terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jornalista iguaçuana, Luciana Barreto, conquista prêmio Abdias Nascimento

Em grande festa realizada ontem, foram premiados os ganhadores da 2ª edição do Prêmio Abdias Nascimento.

A jornalista Luciana Barreto, moradora de Nova Iguaçu, foi a grande vencedora na categoria Televisão, com o trabalho: “Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade” da TV Brasil.

Segundo os organizadores, as reportagens e fotografias foram avaliadas por uma Comissão Julgadora independente formada por jornalistas e especialistas em relações raciais, e segundo os critérios de originalidade da pauta, pertinência, criatividade, linguagem, fontes, caráter investigativo e repercussão obtida.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio. O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

Quem foi Abdias Nascimento?

Nascido em Franca / SP em 1914, Abdias Nascimento foi um dos ativistas brasileiros da luta contra o racismo.
Participou da Frente Negra Brasileira, na década de 1930, organizou o Congresso Afro-Campineiro em 1938, em 1944, fundou o Teatro Experimental do Negro e organizou a Convenção Nacional do Negro em 1945.
Foi exilado durante a ditadura militar e após a reabertura política é eleito deputado federal, pelo PDT (1983-1987) e foi senador em 1991, 1996-99. Adbias Nascimento faleceu no dia 24 de maio de 2011.


Para saber mais sobre o Prêmio Abdias Nascimento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário