sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Celebra-se hoje o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia é uma referência, segundo o site Wikipédia, a data remete a um dos crimes que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada brutalmente. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

Diversas atividades estão programadas em todo o Brasil. Em entrevista ao Portal Agência Brasil, a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos, Carmem Oliveira afirmou que a sociedade pode ajudar denunciando os abusos contra crianças e adolescentes. “Temos observado, por meio de pesquisas, que há novos focos de preocupação. Muitos violadores sexuais não são estrangeiros e sim moradores locais”, afirmou Carmém Oliveira.

O debate sobre o abuso sexual infantil e adolescente já tem onze anos, e um dos grandes avanços na discussão é a criação de uma central de atendimento, o Disk Denúncia Nacional (disk 100) onde a pessoa, de qualquer lugar do Brasil pode ligar e denunciar locais de exploração infantil, sem precisar se identificar.

Para Cosme Sigolis, conselheiro tutelar de Nova Iguaçu a situação é muito grave e precisa da máxima atenção dos Poderes Públicos. “Percebemos, no cotidiano de atendimento do Conselho, que apesar de todas as campanhas, os abusos são muito freqüentes e que os abusados, são, na maioria das vezes, uma pessoa de confiança da criança”, afirmou o conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário