estrada de Madureira.

Miguel Couto:
Sede do Núcleo do PT - Rua Josefina, 05

QUEM PODE VOTAR: militantes do PT com mais de um ano de filiação, que esteja quite com o partido.

O QUE LEVAR: Documento de Identidade com foto e se tiver, a carteira de filiado.



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Truculência e arrogância: 'Out door' convidando filiados do PT a votarem na chapa que defende 'Candidatura Própria' em Nova Iguaçu são arrancadas


Como é do conhecimento geral, o PT de Nova Iguaçu está decidindo democraticamente sua tática eleitoral para as eleições deste ano. 

Um parte  do PT, liderada pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, com o apoio do senador Lindbergh Farias, defende uma CANDIDATURA PRÓPRIA do PT  para prefeito nas eleições de outubro. 

Uma outra, liderada pela professora Marli e pelo suplente de vereador e ex-secretário de Assistência Social Sebastião Berriel,  prefere uma ALIANÇA com o PDT da prefeita SHEILA GAMA. 

Os que defendem CANDIDATURA PRÓPRIA elencaram 13 motivos para que o PT tenha candidato a prefeito em Nova Iguaçu (clique aqui e veja). A decisão começa neste domingo, dia 15/04, com a eleição dos 225 delegados que irão decidir a questão durante o Encontro Municipal marcado para o dia 29/04 (domingo).

Para dar ampla divulgação a este importante acontecimento, integrantes do grupo que defende a CANDIDATURA PRÓPRIA contratou algumas placas de 'out door' convidando os filiados do PT para votar no próximo domingo e pedindo voto para a chapa que defende a CANDIDATURA PRÓPRIA.

Para nossa surpresa e indignação, ontem todas as placas foram retiradas. Segundo informação de um representante da empresa de 'out door', eles sofreram pressões e ameaças de representantes da prefeitura e não tiveram outra alternativa senão a retirada das placas, sob pena de sofrerem as mais terríveis retaliações.

Com esta medida arrogante, antidemocrática, totalitária e fascista, os representantes da prefeitura tentam inviabilizar a vitória da CANDIDATURA PRÓPRIA, interferindo na democracia interna do PT com a finalidade de alterar o resultado da vontade de seus filiados.

De nossa parte fica aqui registrado todo repúdio e indignação à atitude daqueles que querem ganhar pela força das nomeações no diário oficial,  por meio de ações antirrepublicanas, pela truculência, por medidas sórdidas, reprováveis e repugnantes que violam e agridem a democracia.

Comissão de Comércio e Indústria da Câmara e entidades empresariais se reúnem para discutir a situação do Shopping Square


A situação do Shopping Iguaçu Square, aquele que fica próximo à Câmara Municipal, o Viaduto Pe. João Much e a Rodoviária da Coderte, que está com 90% de suas lojas fechadas, foi o tema de uma reunião que aconteceu ontem na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL).

A partir de uma reportagem do blog que foi publicada por diversos jornais da Baixada, o empresário e consultor empresarial Antonio Galvão entrou em contato com o vereador Ferreirinha, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal, mostrando preocupação e interesse pela questão.

A partir daí, Ferreirinha articulou uma reunião com a entidades empresariais da cidade para discutir o assunto. Estavam presentes o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI) Antonio Alpino; o presidente da CDL-Nova Iguaçu Claudio Rosemberg; o presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani) Uéliton Pessanha; e o consultor empresarial Antonio Galvão.

Ao final, ficou decidido uma nova reunião envolvendo os três principais empreendedores do Shopping Square (Icatu, Sogin e Dias Curvello). A ideia é revitalizar aquele espaço comercial e trazer mais emprego, circulação de renda, valorizando ainda mais o comércio e a cidade.

"É um prejuízo muito grande para a cidade ter um empreendimento desse esvaziado, sem movimento. É nosso dever trabalhar pela sua revitalização, a fim de gerar mais emprego e fomento comercial", disse Ferreirinha, que também se mostrou preocupado com a demora da expansão do Top Shopping.







quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hospital da Posse: Justiça determina a reabertura da maternidade em 48 horas

Uma sentença dada pela juíza Ana Lúcia Pereira Mazza, titular da 3ª Vara Cível de Nova Iguaçu, determinou que a maternidade do Hospital da Posse e a sua UTI neonatal voltem a funcionar normalmente num prazo 48 horas. A sentença determina também que num prazo de 30 dias, a direção do hospital deva providenciar a contratação de médicos suficientes para cobrir dois plantões diários de 12 horas cada, tendo no mínimo três médicos por plantão.

Ontem, após reunião com o diretor geral e o diretor técnico do Hospital da Posse, uma comissão de vereadores tentou participar de uma reunião com o secretário estadual de Saúde dr. Sergio Côrtes, no centro do Rio, juntamente com a prefeita Sheila Gama (PDT), mas não obtiveram sucesso, pois segundo informação da comissão, a prefeita preferiu tratar o assunto sozinha com o secretário. O que foi uma pena, pois os vereadores ajudariam a pressionar o governo do Estado por uma solução mais rápida para o problema.

Toda essa movimentação fará parte de um relatório a ser elaborado pela Comissão Especial criada na terça-feira pela Câmara Municipal.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Câmara de Nova Iguaçu aprova criação de Comissão Especial para verificar situação do Hospital da Posse

Os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram na sessão plenária de ontem, a criação de uma Comissão Especial para apurar as denúncias veiculadas em vários órgãos da imprensa, dando notícia do fechamento da UTI neonatal do Hospital da Posse e de seu anexo, onde funciona a Maternidade Mariana Bulhões. 

Hoje pela manhã, a comissão se reuniu com o diretor geral do hospital, dr. Abdon Katter e com o diretor técnico dr. Luiz Eduardo Teles, que explicaram que o fechamento se deu em função do pedido de demissão coletiva de 22 médicos na última semana, devido ao baixo salário.

Disseram também que o setor de maternidade conta hoje somente com doze médicos, sendo impossível recepcionar novos pacientes, a não ser nos casos de extrema emergência. Segundo a diretoria do hospital, somente com aumento de salário e a contratação ou recontratação dos médicos demissionários será possível reabrir a maternidade.

Segundo ainda os diretores,  a situação só será plenamente normalizada se o governo do estado garantir vaga em UTI neonatal para todas as crianças nascidas no Hospital da Posse. Caso contrário, o atendimento continuará deficitário. 

A Comissão Especial terá 90 (noventa) dias para levantar os problemas e produzir um relatório com todos os levantamentos.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Segurança Pública: onda de assaltos à luz do dia preocupa moradores de diversos bairros de Nova Iguaçu

Os efeitos da implantação das UPPs no município do Rio vem sendo sentida pela população de Nova Iguaçu e de outros municípios da Baixada com bastante ênfase. A cada UPP implantada, mais policiais são retirados dos batalhões da região e incorporados ao policiamento das áreas pacificadas. 

Como já foi denunciado ao governo do Estado, temos menos de 500 policiais para tomar conta de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Com pouco policiamento e por sua localização próxima ao município do Rio, a Baixada se tornou o destino preferencial dos bandidos expurgados das áreas pacificadas.

O Jornal Hoje desta terça-feira  traz uma ampla reportagem sobre o aumento dos casos de assaltos à luz do dia praticados no bairro Santa Eugênia. Outros bairros como Cerâmica, Jardim Esplanada, Santa Clara e Monte Líbano, sofrem com a ação dos bandidos.

A campanha 'Mais Segurança, Mais Policiamento em Nova Iguaçu' continua colhendo assinaturas para enviar ao governador Sergio Cabral, pedindo o aumento do número de policiais do 20º BPM e a construção de um Batalhão em Nova Iguaçu.