sábado, 18 de agosto de 2012

Hoje é dia de Vacinação em Nova Iguaçu. Leve seu filho no Posto de Saúde mais próximo

Começa neste sábado, das 8h às 17h, a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil, na Baixada Fluminense. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico para crianças menores de cinco anos. O objetivo maior da ação não é a vacinação em si, mas a regularização e o complemento das cadernetas de vacinação.
A campanha que foi criada pelo Ministério da Saúde e tem abrangência nacional, vai de hoje até o próximo dia 24. Este ano, duas novas doses serão incluídas. A pentavalente, que substituirá a antiga tetravalente, combate difteria, tétano, coqueluche, meningite, outras doenças bacterianas e hepatite B. A outra dose, refere-se a Vacina Inativada Poliomelite (VIP), que será aplicada por meio de injeção e destina-se a bebês de dois e quatro meses de idade. As gotinhas só serão usadas nos reforços, aos seis e quinze meses.
Cabe lembrar que as novas doses só serão aplicadas em crianças de até um ano que não tenham tomado nenhuma das vacinas ainda. O menor que se encaixar nessa situação passará a receber uma dose da vacina atualizada. A intenção é diminuir cada vez mais o número de picadas de injeção.
Em Nova Iguaçu, irão funcionar postos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Programa Saúde da Família (PSFs) e Unidades Mistas que possuam sala de vacinação. Um dos mais tradicionais, o Centro Médico de Saúde Vasco Barcelos, que fica na Rua Bernardino de Melo, em frente à estação ferroviária, é um dos mais procurados pela população nas campanhas.
No domingo, dia 19, apenas funcionarão as unidades 24 horas (Vila de Cava, Austim e Miguel Couto). Na ocasião, é fundamental que o responsável leve a caderneta da criança.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário