terça-feira, 30 de outubro de 2012

Senador Lindbergh iniciará “Caravana da Cidadania”


Lindberg imita Lula e cai na estrada

Com a “caravana da cidadania”, senador quer sepultar apoio do PT ao PMDB em 2014



Depois do carnaval, Lindbergh Farias vai botar o pé na estrada. O senador petista anunciou que o primeiro destino de sua “caravana da cidadania”, inspirada nas viagens de Lula entre 1993 e 1994, será Japeri, na Baixada Fluminense. Mas Lindbergh, declaradamente candidato à sucessão do governador Sérgio Cabral, promete visitar as 92 cidades fluminenses. Levará outros parlamentares petistas. Um deles, o deputado federal Luiz Sergio, ex-ministro da Pesca de Dilma Rousseff, disse ontem que qualquer obstáculo da Executiva Nacional do PT à candidatura do senador será entendido como tentativa de intervenção no diretório estadual.

Com a caravana, Lindbergh pretende sepultar a pretensão de Cabral de contar com o apoio do PT ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, o candidato do PMDB em 2014. para o senador petista, a força dos peemedebistas no estado já não é a mesma depois das eleições municipais. Ele disse que o partido de Cabral encolheu de 35 prefeituras, conquistadas em 2008, para 24 este ano, perdendo em colégios eleitorais importantes como São Gonçalo, Duque de Caxias e Petrópolis:

- Temos uma relação respeitosa com Cabral, mas a candidatura própria é um consenso no PT. Meu sonho é ter o apoio deles (peemedebistas).

De ônibus, de barco, de avião, Lula percorreu há 20 anos cerca de 350 cidades de 26 estados, levando um pequeno grupo de petistas, além de acadêmicos e especialistas em várias áreas. Lindbergh, que já esteve em 66 cidades durante a campanha eleitoral, quer repetir a fórmula. Ele considera o ex-governador Anthony Garotinho o seu principal adversário em 2014.

Para convencer Lula, os petistas do Rio vão usar a mesma estratégia do ex-presidente para eleger Fernando Haddad como prefeito de São Paulo.


- O Lindbergh representa o novo com experiência, porque já foi prefeito de uma grande cidade (Nova Iguaçu). O senador simboliza ainda a juventude e tem carisma. Se os dois (Lindbergh e Haddad) ficarem lado a lado, parecem irmãos – comparou Luiz Sergio.

Lula ao lado de Manuel Nardi, o Manuelzão,
durante passagem da Caravana da Cidadania
pela bacia do São Francisco, em 1994.
O deputado lembrou que o PT teve a grandeza de apoiar, por duas vezes, as reeleições de Cabral em 2010 e do prefeito Eduardo Paes (PMDB) em 2012.

- Espero que, agora, eles também tenham a grandeza de apoiar o Lindbergh. Qualquer ação do diretório nacional do PT de tolher esse debate será vista por nós como tentativa de intervenção – disse o ex-ministro.

Para o deputado, se não houver acordo com o PMDB, o PT deverá decretar o fim da aliança em 2014.

- Não podemos estar sempre pagando a fatura. Precisamos trabalhar na tese de manutenção da aliança. Se isso não for viável, entendo que o PT tem o direito de buscar o seu rumo.

Em 2009, durante a eleição para a presidência do PT no Rio, Lindbergh não apoiou a candidatura de Luiz Sergio. O senador queria disputar o governo no ano seguinte. Já o ex-ministro defendia o apoio à reeleição de Cabral. No fim, Lula bateu o martelo pelo apoio ao PMDB. O ex-presidente prometeu uma chance a Lindbergh em 2014.

- Em 2010, o Lindbergh tinha a alternativa de disputar o Senado. Teve grande votação e mostrou que, agora, tem potencial para concorrer ao governo. Hoje, esse é o sentimento dos filiados do PT do Rio – revelou Luiz Sergio.

No sábado, depois de uma carreata com aliados na Baixada Fluminense, Sergio Cabral declarou ao GLOBO que seria importante o apoio de Lindbergh à candidatura de Pezão porque o ajudou a se eleger para o Senado. O governador, porém, afirmou que não interferiria no processo de decisão do PT:

- O Lindbergh está no direito dele. Eu colaborei com a eleição dele para o Senado e não me arrependo.

Fonte: Jornal O Globo

Um comentário:

  1. Grande colaboração. Esse Cabral é o cumulo da cara de pau. Putz... CHEGAAA! Agora é 13, é LINDBERGH no Estado!

    ResponderExcluir