quinta-feira, 21 de junho de 2012

Presidenta Dilma declara acervo da Diocese de Nova Iguaçu de interesse público

Em decreto de 9 de maio de 2012, a Presidenta Dilma Roussef declarou de interesse público e social todo o acervo histórico da Diocese de Nova Iguaçu. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de 10 de maio deste ano.

O acervo histórico da Diocese de Nova Iguaçu, conta com inúmeros documentos, fotos, publicações próprias e de terceiros, constituindo-se em uma importante fonte de pesquisa sobre a história da Baixada Fluminense nas últimas 5 décadas.

Segundo o site do Conselho Nacional de Arquivos, órgão responsável pela avaliação de arquivos privados para fins de declaração de interesse público, “os arquivos privados que, em razão do conteúdo e/ou procedência de seus documentos, registram marcos ou dimensões significativas da história social, econômica, técnica ou cultural do país, podem ser declarados de interesse público e social”.

A declaração feita por decreto da Presidência da República, vem acompanhada de diploma e seu objetivo prático é valorizar o arquivo, “sendo importante instrumento para a obtenção de apoio junto a agências financiadoras públicas ou privadas visando à preservação e divulgação do acervo”.

Leia aqui o portal do Conselho Nacional de Arquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário