quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lei 12.619/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, regulamenta a profissão de motorista em todo país


A espera foi demorada, mas depois de longas discussões e muitas negociações, foi sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, a Regulamentação da Profissão de Motorista. A Lei 12.619 regulamenta a profissão de motorista profissional, com vínculo empregatício, cria jornada de trabalho especial  para o motorista empregado e regula o tempo de direção e descanso de todos os motoristas de cargas, de passageiros e outros, incluídos os transportadores autônomos.
Em 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão uma regulamentação própria de suas atividades. Proposta originalmente no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 319/2009, a regulamentação consta da Lei 12.619/2012, já publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a nova Lei, o texto proíbe os motoristas profissionais de dirigirem por mais de quatro horas ininterruptas. Em situações excepcionais, contudo, fica permitida a prorrogação por até uma hora do tempo de direção, de modo a permitir ao condutor do veículo chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento. Além de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 30 horas para o motorista empregado e de 36 horas para o caminhoneiro autônomo. 
Fonte: site brasilcamioneiro

2 comentários:

  1. A respeito do piso salareial ficou em quanto

    ResponderExcluir
  2. Olá, alguém saberia me dizer se a lei 12.619/2012 foi ou será prorrogada apartir do dia 15 de junho de 2012???!! agradeço desde já. Att.

    ResponderExcluir