quarta-feira, 25 de abril de 2012

PAC 2: Presidenta Dilma anuncia investimentos para mobilidade das grandes cidades

Com mais de 32 bilhões, Governo Dilma irá investir nas cidades com mais de 700 mil habitantes




A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem que o Brasil tem que priorizar o transporte de massa como principal forma de deslocamento nos grandes centros urbanos. Ela anunciou investimento conjunto de R$ 32 bilhões entre governo federal e estados e municípios, no âmbito do PAC Mobilidade Grandes Cidades, para a construção de 600 quilômetros de vias, 200 quilômetros de trilhos, 381 estações e terminais e aquisição de 1.060 veículos para sistemas sobre trilhos.

“Nós somos um país que progressivamente seremos obrigados a ter no transporte de massa a forma preferencial de entrar nos grandes centros urbanos. Isso é inexorável. É inexorável, porque não vai ser possível, principalmente, porque o nosso país caminha – e nós queremos que ele caminhe celeremente para melhorar o seu perfil de renda, o seu perfil de necessidades – e, portanto, o nosso país caminha para a situação que países desenvolvidos têm hoje em termos de posse de veículos”.

Os investimentos vão beneficiar 51 municípios em 18 estados, ampliando e elevando a capacidade dos sistemas de transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras. Nova Iguaçu é uma das cidades selecionadas.

O Programa PAC Mobilidade Grandes Cidades visa melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras através de investimentos integrados no sistema de transporte público coletivo.




Para o vereador Ferreirinha a discussão dos projetos sobre a mobilidade urbana em Nova Iguaçu é urgente. “Precisamos de um plano de mobilidade urbana, que atenda os anseios e demandas da sociedade. Para isso, é necessário ouvir e discutir com os movimentos sociais e demais organizações da sociedade. Esse é um tema que interessa a todos, logo precisa da participação de todos.”, ressaltou o vereador.

A Prefeitura de Nova Iguaçu inscreveu dois projetos de transporte coletivo, com valor total de 278 milhões de reais, sendo 84 milhões de repasse, 168 milhões de empréstimos e 26 milhões de contrapartida da Prefeitura. Os projetos são de construção do Sistema Sobre Trilhos Aeromovel. O primeiro trecho entre Nova Era e Valverde e o segundo trecho entre Centro e Nova Era.

A prefeitura de Nova Iguaçu tem agora prazo de 180 dias para apresentar os projetos finalizados.

Veja aqui a lista das cidades selecionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário