quarta-feira, 8 de agosto de 2012

08 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Governo Federal instituiu desde 2002 o dia 8 de agosto com dia Nacional do Combate ao Colesterol. Toda a pessoa que tem histórico familiar de doenças cardiovasculares deve fazer o exame, com orienta a enfermeira Ana Azevedo, do PSF do Caonze.

O Colesterol, este que é considerado um vilão da saúde, desempenha funções essenciais em nosso organismo, como produção de vitamina D e hormônio. Em níveis elevados, o colesterol aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

 
A mudança nos hábitos alimentares aliada a pratica regular de exercício físico controla as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL). Para prevenir o aumento de colesterol, a nutricionista funcional, Giovanna Arcuri, indica o consumo de alimentos como linhaça, castanha-do-pará, aveia, feijão, alho, cebola, legumes, alimentos integrais (pães e massas) e frutas cítricas (laranja, morango, goiaba e kiwi).
 
Para saber como anda o colesterol, é muito importante consultar o médico e realizar exames anuais. Para pessoas com o colesterol elevado, Giovanna dá a dica: “Para diminuir o colesterol é preciso uma dieta saudável, que deve incluir muitas verduras, frutas, grãos integrais e fibras. Evite óleo vegetal, manteiga, margarina, maionese, requeijão, queijos amarelos, carnes com gordura, presunto, bolos, molho branco e creme de leite”.
 
Os pais devem ficar de olho nas crianças que abusam de salgadinhos, bolachas, sorvetes e outras guloseimas. Os mesmos alimentos indicados aos adultos, também servem para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário